História por Viny Mathias • IGN Brasil
Existem todos os tipos de histórias sobre Steve Jobs, como quando colocou mais de 80 mil almofadas da Apple no estádio de um Super Bowl. O homem que é considerado o pai do iPhone e um visionário tinha muitas peculiaridades – e, acima de tudo, mente própria.
Jobs era um mestre em apresentações e até mandou a plateia desligar o Wi-Fi quando apresentou o iPhone 4. É por isso que não é surpreendente que ele tenha “trapaceado” durante a aparição na primeira demonstração do iPhone em 2007. O portal Yahoo Finance contou essa história.
Steve Jobs trapaceou na primeira demonstração do iPhone e convenceu o mundo a adotar Apple© Fornecido por IGN Brasil
O iPhone nem estava pronto ainda
Não há dúvida de que o aparelho tinha um conceito inovador, mas o iPhone 1 ainda não estava pronto para o público. Jobs, portanto, fez uma apresentação que era mais uma ilusão artística do que uma demonstração real do que o aparelho seria capaz.
Além disso, Steve Jobs insistiu em uma demonstração ao vivo e não previamente gravada em vídeo, como era habitual no Vale do Silício – ou seja, mais motivo para a equipe ficar nervosa. Então eles desenvolveram um roteiro meticuloso para evitar qualquer mau funcionamento ou algo errado durante a apresentação.
No entanto, eles não contavam com a sagacidade de Steve Jobs.
Foi assim que Steve Jobs “trapaceou”
Houve dois problemas principais com o iPhone que Steve Jobs tentou encobrir através de engano deliberado. Primeiramente o aparelho tinha pouca memória: eram apenas 128 megabytes, insuficiente para aplicativos inacabados e que exigiam muitos recursos.
É por isso que Steve Jobs trocava secretamente de dispositivos no palco durante a apresentação para gerenciar os requisitos de armazenamento e não mostrar quais eram os coletores de dados dos aplicativos.
Outro problema era o sinal fraco. É claro que ficaria feio se a intensidade do sinal flutuasse durante a demonstração. É por isso que Jobs exigia que os iPhones sempre exibissem a intensidade total do sinal.
Funcionou?
Steve Jobs ensaiou para a apresentação durante cinco dias. Você pode conferir o vídeo completo abaixo com 1 hora e 19 minutos do evento do iPhone 1.
Apesar do alto risco de falhas técnicas, Jobs conseguiu concluir o show sem problemas significativos. Isto ainda é visto como um milagre pelos envolvidos até hoje, considerando os desafios do desenvolvimento nos bastidores.
Os engenheiros tiveram que assinar diversos acordos de sigilo e trabalharam em áreas de alta segurança da Apple para que nenhuma informação vazasse. Segundo a fonte do Yahoo, eles nem acreditavam internamente que o aparelho seria um sucesso.
Esse ambiente gerou uma situação de alta tensão em que engenheiros e gerentes supostamente se embriagaram durante a apresentação, sabendo muito bem que o aparelho era frágil e “cheio de erros”