Adotar alguns cuidados permite combater pulgas e carrapatos com eficiência, preservando a saúde do seu animal
Estadão Blue Studio Express – Jornal Estadão
O combate de pulgas e carrapatos é um dos grandes desafios para os tutores de cães e gatos. Para garantir que esses parasitas fiquem longe do seu pet, a prevenção precisa fazer parte dos cuidados diários.
Isso porque, apesar de pequenos, esses “inimigos” podem causar muito mais do que desconforto e irritação para os animais. Quando não combatidos adequadamente, as pulgas e carrapatos conseguem causar estragos na saúde do seu amigo, como dermatites, vermes, erliquiose. Aliás, é possível até mesmo transmitir doenças para toda a família.
Certamente, o conhecimento é o ponto de partida do trabalho de prevenção. Portanto, é importante entender o que são esses parasitas, aprendendo também algumas dicas simples que fazem a diferença no combate.
Pulgas e carrapatos
Apesar de ambos causaram um grande incômodo ao seu pet, eles apresentam características diferentes.
Quando adultas, as pulgas se alimentam do sangue do hospedeiro. Neste caso, o seu pet. Entre as doenças causadas, estão: vermes e dermatites alérgicas por conta da picada. No caso específico dos gatos, elas também causam bartonelose e micoplasmose.
Por sua vez, as larvas dos carrapatos se alimentam do sangue do animal, desprendendo-se na sequência para encontrarem um local ideal para se transformarem em adultas e, consequentemente, reproduzindo-se.
Entre as principais doenças transmitidas por essa praga, estão: erliquiose, anaplasmose e babesiose. Os carrapatos, aliás, podem causar problemas para a saúde das pessoas, transmitindo febre maculosa e doença de Lyme.
Formas de atuação desses parasitas
Quando não estão corretamente protegidos, os pets costumam ser infestados por pulgas ou carrapatos durante os passeios.
Isso não significa que os gatos que não saem na rua estão livres do problema. Afinal, já que outros animais podem transportar para o ambiente o “hóspede” indesejado.
No ambiente ideal, esses parasitas se proliferam com grande facilidade, aumentando cada vez mais o problema. Dessa forma, é preciso tanto tratar o animal quanto atuar para eliminar as pulgas e os carrapatos da casa.
Dicas de Prevenção
Para proteger a saúde do seu animal e da sua família, portanto, a prevenção é o primeiro passo. Com a orientação de um médico veterinário ou técnico especializado, é possível aplicar regularmente no animal alguns produtos tópicos, como o ConFront Plus, da World Veterinária, que tem grande eficácia e um ótimo custo-benefício.
Existem também no mercado outras “armas” que auxiliam no combate às pulgas e aos carrapatos, como coleiras, sabonetes e shampoos antiparasitários.
Lembre-se também de promover inspeções regulares em seu pet, observando possíveis sinais, como coceiras. Caso encontre algo, é preciso atuar o mais rápido possível.
Como esses parasitas se proliferam facilmente e se espalham por todos os lados, o tratamento precisa ser direcionado para todos os animais da casa.
Além disso, o ambiente precisa ser limpo, com a utilização de produtos apropriados para eliminar as pulgas e os carrapatos. Caso contrário, eles vão continuar atacando o seu pet.
Em determinados casos, recomenda-se até mesmo a contratação de uma empresa especializada em dedetização para realmente acabar com a infestação.
Por fim, é importante lembrar sobre a importância de consultar regularmente um veterinário para avaliar a saúde do seu cão ou gato. Isso contribui tanto para o combate de pulgas e carrapatos quanto na prevenção de diversas outras doenças.
Gostou das dicas? No site da World Veterinária você encontra outras informações relevantes para a proteção do seu animal de estimação. Acesse: www.worldveterinaria.com.br.