História de Redação – IstoÉ

Um trem flutuante que está sendo testado pela China promete ter capacidade o suficiente para ultrapassar a barreira do som, atingindo velocidades de dois mil km/h. O meio de transporte já teria quebrado o recorde de trem mais rápido em um tubo de vácuo e é esperado que seja utilizado para substituir a aviação. As informações são do La Nación e do New Atlas.

O meio de transporte é desenvolvido pela CASIC (Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China – em tradução) em cooperação com a T-Flight desde 2022, quando a Hyperloop, empresa de Elon Musk, encerrou as atividades.

Trem hyperloop “flutuante” da China atinge velocidade recorde de 622 km/h

Por Igor Roberto – Época Negócios

trem supersônico
Modelo do trem supersônico T-flight em exibição em Pequim – Foto: Yuan Yi/Beijing Youth Daily/VCG/via Getty Images

A China atingiu um marco significativo no desenvolvimento de trens de alta velocidade com o “T-Flight”, que alcançou a notável velocidade de 622 km/h em uma pista de teste curta. Esse feito supera até mesmo o Maglev MLX01 do Japão (430 km/h) e projeta-se como uma inovação revolucionária no transporte ferroviário.

O T-Flight, usando a tecnologia de levitação magnética (maglev), levanta os vagões acima da pista por meio de ímãs, eliminando atrito e permitindo um deslocamento suave. Os engenheiros chineses almejam comercializar o T-Flight com uma velocidade estimada de incríveis 2.000 km/h, ultrapassando a velocidade do som e sendo mais que o dobro da velocidade de um avião Boeing 737.

Se implementado, o T-Flight poderia reduzir significativamente o tempo de viagem em longas distâncias, levando, por exemplo, de Wuhan a Pequim em apenas 30 minutos, em comparação com as mais de quatro horas necessárias nos atuais trens de alta velocidade. Este trem hyperloop, que transportaria pessoas em alta velocidade em tubos entre locais distantes, representa um avanço notável na tecnologia ferroviária.

Embora os engenheiros chineses planejem estender a pista para atingir velocidades ainda mais elevadas em testes subsequentes, a implementação em grande escala, como a proposta para um sistema de metrô entre Wuhan e Pequim, ainda enfrenta desafios significativos de custo e infraestrutura, o que pode levar muitas décadas para ser superado.

Para atingir tais velocidades, o veículo foi projetado para levitar e não utilizar trilhos. Portanto, seria utilizado um método de magnetismo, com os ímãs posicionados na ferrovia empurrando o trem para cima e para frente, possibilitando uma alta rapidez, já que o meio de transporte se moveria sem entrar em contato com qualquer outra superfície.

Na primeira fase de testes, a CASIC alegou que o sistema atingiu uma velocidade de 623 km/h, superando o recorde anterior, que pertencia ao trem bala japonês, com 603 km/h. Entretanto, a empresa afirma que o veículo pode atingir dois mil km/h, quebrando a barreira do som e se locomovendo duas vezes mais rápido do que o avião de passageiros mais veloz já fabricado.

A expectativa é de que o governo chinês inicie os próximos testes em uma ferrovia maior, de 60 quilômetros, para que o trem possa atingir sua potência máxima. Caso implementado no Brasil, um meio de transporte como este poderia viajar de São Paulo a Cuiabá em cerca de uma hora.

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