Rodrigo Cartacho – CEO da Sympla – SEBRAE

O mercado de eventos no Brasil está crescendo cada vez mais, mesmo com todas as adversidades econômicas e políticas que o país vive nos últimos anos. Isso se deve por inúmeros fatores, mas acredito que o principal deles é que a forma com que organizadores e o público se relacionam com os eventos foi mudando e acompanhando uma tendência mundial: a de viver experiências.

Ao pensar em festivais de entretenimento, por exemplo, é possível perceber claramente essa mudança ao compararmos as primeiras edições com as mais atuais. O line-up (ou seja, os artistas e bandas que se apresentam em determinado evento), deixou de ser o principal atrativo, e espaços gastronômicos, de lazer, de descanso e até mesmo as estruturas de decoração passaram a fazer parte da experiência de participar de alguns desses festivais.

Em eventos corporativos, como palestras, congressos e seminários, espaços voltados para a realização de networking e a exposição de alguns serviços relacionados às temáticas principais do evento também são exemplo de como transformar a experiência dos participantes. Em suma, é possível dizer que não somente aqueles que organizam eventos estão preocupados com o que oferecem em suas produções — os clientes e participantes também estão em busca de algo “novo”, “memorável”, “inesquecível”.

Com quase sete anos de Sympla e tendo uma experiência anterior como produtor, tive a oportunidade de conhecer diversos eventos e seus organizadores, assim como também tive o privilégio de acompanhar o surgimento e o crescimento de vários deles. Uma das vantagens de fazer parte de um SaaS que contribui para o desenvolvimento desse mercado é exatamente esta: poder participar do progresso e das melhorias no que tange ao pré, ao durante e ao pós-evento.

Foram mais de 320 mil eventos que passaram pela Sympla e deixaram seus erros, acertos e muitos aprendizados para toda a equipe. Hoje, posso dizer que consigo olhar e compreender como a produção de eventos pode se tornar um canal de posicionamento e aquisição de clientes para muitas empresas e negócios, sendo um meio extremamente estratégico para promover o crescimento.

Seguindo a tendência de que as pessoas estão em busca de novas experiências, o mercado está em crescimento e fazer eventos pode ser uma ótima estratégia de Marketing e Vendas para empresas, gostaria de compartilhar com vocês alguns exemplos de eventos que foram muito bem realizados e cumpriram com seu objetivo: promover um crescimento exponencial para a empresa realizadora.

POR QUE ORGANIZAR UM EVENTO?

Um evento organizado por uma empresa normalmente tem um caráter mais corporativo e pode ser feito em diversos formatos, tais como, congressos, seminários, cursos, workshops, conferências ou feiras de negócio. Para as empresas, a realização de um evento é considerada como um “marco”: momento no qual todo o esforço de planejamento é, literalmente, materializado e entregue, colhendo (ou não) os frutos esperados.

E isso acontece pois os eventos corporativos são uma das melhores formas de criar um relacionamento mais pessoal, informal e próximo entre empresas e clientes, negócios e leads. Não que as conexões digitais e redes sociais sejam ruins ou prejudiciais, mas nada melhor do que estar presente de corpo e alma com seu possível cliente.

Os eventos são uma ótima opção para quem quer captar leads, apresentar seu trabalho para o mercado e fechar novos negócios. Com eles, é possível atrair clientes, posicionar-se e estabelecer laços muito próximos com os participantes. Já imaginou conversar com pessoas interessadas em seu trabalho em um espaço que reúne profissionais do ramo? Pois bem, essa é uma das principais motivações de empresas que começam a organizar eventos.

Além disso, ao organizar um evento, você tem a oportunidade de trazer toda a experiência da sua empresa para os participantes, podendo expor seus valores, missão, objetivos e visão de futuro ou do próprio mercado no qual atua.

QUANDO ORGANIZAR UM EVENTO?

Não existe um “momento perfeito” ou regras que estabeleçam a melhor época ou as circunstâncias ideais para a realização de um evento – gosto de dizer que toda hora é hora de organizar um, desde que você tenha seus motivos e objetivos bem claros. Para empresas ou pessoas que desejem divulgar ou expandir seu negócio, é possível pensarmos em alguns objetivos principais.

Pode-se afirmar que existem três grandes motivadores para a realização de um evento corporativo, sendo eles:

        posicionamento de mercado;

        aquisição de leads ou relacionamento com clientes;

        exposição de novas tendências do mercado.

Para entender melhor as diferenças e particularidades de cada um desses motivadores, vou detalhá-los um pouco mais. Assim, você também saberá identificar em que momento sua empresa ou negócio se encontra e poderá escolher melhor o objetivo do seu evento.

EVENTO DE POSICIONAMENTO DE MERCADO

O objetivo de um evento de posicionamento não é segredo, não é mesmo? Como o nome mesmo já diz, a proposta principal desse tipo de produção é posicionar-se no mercado. Esse tipo de evento é realizado, normalmente, para o lançamento de alguma empresa ou para a apresentação de novos produtos ou serviços de uma empresa já existente.

Contudo, o evento de posicionamento também pode ser realizado para se posicionar como uma autoridade dentro do mercado no qual a empresa já atua ou no que está entrando. Nesse aspecto, gosto de trazer o exemplo de um de nossos parceiros, a Resultados Digitais.

A Resultados Digitais organiza, desde 2013, o RD Summit que, após cinco edições apenas, já é considerado o maior evento sobre Marketing Digital e Vendas da América Latina, reunindo,  em Florianópolis, profissionais de áreas relacionadas vindos de todo o país. O RD Summit auxiliou (e muito) a Resultados Digitais a se estabelecer como autoridade no assunto: na edição de 2018, são esperadas mais de 8 mil pessoas!

EVENTO PARA A AQUISIÇÃO DE LEADS OU RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Os eventos para a aquisição de novos leads ou para trabalhar um melhor relacionamento com os clientes são, normalmente, realizados em um segundo momento. É comum que esse tipo de evento aconteça na sequência da estratégia de posicionamento – mesmo que você opte por não organizar um com essa motivação. Independentemente de ser realizado após um evento de posicionamento, os eventos para aquisição têm dois propósitos bem claros:

        criar um relacionamento mais próximo com seu cliente ou potencial cliente;

        converter esse potencial cliente ou realizar um upsell em seus atuais clientes.

Sendo assim, é possível afirmar que estes eventos têm como abordagem principal não o motivador “aquisição de clientes”, mas tudo aquilo que promova isso como consequência imprescindível. Usufruir e reforçar sua autoridade sobre determinado assunto em um evento organizado por você ajuda a comprovar o quanto você é realmente a melhor opção de empresa ou serviço, além de mostrar que você realmente entende do assunto.

A maior parte dos eventos realizados por empresas conhecidas é organizado tendo como base esse motivador. E é claro que, se eles continuam acontecendo cada vez mais, é por estarem conseguindo cumprir com seus objetivos!

EVENTO PARA A EXPOSIÇÃO DE NOVAS TENDÊNCIAS DO MERCADO

Na minha opinião, os eventos realizados para a exposição de novas tendências do mercado são, apesar de mais complexos de organizar, os mais interessantes para participar.

É comum que esse tipo de evento seja organizado por empresas consolidadas e conhecidas – que, normalmente, já passaram pelo ciclo anterior de organizar eventos de posicionamento e, em sequência, os de aquisição – e, por isso, já têm uma autoridade em alta para debater e apresentar tendências sobre aquele mercado.

É simples, se pensarmos nos motivadores que apresentei aqui. As empresas já se posicionaram, já adquiriram novos leads, já melhoraram o relacionamento com seus clientes e, agora, possuem o know-how necessário para olhar para o futuro – e mostrar para os participantes o que eles podem esperar para o mercado nos próximos cinco ou dez anos.

Os eventos de tendências direcionam o mercado para o que vai acontecer nos próximos anos, mostrando o lugar aonde vamos chegar e indicando os melhores caminhos para chegarmos bem. É um espaço ótimo para já pensar em ações que devem começar a ser feitas agora, mas que gerarão resultado apenas em alguns anos.

Um bom exemplo de evento de tendência é o INBOUND, evento organizado pela Hubspot e que acontece em Boston, nos Estados Unidos. Desde as últimas edições, ele tem trazido painéis e keynotes com outras visões do mercado, além de apresentar o que acham que será do Inbound Marketing nos próximos anos. Isso sem deixar de apresentar o conteúdo rico que fortaleceu o posicionamento da marca e promoveu uma grande aquisição de clientes nas primeiras edições.

A organização de um evento pode trazer diversos benefícios para sua empresa ou negócio, muito além do que foi abordado neste artigo. Agora, é só colocar no papel o que você deseja alcançar e botar a mão na massa!

Se precisar de alguma ajuda, pode contar com a Sympla, empresa de gestão de eventos, venda de ingressos e inscrições. Tem atualmente o maior número de eventos simultâneos à venda no Brasil.

Cofundador e CEO da Sympla, plataforma líder no Brasil em venda de ingressos e gestão de eventos, Rodrigo é formado em Comunicação Social pela PUC-Minas, com mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Girona, na Espanha. Empreendedor de nascença, aos 37 anos contabiliza sete empreendimentos diferentes na carreira. Após nove anos fora do Brasil, período em que abriu negócios na Espanha e na Hungria, retornou em 2012 para fundar a Sympla.

Descubra o Marketplace Valeon do Vale do Aço: Um Hub de Empresas, Notícias e Diversão para Empreendedores

Moysés Peruhype Carlech – ChatGPT

O Vale do Aço é uma região próspera e empreendedora, conhecida por sua indústria siderúrgica e seu ambiente de negócios dinâmico. Agora imagine ter um único local onde você pode encontrar todas as informações e recursos necessários para ter sucesso nesse ambiente competitivo. Bem-vindo ao Marketplace Valeon do Vale do Aço – um hub online que engloba empresas, notícias, diversão e empreendedorismo, oferecendo uma plataforma única para empresários e gerando leads valiosos.

Um ecossistema empresarial abrangente:

O Marketplace Valeon do Vale do Aço reúne empresas locais de diversos setores em um só lugar. Com uma interface intuitiva, os usuários podem facilmente encontrar e se conectar com fornecedores, parceiros comerciais e clientes potenciais na região. A plataforma oferece uma ampla gama de categorias de negócios, desde indústrias tradicionais até empresas inovadoras, garantindo que todos os empreendedores encontrem as oportunidades certas para expandir seus negócios.

Notícias e insights atualizados:

Além de ser um diretório empresarial, o Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece um fluxo contínuo de notícias e insights relevantes para os empresários da região. Através de parcerias com veículos de comunicação locais e especialistas em negócios, a plataforma mantém os usuários informados sobre as últimas tendências, oportunidades de mercado, mudanças regulatórias e eventos relevantes. Essas informações valiosas ajudam os empresários a tomar decisões informadas e a se manterem à frente da concorrência.

Diversão e engajamento:

Sabemos que a vida empresarial não é só trabalho. O Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece uma seção de entretenimento e lazer, onde os usuários podem descobrir eventos locais, pontos turísticos, restaurantes e muito mais. Essa abordagem holística permite que os empresários equilibrem o trabalho e a diversão, criando uma comunidade unida e fortalecendo os laços na região.

Foco no empreendedorismo:

O Marketplace Valeon do Vale do Aço é uma plataforma que nutre o espírito empreendedor. Além de fornecer informações e recursos valiosos, também oferece orientação e suporte para os empresários que desejam iniciar seus próprios negócios. Com seções dedicadas a tutoriais, estudos de caso inspiradores e conselhos de especialistas, o marketplace incentiva e capacita os empreendedores a alcançarem seus objetivos.

Geração de leads para os empresários:

Uma das maiores vantagens do Marketplace Valeon do Vale do Aço é a capacidade de gerar leads qualificados para os empresários. Com um público-alvo altamente segmentado, a plataforma oferece a oportunidade de se conectar diretamente com potenciais clientes interessados nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas cadastradas. Isso significa que os empresários podem aumentar sua visibilidade, expandir sua base de clientes e impulsionar suas vendas de forma eficiente.

Conclusão:

O Vale do Aço é uma região cheia de oportunidades e empreendedorismo, e o Marketplace Valeon do Vale do Aço se torna um recurso indispensável para os empresários locais. Ao oferecer um ecossistema empresarial abrangente, notícias atualizadas, diversão, suporte ao empreendedorismo e a geração de leads qualificados, o Marketplace Valeon se destaca como uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios na região. Não perca a chance de fazer parte dessa comunidade dinâmica e descubra o poder do Marketplace Valeon do Vale do Aço para o seu sucesso empresarial.

A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:

• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.

• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas

para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.

• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.

• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.

• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.

• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:

a) Digitalização dos Lojistas;

b) Apoio aos lojistas;

c) Captura e gestão de dados;

d) Arquitetura de experiências;

e) Contribuição maior da área Mall e mídia;

f) Evolução do tenant mix;

g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;

h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;

i) Convergência do varejo físico e online;

j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;

k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;

l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;

m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.

Vantagens competitivas da Startup Valeon:

• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso, fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do Vale do Aço.

• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio dos parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui do Vale do Aço para os nossos serviços.

• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.

• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.

• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000 acessos.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Proposta:

Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.

Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.

O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

  • O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
  • A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon (https://valedoacoonline.com.br/)  tem crescido exponencialmente, até o momento, temos mais de 222.000 visitantes e o site (https://valeonnoticias.com.br/) também nosso tem mais de 5.800.000 de visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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