História por David Mendes  • AutoGear BR

Vem aí o primeiro automóvel elétrico com baterias de sódio© Fornecido por AutoGear BR

O lítio continua a ser a tecnologia mais popular em automóveis elétricos, mas a demanda por materiais mais eficientes e alternativas mais sustentáveis para baterias está a aumentar. E o sódio, um dos elementos mais comuns na Terra, pode afirmar-se como uma alternativa viável, como solução de baixo custo complementar às baterias LFP. Sobretudo para veículos compactos ou nas versões de acesso às gamas, devido à sua menor densidade energética.

As baterias de iões de sódio têm características semelhantes, mas capacidade inferior às de lítio. Mas, sendo o sexto material mais abundante no planeta, é obtido a um preço inferior, não requer metais raros, é mais fácil de reciclar, e funcionam melhor no frio.

Conjunto de vantagens que torna a tecnologia apetecível para os construtores, com os chineses da JAC Motors na linha frente. A empresa que é detida em 75% pela Volkswagen, arrancou com a produção do primeiro automóvel elétrico equipado com bateria de iões de sódio, o Yiwei EV.

Yiwei EV faz 252 km com uma carga

De acordo com o CarNewsChina, o modelo está disponível com um pack de baterias cilíndricas de íões de sódio da empresa HiNa Battery, num módulo UE (Encapsulamento Unitário), com um design de “colmeia” e 25 kWh de capacidade, o suficiente para percorrer até 252 quilómetros entre carregamentos.

A JAC Motors, empresa fundada na China na década de 1960, e cuja divisão de veículos elétricos é detida em 75% pelo Grupo Volkswagen, já está presente em Portugal através da JAC Motors Iberia, com uma gama de camiões elétricos de 7,5 toneladas.

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By valeon