História por Reuters  

Prêmio Melhores Escolas do Mundo tem duas finalistas brasileiras. Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal (CE), uma das finalistas. Foto: Twitter/Governo do Ceará

LONDRES (Reuters) – Cinco escolas, incluindo uma bilíngue e integrada entre judeus e árabes em Jerusalém, triunfaram nos prêmios da Melhor Escola do Mundo com feitos como promoção da unidade, auxílio à comunidade local e apoio à saúde mental.

Os vencedores, também de Brasil, Colômbia, Índia e África do Sul, compartilharam 250.000 dólares em prêmios na cerimônia, lançada ano passado pela T4 Education, uma rede global de educadores.

A escola Max Rayne Hand in Hand de Jerusalém ganhou o prêmio Superando Adversidade pela sua integração de estudantes judeus e árabes.

As aulas são dadas tanto em hebraico quanto em árabe para mais de 600 estudantes. A escola venceu o prêmio durante a guerra de Israel em Gaza, que começou em resposta ao ataque fatal do grupo militante palestino Hamas no sul de Israel em 7 de outubro.

“Ganhar um prêmio de ‘melhor escola do mundo’ normalmente seria motivo de comemoração. Com a guerra em andamento e milhares de vidas preciosas perdidas, este não é um momento de comemoração. É um momento de resolução”, disse o executivo chefe da rede de escolas Hand in Hand, Dani Elazar, em um comunicado.

O prêmio de colaboração na comunidade foi para a SPARK Soweto, sediada na cidade sul-africana onde o ex-presidente Nelson Mandela um dia viveu.

Ela foi reconhecida por ensinar os alunos a votar, reduzir a poluição por resíduos e abordar a violência baseada no gênero. Seus alunos também ensinam as crianças mais novas a ler.

A Institución Educativa Municipal Montessori, da Colômbia, sediada na cidade de Pitalito, ganhou o prêmio de ação ambiental por um programa estudantil que transforma resíduos de polpa de café em produtos ecologicamente corretos, como sabão orgânico.

A escola EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, em Carnaubal, Brasil, ganhou o prêmio de apoio à vida saudável por proporcionar aos alunos acesso a psicólogos e ensino sobre saúde mental após a pandemia de Covid-19.

O prêmio de inovação foi atribuído à Riverside School, em Ahmedabad, na Índia, pela sua abordagem centrada no aluno e pelo seu programa centrado no cultivo da empatia, da criatividade e da responsabilidade social.

O prêmio inaugural de escolha comunitária, votado pelo público, foi para a Escola Municipal Professor Edson Pisani, em Belo Horizonte, Brasil, por iniciativas locais, incluindo uma nova rota de ônibus e projeto de resíduos comunitários.

“Educadores de todo o mundo deveriam olhar para os exemplos brilhantes de suas escolas na diferença que vocês fizeram em tantas vidas”, disse a T4 Education e o fundador dos prêmios, Vikas Pota. “Os governos devem olhar para o trabalho pioneiro que realizaram enquanto procuram respostas para os grandes desafios que enfrentamos hoje.”

(Reportagem de Marie-Louise Gumuchian e Lara Brehmer)

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