Larissa Lofrano – rockcontent
O Marketing de Performance é uma estratégia proveniente do Marketing Digital que é focada em resultados. Por isso, todas as decisões são tomadas com base em dados, os quais são acompanhados e testados de modo constante.
Novas mídias, novas formas de se comunicar. Nada disso mais é novidade. Por isso, observamos inúmeros desdobramentos do marketing em que, hoje, há diferentes tipos de estratégias, como Marketing Offline, Marketing Digital e Marketing de Performance.
Neste post, falaremos sobre este último, o Marketing de Performance. Com este conteúdo você saberá qual a sua definição, como aplicá-lo e quais os seus principais benefícios. Confira!
O que é Marketing de Performance
A grande parte das empresas hoje utiliza do Marketing Digital. Contudo, nem todas elas trabalham o Marketing de Performance.
O Marketing de Performance nada mais é do que um tipo de Marketing Digital em que todas as ações são focadas em resultado a partir da análise de dados. Para ser ainda mais específico, esse tipo de marketing tem como objetivo identificar se o investimento feito nas mídias digitais está dando retorno.
Por meio de uma análise detalhada é possível verificar o desempenho de cada um dos anúncios e suas métricas específicas. Entre os índices estão CPC, CPA e CPL.
Aqueles que aplicam o Marketing de Performance, utilizam diferentes ferramentas e plataformas de Marketing Digital para acompanhar o desempenho de cada um dos seus anúncios. Somente dessa forma, é possível saber como melhorar seus resultados, pois, você identificará os gargalos das suas campanhas para agir rapidamente a fim de corrigi-los.
Você já percebeu que métricas são a base do Marketing de Performance. Por isso, a seguir mostraremos os principais KPIs que você deve ficar de olho quando utilizar esse tipo de marketing. Confira!
Impressões
Quando falamos de mídia online, temos o conceito de impressões, que significa quantas vezes seu anúncio foi mostrado para o público. Essa métrica é separada por canal (Facebook, Instagram, Google Ads).
Algo muito importante sobre as impressões é que elas não são o número de pessoas que visualizaram seu anúncio. Isso porque um mesmo anúncio pode aparecer mais de uma vez para um mesmo usuário. Logo, o número de impressões será o número total de exibições.
Cliques
Seu anúncio estar sendo exibido para o seu público diversas vezes pode não ser uma métrica de sucesso. É preciso comparar o número de impressões com a taxa de cliques de cada uma das peças.
O anúncio só poderá ser efetivo caso sua taxa de cliques esteja boa. O que significa que o você está acertando no copy do anúncio, que está tocando exatamente na dor do consumidor.
Se a taxa de clique está baixa e o número de impressões está bom, a dica é fazer um teste A/B, alterando arte ou texto. Assim você percebe qual a melhor forma de interagir com o público e, consequentemente, aumentar a sua taxa de clique.
Engajamento
Em redes sociais, uma métrica extremamente importante é o engajamento de cada uma das publicações. Esse índice traduz quantas interações um determinado post teve desde a sua postagem. São consideradas para o cálculo do engajamento de um post, likes, comentários, cliques e compartilhamentos.
Não é só em redes sociais que a taxa de engajamento pode ser observada. Também é possível verificar esse número no Google Analytics e Google Ads. Nesse caso, devem ser observados os números de páginas visitadas por sessão e compartilhamento de conteúdos. Assim como nas redes sociais, o engajamento mede a interação que o usuário teve com o conteúdo.
Leads
A maior parte das campanhas de Marketing Digital possui como objetivo principal o aumento do número de leads gerados. Como você já deve saber, leads são potenciais clientes.
Um usuário se torna um possível cliente após manifestar interesse em receber um orçamento da sua empresa, assinar sua newsletter ou fazer o download de um conteúdo rico, por exemplo.
Esse número é importante ser analisado por dois motivos principais: o time comercial receber o número de interessados para alcançar seus objetivos de vendas; e saber se a sua comunicação está sendo efetiva com aqueles que podem lhe trazer retorno financeiro.
Novos clientes
De nada adianta fazer investimento em anúncios e na produção de conteúdos, se esses não estão gerando novas vendas. Quanto maior for o número de novas vendas, significa que seu time de vendas e marketing estão alinhados. Transmitindo e se comunicando com o consumidor da mesma forma e atendendo a suas expectativas.
Mídia paga e mídia orgânica
Conceitos bastante comuns quando falamos de Marketing de Performance são: mídia paga e mídia orgânica. Provavelmente, você deve estar se questionando o que cada uma tem a ver com o Marketing de Performance. Mais do que isso, como elas se relacionam entre si.
Como já falamos anteriormente, o Marketing de Performance é baseado em dados de modo a melhorar a — como o próprio nome diz — performance dos seus anúncios. Ou seja, está diretamente relacionado com mídia paga.
Porém, não se deve esquecer da mídia orgânica. Isso quer dizer que o tráfego gerado e as buscas realizadas pelo seu site acontecem de modo natural sem a necessidade de pagar por isso. Como elas se relacionam? Simples! Quanto maior o seu tráfego orgânico, menos você precisará investir em anúncios digitais.
Mas isso não significa que você deve parar de usar mídia paga. Mas sim que você pagará menos para ter mais impressões, cliques, leads e consequentemente novos clientes. Isso porque os canais online terão confiança na sua marca, assim como os usuários. Para realizar tão relação entre esses dois mecanismos, a dica é contar com o auxílio de uma empresa especializada.
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Benefícios do Marketing de Performance
Para que você entenda os motivos de apostar nessa estratégia, é fundamental ter conhecimento sobre os benefícios que isso pode trazer para a sua empresa. Logo, selecionamos as principais vantagens de implementar o Marketing de Performance. Continue lendo o post e descubra!
Análise em tempo real
Tendo apenas conexão com a internet, é possível acompanhar a performance dos seus anúncios digitais. Ou seja, executivos, gestores e analistas de marketing podem mensurar em tempo real a eficiência de uma nova estratégia, por exemplo. Esse acompanhamento em real time aumenta a capacidade de tomada de decisão dos gestores de modo rápido e mais eficaz.
Mudanças rápidas
Assim como é possível fazer a mensuração e análise em tempo real, é possível fazer alterações a qualquer momento a fim de otimizar os resultados. Por exemplo, se você perceber que um anúncio está com uma alta taxa de impressões, porém, poucas pessoas estão clicando nele, você pode alterar o copy a fim de incrementar o número de cliques.
Resultado palpável
Muitas estratégias de marketing têm como resultado um fortalecimento da sua marca. Ou seja, gerar awareness. De fato isso é extremamente importante. Porém, é muito difícil de saber em qual momento o cliente conheceu a sua marca, qual das suas campanhas que o tocou. Isso é o contrário do que o Marketing de Performance faz.
É possível ter um resultado palpável para todas as ações realizadas dentro de uma mesma campanha. Dessa forma, uma prática muito comum é a comparação entre canais, anúncios e campanhas diferentes. Mostrando exatamente o que é mais efetivo para o seu negócio.
Geração de informações importantes
Como implementar o Marketing de Performance
Agora que o conceito de Marketing de Performance já está claro, assim como as vantagens de usar essa estratégia, é importante saber a melhor forma de iniciar uma campanha de sucesso na sua empresa. Descreveremos o que você não pode esquecer de incluir na hora de planejar a sua campanha de Marketing de Performance. Continue lendo e descubra!
Objetivo
Já diria o senso comum: se você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve. No Marketing de Performance isso também é aplicável. O primeiro passo para criar uma campanha de sucesso é saber o seu objetivo. Pode ser a redução de CPC, número de leads gerados, aumento da taxa de cliques. Verifique o que faz mais sentido e está diretamente relacionado com o seu planejamento estratégico.
Métricas
Com o objetivo definido, o segundo passo é identificar todas as métricas que é preciso acompanhar a fim de conquistar aquilo que almeja. Então, se deseja aumentar o número de leads gerados, defina um número de leads que gostaria de alcançar ou um % de crescimento em relação a um determinado período.
Canais de divulgação
Analise e relacione o histórico de sua presença no ambiente digital com o seu objetivo. Assim, será mais fácil determinar quais são os canais de comunicação que serão utilizados. É também extremamente relevante levar em consideração o perfil e comportamento da persona para saber se ela usa mais redes sociais ou se anúncios no Google podem ser mais efetivos. Contudo, não é necessário escolher apenas uma opção.
Budget
Com os canais definidos, dividir os valores que serão investidos em cada um deles é importante para acompanhamento dos resultados. Além disso, na hora de decidir o budget, também é crucial estabelecer qual o máximo que poderá ser gasto por clique e lead, por exemplo. Isso ajuda a não extrapolar o valor que você havia planejado para um determinado canal ou campanha.
Mensuração de resultados periódica
Por fim, para a sua campanha de Marketing de Performance ser efetiva, é preciso mensurar os resultados. Defina quais os números serão analisados diário e semanalmente. Além disso, elabore relatórios mensais, trimestrais e anuais, de modo a ter uma visão geral de como está o retorno do investimento.
No momento de acompanhar os resultados, o time não deve ser passivo. Lembre-se que um dos benefícios do Marketing de Performance é a possibilidade de fazer alterações para obter melhores resultados. Então, sempre que necessário, faça mudanças em seus anúncios. Mas, não esqueça de registrá-las em algum documento. Assim, será mais fácil identificar o motivo de mudanças nos números, caso exista.
Vivemos na era da big data, em que dados são cruciais para as tomadas de decisão e sobrevivência de um negócio. Com todos os índices que o Marketing de Performance fornece, é muito valioso as informações que isso pode gerar acerca do seu público. Por isso, não perca tempo e implemente essa estratégia na sua empresa.
Marketplaces em alta: o sucesso no mercado
Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP
Certas estratégias são cruciais para alavancar as vendas e isso começa com o primeiro contato
Marketplaces são uma tendência no e-commerce. Isso porque, os benefícios existem tanto para quem tem seu próprio ambiente, quanto para os sellers, os quais vendem nas plataformas de outros empreendedores. Entretanto, apesar dessa alta, é fundamental as organizações se prepararem da melhor forma para receberem seus grupos alvo, independentemente da época do ano. Isso inclui uma elaboração iniciada pelo atendimento.
O que são marketplaces e qual a sua realidade no mercado?
Esse conceito se remete a uma noção mais coletiva de vendas on-line. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus artigos, dando ao cliente um leque de opções. Desse jeito, trata-se de uma rede cujos vendedores podem fazer suas ofertas dentro da mesma página. Ou seja, é como um shopping center virtual cujos visitantes têm acesso a vários estabelecimentos. Sites como Mercado Livre, Magalu, Americanas, Amazon e a Valeon são ótimos exemplos, inclusive, de acordo com o último relatório Webshoppers, 84% dos empreendedores brasileiros possuem canais ativos em ambientes como esses.
Conforme a ChannelAdvisor, na China, esse tipo de comércio já representa 90% do faturamento do varejo on-line e, nos EUA, 33%. Já no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o crescimento do setor em 2021 foi de 19%.
Principalmente em temporadas de forte atividade, como o Natal, Dia dos Namorados, das Mães e dos Pais, as movimentações tendem a ser significativas. O Dia do Consumidor, por exemplo, em 2022, chegou a um faturamento de R$ 722 milhões, com elevação de 22% em comparação a 2021, de acordo com dados da Neotrust. Contudo, para, de fato, chamar a atenção dos fregueses, apenas preços atrativos e propagandas não são o suficiente, é preciso oferecer uma experiência completa. “Para deixar uma marca positiva é necessário garantir um primeiro contato excelente, indo até o pós-venda. Os responsáveis por esse tipo de negócio tendem a pensar só no produto final entregue, mas toda interação importa”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.
Um destaque em meio à concorrência é fundamental
Ciente de como apenas qualidade final não é o suficiente, diversos quesitos tendem a ajudar uma empresa a se destacar em meio a tanta concorrência. Logo, diferentes fatores influenciam a posição ocupada nas buscas, seja preço, custo do frete, avaliações, etc. Além disso, é imprescindível identificar como chamar a atenção em detrimento de sellers ocupando o mesmo espaço. Nesse contexto, conhecimento nunca é demais para descobrir como planejar condições visando se sobressair.
Outra questão importante diz respeito aos parceiros mantidos por perto e a estrutura do negócio em geral. Para a quantidade de vendas alcançadas por um programa como esse, investir na atração de indivíduos para promover suas corporações lá dentro, diversificando e ampliando o portfólio torna tudo mais robusto. Além disso, deve haver uma atenção especial à otimização das operações.
Todavia, de nada adianta tomar cuidado com tudo isso e não promover uma boa gestão operacional. Dentre diversos benefícios, a transformação de um e-commerce em um marketplace proporciona ganho de escala das demandas. A partir desse ponto é crucial redobrar a cautela com estratégias adotadas no local omnichannel. Uma administração eficiente é o meio para a criação de modelos de vivência da persona para ela ter uma boa prática nessa aquisição. “Hoje em dia, uma pessoa transita por diferentes pontos de contato. É relevante, então, conseguir alcançar o preciso da melhor forma e naquele momento, assim, há grandes chances de fidelizar”, comenta o especialista.
Dicas para se sair bem no mercado
Antes de tudo é sempre interessante se colocar no lugar dos frequentadores, pois, somente conhecendo bem eles é viável proporcionar oportunidades e elementos favoráveis. Em circunstâncias assim, um bom levantamento de dados para analisar as dores e as necessidades é uma excelente alternativa, tendo em vista como, por meio dessas informações, é fácil identificar qual a busca e como agradar.
No entanto, o ditado é real e, de fato, a primeira impressão fica. Logo, a assistência inicial desse sujeito deve ser levada em consideração de forma primordial. Como anda o seu atendimento? Quais as abordagens utilizadas para lidar com esses interessados? Independentemente de qual seja, a Startup Valeon consegue auxiliar, incrementar e melhorar qualquer estratégia de forma inovadora.
A tecnologia de robôs tem sido cada vez mais utilizada em diversas esferas do cotidiano da população. No geral, essa indústria está em crescimento, de acordo com a VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais), as vendas do setor aumentaram em 13% em 2022. Nos primeiros quatro meses, os pedidos recebidos foram elevados em 38%, também em relação ao ano anterior, na Alemanha.
Em todo o mundo, já existem mais de três milhões deles operando em fábricas e pelo menos US$ 13,2 bilhões foram gastos nos últimos anos em novas instalações utilizando esse tipo de modernização. Pelo menos 76% desses investimentos foram feitos por cinco países: China, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e Alemanha. As indústrias automotiva, elétrica, eletrônica e metálica se destacam nesse uso em seus parques industriais. Porém, no caso do apoio ao consumidor esse artifício também não poderia ficar de fora. Com a Startup Valeon isso é possível para todos os âmbitos. “Nós enxergamos essa assistência como parte do processo de conquista e a colocamos como um pilar principal para os nossos usuários.
Dessa maneira, a firma oferece serviços baseados na aprimoração desse suporte para as companhias parceiras, seja com os tão comentados robôs, responsáveis por atender chamadas e responder mensagens automaticamente, ou com outras ferramentas. Ao todo, há uma flexibilidade sem igual para atender a todo tipo de instituição, com humanos, chat, voz, redes sociais e WhatsApp, o propósito é aumentar os resultados e promover atualização constante.
O que é marketplace e por que investir nessa plataforma
ÚnicaPropaganda e Moysés Peruhype Carlech
Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.
Afinal, o que é marketplace?
O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.
Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.
Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.
Os principais marketplaces do Brasil
A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto
No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.
Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.
Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.
Como escolher o marketplace ideal para sua loja
Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:
Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.
Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.
Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.
Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.
Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.
Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.
Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.
Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.
Vantagens do marketplace
A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.
Para o consumidor
Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;
Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.
Para o lojista
Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;
Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.
Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:
• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;
• Atraímos visualmente mais clientes;
• Somos mais dinâmicos;
• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;
• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;
• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.
• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.
Para o Marketplace
Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;
Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.
Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.
- Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (App)
- E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
- Site: https://valedoacoonline.com.br/