História de Redação • Catraca Livre

A jovem morreu no dia 31 de janeiro e o jogador prestou depoimento

A jovem morreu no dia 31 de janeiro e o jogador prestou depoimento© Fornecido por Catraca Livre

A morte de Livia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos, após um encontro com o jogador de futebol Dimas Cândido de Oliveira Filho, de 18 anos, do sub-20 do Corinthians, segue sob investigação.

Segundo o atestado de óbito, divulgado na quinta-feira, 1º, a causa da morte da jovem teria sido uma “ruptura de fundo de ‘saco de Douglas’ com extensão à parede vaginal esquerda”.

O que é o saco de Douglas?

Para entender um pouco mais sobre este caso, é preciso primeiro esclarecer o que é o saco Douglas. O termo se refere a uma cavidade presente tanto em homens quanto em mulheres.

Localização do saco de Douglas

Localização do saco de Douglas© Fornecido por Catraca Livre

Nas mulheres, este espaço está situado entre o útero e o reto. Já nos homens, a estrutura fica entre o reto e a bexiga.

A bolsa de Douglas desempenha um papel importante no diagnóstico e tratamento de problemas ginecológicos e abdominais, como endometriose e acúmulo de líquido na cavidade abdominal devido a doenças hepáticas.

A região é crucial para a detecção de várias condições de saúde como endometriose, miomas e tumores pélvicos, doença inflamatória pélvica, cistos ovarianos e presença de líquido na região abdominal.

Mas por que a região tem esse nome?

O saco de Douglas também é conhecido como “escavação retouterina”, “bolsa de Douglas” ou “espaço de Douglas”.

O nome é saco de Douglas porque faz referência ao anatomista escocês, James Douglas. Ele foi o primeiro a descrever essa parte do corpo humano, segundo o Dicionário Médico da Universidade de Navarra.

O que pode causar a ruptura do saco de Douglas?

Segundo especialistas, a área, que é composta por tecidos elásticos e flexíveis, normalmente se distende durante a relação sexual, mas a ruptura não é comum em uma relação sexual “normal”.

Quando a ruptura ocorre, pode causar sangramento vaginal e na cavidade abdominal. Há situações específicas em que o rompimento pode ocorrer, como:

  • Condições médicas, como uma cirurgia prévia no local;
  • Por traumas na área, como em situações de abuso sexual;
  • Penetração sexual agressiva ou com objetos também pode causar o rompimento;
  • No parto, com lacerações mais ou menos extensas.

Créditos: Reprodução

Sintomas da ruptura do saco de Douglas

A ruptura do saco de Douglas pode causar sintomas intensos como dor intensa e hemorragia vaginal. Um sangramento volumoso pode levar a um choque hemorrágico, condição que causa a queda abrupta da pressão arterial.

O diagnóstico e tratamento devem ser imediatos para evitar riscos como choque e complicações cardíacas, originadas pela perda de sangue. Por exemplo, no caso da jovem Livia, ela teve quatro paradas cardíacas.

A morte da jovem está sendo investigada

A Polícia Civil de São Paulo segue investigando a morte da jovem Livia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos, que morreu no dia 30 de janeiro.

A jovem estava no apartamento do jogador, localizado na zona leste de São Paulo. Conforme as investigações, foi a primeira vez que os dois se encontraram pessoalmente, sendo que mantinham contato através das redes sociais.

Durante o ato sexual, Livia passou mal, desmaiou e começou a ter um intenso sangramento vaginal. Dimas acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a jovem chegou a ser socorrida, mas sofreu paradas cardíacas e morreu no Hospital Municipal do Tatuapé.

Segundo o jogador, o ato sexual foi consensual e ambos usavam preservativo. Ele também afirmou que a jovem desmaiou durante a segunda relação sexual, e que os dois não fizeram uso de bebidas alcoólicas ou entorpecentes durante o encontro.

O caso foi registrado como morte suspeita no 30º Distrito Policial, localizado no Tatuapé, e está agora sob a responsabilidade da 5ª Delegacia de Defesa da Mulher.

Uma perícia realizada no apartamento do jogador encontrou manchas de sangue, uma camisinha e dois cigarros eletrônicos.

O corpo da jovem foi submetido a exames complementares – como necroscópico, toxicológico e sexológico –, a fim de descobrir o que causou a ruptura de fundo do saco de Douglas. Os resultados ainda não foram divulgados.

Loading

By valeon