Artigo por Lincoln Eloy, Diretor Comercial da Estoquee
Uma estratégia que tem ganhado popularidade é a venda de produtos nichados, que atendem a um segmento específico do mercado. Eles podem ser únicos em design, função ou marca, e geralmente têm uma demanda consistente, embora limitada. Os sellers que optam por esta estratégia podem se beneficiar de várias maneiras, já que a relativa exclusividade desses itens cria uma demanda consistente.
Primeiro, eles enfrentam menos concorrência, pois esses são produtos menos prováveis de serem vendidos por grandes varejistas, o volume de vendas tem a tendência de ser mais baixo, porém com maior margem de lucro. Além disso, preços mais altos podem ser aplicados, uma vez que os clientes podem estar dispostos a pagar mais por produtos que atendem às suas necessidades específicas.
De acordo com um estudo publicado recentemente, a Dassault Systèmes revelou que 83% dos consumidores preferem produtos com personalização, e 25,3% estão dispostos a pagar mais por esses produtos. Isso abre caminho para estratégias de precificação dinâmica, onde os preços podem ser ajustados em tempo real com base em algoritmos que consideram fatores como demanda, custos de aquisição e elasticidade de preço.
A precificação de produtos nichados é uma arte que equilibra valor percebido e disposição de pagamento. Para conseguir sobreviver e alcançar uma margem de lucro maior, é necessário identificar o nicho correto para saber posicionar sua loja virtual. Os varejistas de sucesso geralmente realizam pesquisas macro e micro de mercado, incluindo benchmarking, além de mapear as personas (público-alvo), visando entender o comportamento dos concorrentes no mercado, assim como as necessidades e desejos dos clientes em potencial. Eles devem considerar fatores como idade, localização, interesses e comportamento de compra.
Varejistas devem realizar análises profundas do mercado, utilizando ferramentas de Data Mining e Big Data Analytics para extrair insights valiosos sobre tendências emergentes e comportamento do consumidor. Essa identificação e compreensão são cruciais. Conforme pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 30,2% das micro e pequenas empresas na área do comércio encerram suas atividades após 5 anos, sendo o índice com a maior taxa de mortalidade das empresas, devido a problemas relacionados à falta de planejamento e gestão da marca.
Fornecedores
A construção de uma cadeia de suprimentos robusta é vital. Parcerias estratégicas com fornecedores que compartilham valores e visões de negócios semelhantes podem resultar em um fluxo de produtos de alta qualidade e entrega pontual. A seleção de empresas que compartilham os mesmos valores e visão de negócios pode levar a parcerias estratégicas de longo prazo e sucesso mútuo.
Marketing digital
Desenvolver estratégias de marketing digitais eficazes também é essencial. Empresas maiores ou startups precisam investir para ganhar notoriedade e obter resultados. Além das práticas tradicionais como SEO e e-mail marketing, estratégias como Marketing de Conteúdo e Marketing de Influência são fundamentais. A utilização de Inteligência Artificial para personalizar a experiência do usuário e a implementação de Realidade Aumentada para visualização de produtos são tendências que podem aumentar significativamente o engajamento e as conversões. Segundo pesquisa feita pela Twilio, 8 entre 10 empresas que investem em marketing digital conseguem atingir suas metas financeiras.
Por fim, operar com produtos nichados no e-commerce exige mais do que apenas uma estratégia de vendas; demanda uma abordagem holística que integra pesquisa de mercado avançada, parcerias estratégicas e inovação contínua em marketing. Com a mentalidade correta e a disposição para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, os varejistas podem não apenas sobreviver, mas prosperar no competitivo ambiente do comércio eletrônico.
O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?
Moysés Peruhype Carlech
Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.
Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?
Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?
Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente. Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.
Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.
O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.
Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.
Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.
Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.
Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.
Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.
Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297