Por José Adernaldo, Gerente de Planejamento da Jüssi
No meio digital, os avanços acontecem aceleradamente, com novas tecnologias e comportamentos. Como ocorreu em 2021, com a antecipação da transformação digital equivalente ao esperado para o período de um a quatro anos, segundo levantamento do Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (FGVCia).
Diante de um mercado cada vez mais dinâmico, as empresas e os negócios precisam ter a habilidade de se adaptar rapidamente às inovações para se manter no radar da competitividade e relevância.
Com isso, possivelmente você já ouviu falar sobre “tendências emergentes”. São inovações que estão surgindo rapidamente e possuem grande potencial de transformar o mercado em um curto período de tempo. Para aproveitar as novidades, é necessário, além de acompanhar o que está por vir, saber como responder a essas mudanças.
Para isso, precisamos ter uma visão holística de negócio, segmento, comportamentos e cultura. É necessário, antes de olhar o futuro, fazer um deep dive no presente, e então começar a criar hipóteses de evolução e inovação dentro dos eixos analisados.
Com as hipóteses bem definidas, voltamos o nosso olhar para evidências que confirmem ou refutem as hipóteses iniciais. É importante ter em mente que o futuro é algo em constante movimento, por conta disso, deve-se visitar as hipóteses diariamente e ir reformulando-as conforme as mudanças.
No momento em que temos evidências claras do que está mudando no atual período, voltamos o nosso olhar para o futuro. Sabemos que o futuro é indefinido, existindo de maneira simbiótica, por isso precisamos olhá-lo de diferentes ângulos, com o olhar emergente, próximo, mas também a longo prazo.
Com esse pensamento em vista, recorremos ao design especulativo, que nos apresenta um modelo de framework chamado RED, de Raymond William, que consiste em olhar as movimentações culturais, de mercado e negócio e alocá-las dentro de uma lógica de cultura residual, cultura emergente e cultura dominante.
A cultura residual representa algo que foi muito forte culturalmente, porém está ficando no passado. Cultura emergente é o que está nascendo, como novas tendências e comportamentos, e pode se tornar muito forte em um futuro próximo. E a cultura dominante é o que já está muito latente no comportamento e uso das pessoas.
Diante dessa análise, olhamos para a cultura dominante procurando sinais de cultura emergente e a utilizamos como um norte de inovação, na qual planejamos estratégias que tenham conexão com essas culturas e o negócio, a fim de antecipar e voltar o core de inovação para o que está por vir.
Assim, é preciso ter um acompanhamento constante para considerar o que podemos mudar. Olhamos os algoritmos de forma que consigamos analisar o que bomba ou não, para pensar em uma possível alteração de rota. Além de ter uma cultura de dados para visualizarmos as alterações e estarmos sempre atualizados.
A partir do momento que conseguimos acompanhar as tendências, o setor e segmento, olhando para público e concorrentes, prevendo o que é residual, emergente e dominante, e usando inteligência de dados, é possível pulverizar ações dentro do ecossistema para lidar com a adaptação dinâmica a eventos e alterações globais.
O olhar holístico para o futuro, prevendo diferentes dinâmicas e possíveis alterações é o que nos faz estar preparados para modificação na rota do mercado e comportamento do consumidor.
CARACTERÍSTICAS DA VALEON
Perseverança
Ser perseverante envolve não desistir dos objetivos estipulados em razão das atividades, e assim manter consistência em suas ações. Requer determinação e coerência com valores pessoais, e está relacionado com a resiliência, pois em cada momento de dificuldade ao longo da vida é necessário conseguir retornar a estados emocionais saudáveis que permitem seguir perseverante.
Comunicação
Comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e compreensão entre as pessoas. É a maneira de se relacionar com os outros por meio de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga os seres humanos para que eles possam compartilhar conhecimentos e sentimentos. Ela envolve transação entre pessoas. Aquela através da qual uma instituição comunica suas práticas, objetivos e políticas gerenciais, visando à formação ou manutenção de imagem positiva junto a seus públicos.
Autocuidado
Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.
Autonomia
Autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.
A autonomia no trabalho é um dos fatores que impulsionam resultados dentro das empresas. Segundo uma pesquisa da Page Talent, divulgada em um portal especializado, 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando agem de maneira independente. Contudo, nem todas as empresas oferecem esse atributo aos colaboradores, o que acaba afastando profissionais de gerações mais jovens e impede a inovação dentro da companhia.
Inovação
Inovar profissionalmente envolve explorar novas oportunidades, exercer a criatividade, buscar novas soluções. É importante que a inovação ocorra dentro da área de atuação de um profissional, evitando que soluções se tornem defasadas. Mas também é saudável conectar a curiosidade com outras áreas, pois mesmo que não represente uma nova competência usada no dia a dia, descobrir novos assuntos é uma forma importante de ter um repertório de soluções diversificadas e atuais.
Busca por Conhecimento Tecnológico
A tecnologia tornou-se um conhecimento transversal. Compreender aspectos tecnológicos é uma necessidade crescente para profissionais de todas as áreas. Ressaltamos repetidamente a importância da tecnologia, uma ideia apoiada por diversos especialistas em carreira.
Capacidade de Análise
Analisar significa observar, investigar, discernir. É uma competência que diferencia pessoas e profissionais, muito importante para contextos de liderança, mas também em contextos gerais. Na atualidade, em um mundo com abundância de informações no qual o discernimento, seletividade e foco também se tornam grandes diferenciais, a capacidade de analisar ganha importância ainda maior.
Resiliência
É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões (inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em líderes. O líder, mesmo colocando a sua vida em perigo, deve ter a capacidade de manter-se fiel e com serenidade em seus objetivos.
Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
WEBsite: https://valedoacoonline.com.br/
WebApp: valeon