AMANDA GUIDE – MARKETING DE PRODUTO – PRD/MKT

“O que é Marketing de Produto?”

Muitas pessoas têm dificuldade em responder essa pergunta, mesmo sendo um assunto relativamente em alta. Mas não se preocupe, isso não acontece só com você. Mesmo que Marketing de Produto (ou Product Marketing) seja uma área muito importante dentro das empresas hoje em dia (tanto em B2B quanto B2C), ainda é difícil encontrar uma boa definição disso em qualquer lugar.

Podendo ser uma área, cargo ou função, Marketing de Produto é um conceito ligado à forma como uma empresa posiciona, comunica e vende um produto específico ao seu público ideal.

Essa definição parece complexa e abstrata, certo? Mas a verdade é que muitas pessoas executam tarefas de Product Marketing Manager por aí e não sabem. Isso porque o conceito não é muito diferente do Marketing que conhecemos tradicionalmente, apenas tem outro foco.

Se você quer entender melhor o assunto, te convido a continuar lendo este artigo. Aqui você vai conferir:

O que é Marketing de Produto;

Diferença entre Marketing de Produto e Marketing tradicional;

Importância de Product Marketing;

O que faz o Product Marketing Manager;

Diferença entre Product Marketing Manager e Product Manager;

Como fazer Marketing de Produto.

Ou seja, se você quer saber tudo sobre Marketing de Produto, este conteúdo vai ser muito útil. Vamos lá?

O que é Marketing de Produto, afinal?

Cada vez mais forte no exterior e no Brasil, principalmente no ramo de tecnologia e de bens de consumo, Marketing de Produto nada mais é do que o processo de trazer um produto ou serviço ao mercado. Isso inclui a decisão de posicionamento e mensagem, estratégia Go-to-Market, lançamentos, testes, treinamentos e melhoria contínua.

A área tem como objetivo trazer demanda e adoção ao produto em si, garantindo que a equipe de Vendas e os consumidores conheçam os benefícios do produto.

O que torna o Marketing de Produto diferente e desafiador é que a função demanda profissionais com um hall de habilidades bem híbrido. Isso porque é alguém que se divide entre Produto, Marketing e Vendas, mantendo o alinhamento dessas áreas e seus stakeholders.

Marketing de Produto é a área que conecta diversos pontos de uma empresa.

Esse profissional pode ser considerado a ponte entre todas essas essas áreas e um dos principais responsáveis pelo sucesso do produto, uma vez que fica a cargo dele monitorar performance no que diz respeito a marketing e coletar feedback dos clientes (Customer Advisory Boards, Win & Loss programs, etc.) para melhoria continua e novas funcionalidades.

Diferença entre Marketing de Produto e Marketing tradicional

Marketing de Produto não é tão diferente do que já conhecemos, especialmente em termos de Marketing Digital. A questão é que a parte mais tradicional costuma focar na comunicação geral de uma empresa e de uma marca, enquanto Product Marketing se envolve com questões específicas de um produto ou serviço.

Conforme o mercado vai ganhando complexidade e as empresas passam a ter um portfólio de produtos cada vez maior, há a necessidade de desenvolver uma estratégia individual para cada produto. Isso garante que o valor de cada solução vai ser comunicado corretamente.

Importância de Product Marketing

Como mencionamos antes, a complexidade do mercado de produtos digitais é um dos fatores decisivos para que o Marketing de Produto seja tão importante.

O Product Marketing Manager é a pessoa responsável por garantir o diferencial competitivo do produto no qual trabalha, buscando trabalhar a personalização e sustentação do produto no mercado.

O que faz o Product Marketing Manager

Pensando em tudo que abordamos até aqui, você pode ainda estar se perguntando quais são, na prática, as atividades que fazem parte da rotina do Product Marketing Manager. Por mais que essa função possa variar de uma empresa para a outra, existem algumas responsabilidades comuns e essenciais à PMMs, como:

Pesquisa e desenvolvimento de personas;

Definição do posicionamento e mensagem;

Criação da estratégia de Go-To-Market;

Lançamento de produto;

Sales Enablement.

Diferença entre Product Marketing Manager e Product Manager

Uma vez que a área de Produto está em processo de crescimento, é comum que haja certa confusão entre os cargos.

Product Manager é o profissional encarregado da gestão do produto, ou seja, de todo o processo de desenvolvimento e aprimoramento de uma solução. Focado nas atividades internas que isso demanda (construção do roadmap, realização de testes e análise de dados, por exemplo), seu objetivo é garantir que as necessidades dos usuários sejam antendidas, assim como as metas do negócio.

Por outro lado, a pessoa Product Marketing Manager é a encarregada da oferta desse produto. Em outras palavras, é quem vai preparar o lançamento da solução, garantindo que o mercado a receba com visibilidade. Sendo assim, o foco de um PMM é o público externo.

Como fazer Marketing de Produto

Seja qual for o contexto no qual a sua empresa se encontra no momento, um profissional focado em Product Marketing pode ajudar (e muito!) o seu time de Produto, de maneira geral. Como vimos, essa é uma área que visa aprimorar a forma como o produto é percebido pelo cliente.

No entanto, para que esse conceito seja colocado em prática da melhor forma possível, vale destacar aqui alguns princípios sobre como fazer Marketing de Produto:

Conheça o público-alvo

Fazer suposições sobre o cliente com base no que a equipe considera sobre o produto é um grande erro. O estudo do público-alvo é muito importante e deve ser levado a sério, pensado em profundidade.

Apenas conhecendo as dores e necessidades dessas pessoas sua empresa será capaz de impactar positivamente o grupo definido. Ou seja, a linguagem passa a ser mais empática, ter encaixe com o contexto. Sem falar que o cliente vai se sentir único, gerando uma experiência mais personalizada.

Estude o mercado

A concorrência não é uma coisa que sua empresa deve ignorar. Pelo contrário, é possível obter insights valiosos a partir da observação dos concorrentes.

Com produtos novos chegando ao mercado com uma velocidade ainda maior, as comparações são essenciais para garantir que sua equipe será capaz de manter a diferenciação.

Identifique os diferenciais do produto

Ao preparar as comunicações relacionadas a um produto, a pessoa de Product Marketing vai precisar evidenciar o que o produto em questão tem de diferente. É importante que esse tipo de informação esteja clara para o cliente, mostrando a ele que vale a pena investir no que a sua empresa está oferecendo.

Selecione os melhores canais de divulgação

A partir de dados sobre o público-alvo e suas dores, a pessoa PMM terá em mãos algumas informações importantes para compreender quais são os melhores canais de divulgação para o produto.

De acordo com dados divulgados pela Gartner de 2021, a presença dos clientes em mais canais é uma das tendências que Product Marketers devem acompanhar. Conforme as alternativas se tornam cada vez mais variadas e complexas, esses profissionais terão como desafio entender a narrativa de cada canal, adaptando sua presença ao comportamento do consumidor que deseja captar.

Defina e acompanhe as métricas

A definição e acompanhamento das métricas é fundamental para a estratégia de Marketing de Produto. Isso porque, dessa forma, é possível criar e trabalhar uma cultura orientada pela análise de dados do produto.

Como consequência, você levanta oportunidades de melhoria para o produto e ajusta as comunicações, alinhando cada vez mais as expectativas do público-alvo com o valor que a solução têm para oferecer.

Descubra o Marketplace Valeon do Vale do Aço: Um Hub de Empresas, Notícias e Diversão para Empreendedores

Moysés Peruhype Carlech – ChatGPT

O Vale do Aço é uma região próspera e empreendedora, conhecida por sua indústria siderúrgica e seu ambiente de negócios dinâmico. Agora imagine ter um único local onde você pode encontrar todas as informações e recursos necessários para ter sucesso nesse ambiente competitivo. Bem-vindo ao Marketplace Valeon do Vale do Aço – um hub online que engloba empresas, notícias, diversão e empreendedorismo, oferecendo uma plataforma única para empresários e gerando leads valiosos.

Um ecossistema empresarial abrangente:

O Marketplace Valeon do Vale do Aço reúne empresas locais de diversos setores em um só lugar. Com uma interface intuitiva, os usuários podem facilmente encontrar e se conectar com fornecedores, parceiros comerciais e clientes potenciais na região. A plataforma oferece uma ampla gama de categorias de negócios, desde indústrias tradicionais até empresas inovadoras, garantindo que todos os empreendedores encontrem as oportunidades certas para expandir seus negócios.

Notícias e insights atualizados:

Além de ser um diretório empresarial, o Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece um fluxo contínuo de notícias e insights relevantes para os empresários da região. Através de parcerias com veículos de comunicação locais e especialistas em negócios, a plataforma mantém os usuários informados sobre as últimas tendências, oportunidades de mercado, mudanças regulatórias e eventos relevantes. Essas informações valiosas ajudam os empresários a tomar decisões informadas e a se manterem à frente da concorrência.

Diversão e engajamento:

Sabemos que a vida empresarial não é só trabalho. O Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece uma seção de entretenimento e lazer, onde os usuários podem descobrir eventos locais, pontos turísticos, restaurantes e muito mais. Essa abordagem holística permite que os empresários equilibrem o trabalho e a diversão, criando uma comunidade unida e fortalecendo os laços na região.

Foco no empreendedorismo:

O Marketplace Valeon do Vale do Aço é uma plataforma que nutre o espírito empreendedor. Além de fornecer informações e recursos valiosos, também oferece orientação e suporte para os empresários que desejam iniciar seus próprios negócios. Com seções dedicadas a tutoriais, estudos de caso inspiradores e conselhos de especialistas, o marketplace incentiva e capacita os empreendedores a alcançarem seus objetivos.

Geração de leads para os empresários:

Uma das maiores vantagens do Marketplace Valeon do Vale do Aço é a capacidade de gerar leads qualificados para os empresários. Com um público-alvo altamente segmentado, a plataforma oferece a oportunidade de se conectar diretamente com potenciais clientes interessados nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas cadastradas. Isso significa que os empresários podem aumentar sua visibilidade, expandir sua base de clientes e impulsionar suas vendas de forma eficiente.

Conclusão:

O Vale do Aço é uma região cheia de oportunidades e empreendedorismo, e o Marketplace Valeon do Vale do Aço se torna um recurso indispensável para os empresários locais. Ao oferecer um ecossistema empresarial abrangente, notícias atualizadas, diversão, suporte ao empreendedorismo e a geração de leads qualificados, o Marketplace Valeon se destaca como uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios na região. Não perca a chance de fazer parte dessa comunidade dinâmica e descubra o poder do Marketplace Valeon do Vale do Aço para o seu sucesso empresarial.

A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:

• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.

• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas

para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.

• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.

• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.

• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.

• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:

a) Digitalização dos Lojistas;

b) Apoio aos lojistas;

c) Captura e gestão de dados;

d) Arquitetura de experiências;

e) Contribuição maior da área Mall e mídia;

f) Evolução do tenant mix;

g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;

h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;

i) Convergência do varejo físico e online;

j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;

k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;

l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;

m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.

Vantagens competitivas da Startup Valeon:

• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso, fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do Vale do Aço.

• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio dos parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui do Vale do Aço para os nossos serviços.

• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.

• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.

• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000 acessos.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Proposta:

Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.

Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.

O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

  • O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
  • A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon (https://valedoacoonline.com.br/)  tem crescido exponencialmente, até o momento, temos mais de 222.000 visitantes e o site (https://valeonnoticias.com.br/) também nosso tem mais de 5.800.000 de visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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