Enredo do longa-metragem lançado neste ano conta a história de Julius Robert Oppenheimer, peça importante para o desenvolvimento da bomba atômica e na 2ª Guerra Mundial.

Por g1 São Carlos e Araraquara G1


Cillian Murphy em cena de 'Oppenheimer' — Foto: Divulgação

Cillian Murphy em cena de ‘Oppenheimer’ — Foto: Divulgação

Um dos grandes sucesso de bilheteria deste ano, com mais de US$ 933 milhões arrecadados, Oppenheimer pode ser uma ferramenta de estudo para diversos conteúdos que podem cair nos vestibulares.

O filme narra a história do físico teórico americano Julius Robert Oppenheimer, considerado o “pai da bomba atômica” e peça importante para o desfecho da 2ª Guerra Mundial. 

História

O professor de história do Colégio São Carlos José Adilson Dall Antonia Júnior diz que o contexto da 2ª Guerra Mundial e, consequentemente, do pós-guerra, podem estar presentes nas provas. O assunto é base do livro “Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia”, que inspirou a produção do filme. Além disso, ele ressaltou a interdisciplinaridade aplicada nos exames.

Quem foi o verdadeiro Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica — Foto: GETTY IMAGES

Quem foi o verdadeiro Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica — Foto: GETTY IMAGES

“Hoje, os vestibulares interagem cada vez mais, querem que as disciplinas se conversem. Então, história e química dá pra fazer [uma aula] sobre energia nuclear”, afirmou.

O professor diz que é importante os alunos enxergarem no filme várias discussões sobre tecnologia, a questão ética sobre o desenvolvimento da bomba atômica e os períodos históricos que moldaram todo o século XX e XXI, incluindo a Guerra Fria travada entre Estados Unidos e União Soviética após a 2ª Guerra Mundial.

Além disso, a inteligência artificial é a principal aposta de professores para tema da redação. Dall Antonia Júnior afirmou que é possível fazer um paralelo com o tema do desenvolvimento da energia nuclear e, consequentemente, da questão ética presente no filme.

“A gente fala muito da tecnologia. Então, em uma redação, a inteligência artificial: até que ponto ela será positiva para a humanidade? O desenvolvimento da energia nuclear, até que ponto ela é positiva? Então, o aluno pode destrinchar na redação, citando até Prometeu”.

Professores José Adilson Dall Antonia Júnior e Eduardo Fazzari explicam como 'Oppenheimaer' pode aparecer nos vestibulares — Foto: Leonardo Marco/g1

Professores José Adilson Dall Antonia Júnior e Eduardo Fazzari explicam como ‘Oppenheimaer’ pode aparecer nos vestibulares — Foto: Leonardo Marco/g1

Atenção em energia nuclear e radiação!

Na área da Química, o professor Eduardo Fazzari explica que, além da tragédia em Hiroshima e Nagasaki em 1945, o desenvolvimento de bombas atômicas promoveu estudos voltados para a obtenção de energia nuclear. Por isso, ele detalha como o tema, atrelado ao filme, pode aparecer nos vestibulares.

“Cobra-se muito os tipos de radiação química, decaimento radioativo, quanto tempo uma amostra radioativa demora para se desintegrar. Porque, hoje em dia, alguns cálculos são feitos e explicam porque existe vida segura em Hiroshima e Nagasaki, mas não existe em Chernobyl. São duas tragédias causadas pelo mesmo material, o urânio, só que em quantidades completamente diferentes e condições de reações diferentes. Então, é um assunto frequente nos vestibulares por ter essa ideia de energia através de átomos, do porque ao mesmo tempo que é muito vantajosa e perigosa”, contou.

Mais dicas de filme sobre a 2ª Guerra Mundial

Filme Radioactive pode ajudar no estudo da Química para os vestibulares — Foto: Netflix/Divulgação

Filme Radioactive pode ajudar no estudo da Química para os vestibulares — Foto: Netflix/Divulgação

Além de Oppenheimer, dentro do tema 2ª Guerra Mundial, os professores têm mais duas indicações:

  • Rapsódia em Agosto – Lançada em 1991, a produção apresenta uma senhora japonesa marcada pelas lembranças causadas pela bomba atômica. Ele também recomenda a série “Sombras da Guerra”, disponível no catálogo da Netflix.
  • Radioactive – no campo de estudo da química, o filme conta a história da cientista polonesa Marie Curie, considerada a “mãe” da radiação. Também disponível na Netiflix.

Loading

By valeon