O sucesso nunca é conquistado de maneira fácil, e para as mulheres que desejam empreender as dificuldades podem ser ainda maiores; Hérica Machado, fundadora da KARU, agência de marketing especializada em soluções tailor made, lista algumas dicas que podem ajudar nesse caminho

São Paulo, maio de 2024 – À medida que o tempo passa, é necessário seguir refletindo sobre os avanços das mulheres no mercado de trabalho. Mas, para as que desejam empreender, muitas vezes o caminho não é dos mais fáceis, apesar do empreendedorismo estar crescendo no Brasil. De acordo com dados do Monitor Global de Empreendedorismo, feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), quase 70% dos brasileiros de 18 a 64 anos, estavam envolvidos com empreendedorismo em 2022. Além disso, eram 42 milhões de empreendedores já na ativa.

Entretanto, a pesquisa “Características dos Empreendedores: Empreendedorismo Feminino”, divulgada pelo Sebrae no último Dia do Empreendedorismo Feminino, mostra que as mulheres recebem menos apoio para abrir ou gerir pequenas empresas do que homens. As empreendedoras acabam dedicando menos horas às suas empresas, já que precisam utilizar praticamente o dobro de tempo do que os homens nos cuidados com familiares e com afazeres domésticos. Apesar disso, um estudo com base nos dados divulgados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também aponta que o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios chegou a 34,4% em 2022, o que totalizou 10,3 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios.

Para Hérica Machado, fundadora e Head de Estratégia da KARU, agência de marketing especializada em soluções tailor made, o caminho do empreendedorismo precisa de muita coragem e persistência. “É preciso coragem para se dedicar por horas aos detalhes de cada projeto, acreditando muito na ideia, e persistência para garantir o crescimento – seja de conhecimento, processos ou expansão do negócio. O que garante a construção consistente de um negócio são os processos, a visão a médio e longo prazo, e o planejamento”, comenta.

Nesse caminho, provar a eficiência e experiência como empreendedor pode ser uma das maiores dificuldades para as mulheres. “Esse pode ser um grande desafio, entendendo que construir uma carreira em cenários onde os decisores majoritariamente são homens pode exigir mais para equiparar a visão em relação aos pares. Ser uma mulher empreendedora é ter que provar, e reafirmar, todos os dias, a qualidade do seu trabalho, a excelência da entrega, o seu nível de conhecimento e expertise do seu negócio”, entende Hérica.

Para iniciar um negócio, é imprescindível o investimento em um plano de negócios. “Além de um plano bem construído, o acompanhamento e ajustes de rota com agilidade se faz necessário. É preciso ter uma visão de growth sobre o negócio, um plano bem elaborado e flexibilidade para lidar com os imprevistos. Metas são importantes para entender o momento certo de tomar decisão, já que se antecipar ou postergar demais pode gerar prejuízos – não só financeiros, mas de confiança. A visão a longo prazo e metas vêm do planejamento, que é a bússola para o crescimento dos negócios”, analisa.

Para ajudar quem deseja se destacar no mercado de trabalho e encontrar o sucesso com o seu próprio negócio, a especialista lista as principais dicas. Confira:

1. Construa e confie no que está desenvolvendo

“Desenvolva o seu negócio com foco. Confie no seu repertório e no que almeja como profissional. Acreditar no que está construindo, ter confiança para vender sua ideia e estabelecer os objetivos são cruciais nesta etapa da criação”, indica.

2. Encontre o seu diferencial

“É preciso consolidar a sua trajetória profissional, colher os frutos de projetos bem sucedidos, bem como os aprendizados daquilo que deu errado. Ao longo da carreira também é necessário conectar soluções alinhadas com o cenário do negócio, entender o core business e se dedicar a testar e entender a melhor aplicabilidade, validando público, ticket, processos e cultura. A construção do diferencial irá nascer de forma natural, pois você verá a lacuna do mercado que o seu negócio resolverá”, defende a especialista.

3. Planejamento é importante, acompanhamento é essencial

“Quando traçamos uma rota é importante acompanhar o quanto estamos no caminho. Não é diferente com o planejamento, tão importante quanto construir a hipótese de caminho olhando para o objetivo do negócio é a aferição dos indicadores de sucesso”, explica.

4. Tenha confiança no Network

“Por mais que possa ser clichê, é imprescindível que as mulheres entendam que: sozinhas vamos mais rápido e juntas vamos mais longe. Ter pessoas de confiança, mentores e colegas de profissão envolvidos em colaborar ou validar ideias é um propulsor para ter uma solução ainda mais alinhada com a necessidade do mercado”, completa.

5. Faça benchmark

“Conectar a rede profissional vai além do network para fechar novos clientes. É possível aprender com quem já faz, abrindo discussões sobre negócios, desafios e como solucioná-los. Assim, é possível reduzir o tempo de aprendizado, acelerado decisões e crescimento”, finaliza Hérica Machado.

Mindset correto é o que vai fazer você alcançar (ou não) o sucesso

Junior Borneli, co-fundador do StartSe

Mulher negra e sorridente segurando um IPad e olhando para frente (Fonte: Getty Images)

Mindset é a sua programação mental, é como você encara tudo que está ao teu redor

Mindset. Você já ouviu essa palavinha algumas vezes aqui no StartSe. Ela é importante, talvez uma das coisas mais importantes para “chegar lá” (seja lá onde for que você quiser chegar).

É sua habilidade de pensar o que você precisa para ter sucesso. E como a maioria das coisas que você possui dentro de você, ela é uma espécie de programação do seu ser. Tanto que é possível que você adquira outro mindset durante a vida, convivendo com as pessoas corretas, conhecendo culturas diferentes.

Algumas pessoas dizem que é isso das pessoas que faz o Vale do Silício ser a região mais inovadora do mundo. Eu, pessoalmente, não duvido. Fato é: você precisa de ter a cabeça no lugar certo, pois a diferença entre um mindset vencedor e um perdedor é o principal fator entre fracasso e sucesso.

Para isso, é importante você começar do ponto inicial: um objetivo. “Todo empreendedor precisa ter um objetivo. Acordar todos os dias e manter-se firme no propósito de fazer o máximo possível para chegar lá é fundamental”, diz Junior Borneli, co-fundador do StartSe e uma das pessoas mais entendidas de mindset no ecossistema brasileiro.

De lá, é importante você fazer o máximo que puder e não perder o foco, mantendo-se firme. “Não importa se no final do dia deu tudo certo ou errado. O importante é ter a certeza de que você fez tudo o que foi possível para o melhor resultado”, avisa.

Com a atitude certa, é capaz que você sempre consiga canalizar as coisas como positivas. “Você sempre tem duas formas de olhar um a mesma situação: aquela em que você se coloca como um derrotado e a outra onde você vê os desafios como oportunidades. Escolha sempre o melhor lado das coisas, isso fará com que sua jornada seja mais leve”, alerta o empreendedor.

Esses tipo de sentimento abre espaço para uma característica importantíssima dos principais empreendedores: saber lidar com grandes adversidades. “Um ponto em comum na maioria os empreendedores de sucesso é a superação”, destaca Junior Borneli.

Saber lidar com essas adversidades vai impedir que você pare no primeiro problema (ou falência) que aparecer na sua frente. “São muito comuns as histórias de grandes empresários que faliram várias vezes, receberam diversos ‘nãos’ e só venceram porque foram persistentes”, afirma.

É importante ter esse mindset resiliente, pois, nem sempre tudo será fácil para você – na verdade, quase nunca será. “Empreender é, na maior parte do tempo, algo muito doloroso. Até conseguir algum resultado expressivo o empreendedor passa por muitos perrengues. A imensa maioria fica pelo caminho”, diz.

É como uma luta de boxe, onde muitas vezes, para ganhar, você terá que apanhar e apanhar e apanhar até conseguir desferir o golpe (ou a sequência) certo. “Na minha opinião, não há melhor frase que defina a trajetória de um empreendedor de sucesso do que aquela dita por Rocky Balboa, no cinema: ‘não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. É assim que se ganha’”, ilustra.

O problema talvez seja que alguns aspectos do empreendedorismo tenham glamour demais. “Empreender não é simplesmente ter uma mesa com super-heróis e uma parede cheia de post-its coloridos. Você vive numa espécie de montanha russa de emoções, onde de manhã você é ‘o cara’ e à tarde não tem dinheiro pro café”, salienta.

Vale a pena, porém, perseverar neste caminho. “Para aqueles que são persistentes e têm foco, a jornada será difícil, mas o retorno fará valer a pena!,” destaca o empreendedor.

DERROTA TAMBÉM ENSINA

Um ponto importante do sucesso é saber lidar com o fracasso e, de lá, tomar algumas lições para sair mais forte ainda. “Toda derrota nos ensina algumas lições e assim nos tornamos mais fortes a cada nova tentativa. A cultura do fracasso, aqui no Brasil, é muito diferente dos Estados Unidos”, afirma Junior.

No Vale do Silício, falhar é encarado algo bom, na verdade – e aumenta suas chances de sucesso futuro. “Por lá, empreendedor que já falhou tem mais chances de receber investimentos porque mostrou capacidade de reação e aprendeu com os erros”, conta o empreendedor.

Mas ao pensar sobre fracasso, você precisa ter o filtro correto para não deixar a ideia escapar. “Encarar os erros como ensinamentos e entender que falhar é parte do jogo torna as coisas mais fáceis e suportáveis”, salienta.

Foco é a palavra de ordem para você conseguir alcançar os objetivos traçados no caminho, mesmo que em alguns momentos pareça que está tudo dando errado. “Por fim, buscar o equilíbrio mental e o foco são fundamentais. Nas vitórias, tendemos a nos render à vaidade e ao orgulho. E nas derrotas nos entregamos ao desânimo e a depressão. Mentalize seus objetivos, foque nos caminhos que vão leva-lo até eles e siga firme em frente”, afirma.

É importante que você tenha noção de que para ser uma exceção, você não pode pensar da maneira comodista que a maior parte das pessoas. “Se você quer chegar onde poucos chegaram, precisará fazer o que poucos têm coragem e disposição para fazer”, completa.

                   O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?                  

Moysés Peruhype Carlech

Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.

Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?

Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?

Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.

A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.

É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente.  Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.

Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.

O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.

Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.

Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.

Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.

Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.

Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.

Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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By valeon