História por Redação Itatiaia
A área onde funcionava, até abril deste ano, o Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, será entregue, definitivamente, à prefeitura até o fim de setembro. O governo federal articula, junto à PBH, uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à capital mineira para anunciar a cessão do espaço – que será destinado para a construção de um novo bairro.
Em uma entrevista exclusiva à Itatiaia, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, diz que as tratativas estão nos “detalhes finais”.
“Esse foi um pleito do prefeito no começo do governo Lula, levamos ao presidente, que abraçou a ideia desde o começo. Estou fazendo essa visita para fecharmos os detalhes finais”, confirmou o ministro.
Ainda de acordo com Padilha, Lula deve vir a Belo Horizonte para o anúncio oficial.
“Lula quer vir ainda em setembro para fazer o anúncio definitivo para cessão desse espaço e construirmos habitação, tanto popular, como para a classe média, e transformar aquele espaço de habitação, com casa, espaço livre, mobilidade urbana e melhorar a circulação das pessoas na região”, afirmou.
O projeto elaborado pela Prefeitura de Belo Horizonte contempla a construção de até 7.500 moradias na região, mas Padilha não quis se comprometer com um prazo para o início das entregas das unidades.
“Belo Horizonte tem uma carência de moradia popular muito grande e estamos com um projeto no antigo aeroporto para construir 4.500 unidades. Temos mais um pleito do Minha Casa, Minha Vida, de mais 3 mil unidades. Isso não é de um dia para o outro, mas são quase 7.500 unidades, o que daria um alívio muito grande”, espera o prefeito Fuad Noman.
Próximos passos
Hoje, o terreno do aeroporto Carlos Prates pertence à Secretaria de Patrimônio da União, que deve fazer a entrega definitiva da posse do terreno para a Prefeitura de Belo Horizonte. Após essa doação, o município poderá dar início à construção do novo bairro. O projeto inicial prevê, além da construção de moradias, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), escolas, parques, área de esportes e lazer e outros equipamentos.
A primeira etapa, ainda de acordo com a prefeitura será a reforma da infraestrutura do Parque Maria do Socorro Moreira e, em seguida, a implantação dos equipamentos públicos.