Giuliana Tranquilini – Professora e colunista da StartSe
A jornada de construção de uma Marca Pessoal eficaz envolve a compreensão de que o fracasso não apenas é inevitável, como essencial.
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Tabu, derrota, mancha na imagem profissional. São alguns termos com que o mundo corporativo costumava associar histórias sem “final feliz”. Ainda que todos saibam que ele exista e não haja quem não o enfrente uma hora ou outra, o fracasso é sempre aquele convidado que chega na festa e causa mal estar. É o elefante na sala, se preferirem.
Quando a gente observa uma criança pequena aprender a andar, é fácil entender que a habilidade real não está em evitar fracassos ou tombos, mas em como se responde a eles.
Uma abordagem construtiva aos fracassos pode revelar resiliência e a capacidade de adaptação, qualidades altamente valorizadas em qualquer profissional. Já pensou se os tombos iniciais fizessem a criança optar por permanecer engatinhando?
- A jornada de construção de uma Marca Pessoal eficaz envolve a compreensão de que o fracasso não apenas é inevitável, como essencial.
Aqui no Vale do Silício, eu diria até que “errar” sempre esteve em alta. Seja em uma explosão no lançamento da SpaceX, seja no Metaverso de Mark Zuckerberg ou ainda nos “n” produtos da Alphabet (Google) que não dão certo e são descontinuados ou mudam de nome sem aviso prévio.
Por que eu digo isso? Quando a SpaceX lançou a Starship, a nave mais poderosa do mundo que pretende no futuro levar seres humanos até Marte, seu propulsor explodiu três minutos após o lançamento. A empresa do bilionário Elon Musk admitiu que a explosão não era programada, mas argumentou também que o teste tornará a nave mais confiável.
Ou seja, erros precisam acontecer agora para que os cientistas descubram o que não pode dar errado quando a nave for finalmente tripulada. Os lançamentos são sempre celebrados, cada vez que algo dá errado, novas adaptações são feitas. Há quem critique os valores que Musk investe em cada “fracasso“, mas ninguém pode dizer que ele não se esmera na busca pela excelência no processo.
Talvez pelo fato de que na Era da Informação, as empresas mais valiosas do mundo são “Big Techs”, o Vale do Silício tornou-se um local que convida ao erro, um local de experimentação, que dá margem para recalcular a rota.
- Só não vale errar por anos e esconder isso de seu público, como Elizabeth Holmes, ex-Theranos, que hoje cumpre pena de prisão por fraude.
A expectativa é de que a antiga “nova Steve Jobs“, como foi apelidada na época, seja libertada em dezembro de 2032. Há quem aposte que ela irá fazer como Nelson Mandela, ou seja, irá transformar os anos de cadeia em parte de sua história e marca pessoal.
Não só nas gigantes da Califórnia como na sua própria jornada como empreendedor, é preciso ver que cada erro carrega consigo uma lição.
No contexto de todo e qualquer tipo de personal branding, independente da metodologia a que se recorra, entender e refletir sobre as falhas e gaps pessoais é parte inescapável de uma boa construção de Marca Pessoal. Desconfie de quem tentar vender só positividade. Magic Kingdom é um parque!
Acertar é possível?
“O que significa errar para você?”, essa foi uma pergunta que me fizeram recentemente em um podcast. Respondi sem medo que, obviamente, ninguém gosta de errar, mas é parte do processo de crescimento e aprendizagem. Para mim, como empreendedora, é a chance de poder fazer melhor da próxima vez. Identifico o problema e ajusto a rota.
Isso evita a repetição dos erros e traz insights valiosos para um processo de melhoria progressiva e contínua. A capacidade de aprender com os erros é um indicativo de um profissional que não teme desafios e está sempre buscando evoluir.
Admitir falhas publicamente soa contraintuitivo para alguém de prestígio. Contudo, mostrar-se vulnerável de maneira estratégica e autêntica pode aumentar significativamente a confiança que os outros têm em você. Já pensou nisso?
Se os maiores gênios da humanidade escorregam, não errar seria, em si, um erro, certo? Ser transparente sobre as próprias falhas demonstra integridade e humanidade, características que atraem e retêm conexões profissionais e pessoais profundas.
Particularmente em culturas como a brasileira, existe forte resistência à ideia de falhar. O desafio é ainda mais acentuado em ambientes que não incentivam a tomada de riscos.
No entanto, criar um espaço em que o risco é permitido e o fracasso como meio de acertar é crucial para o desenvolvimento de uma Marca Pessoal resiliente e adaptável.
Recentemente, Matt Abrahams, autor e professor de Comunicação Estratégica da Stanford Graduate School of Business, convidou para o seu podcast “Think Fast, Talk Smart: Communications Techniques” a também autora e professora da Harvard Business School, Amy Edmondson, para trocar ideias a respeito da arte de fracassar.
Ela lançou recentemente o livro “Right Kind of Wrong: The Science of Failing Well”, algo como “O Tipo Certo de Erro: A Ciência de Falhar Bem”, ainda sem tradução no Brasil.
Ela oferece tanto em sua fala como na obra, ótimos insights sobre como categorizar e aprender com diferentes tipos de fracassos. O objetivo? Em uma organização, fomentar a inovação e a eficácia da equipe. E, claro, ao fazer isso, a sua essência, a sua Marca Pessoal como líder, ganha força.
Não há só uma forma de fracassar
A autora lista os fracassos em três categorias distintas, cada uma delas com lições e implicações próprias para o aprendizado, seja a pessoa liderança ou colaborador de uma empresa.
A primeira, chamada de fracasso básico, inclui erros resultantes de desatenção ou esforço insuficiente. Embora muitas vezes vistos como desnecessários, atuam como lembretes vitais para manter a vigilância e dedicação. Revisar é preciso.
Já o fracasso complexo emerge em sistemas intrincados onde múltiplos componentes podem interagir. Esses fracassos são frequentemente inevitáveis, ocorrendo durante tentativas de inovação ou em resposta a mudanças nas condições existentes.
Eles são particularmente valiosos por exporem vulnerabilidades no sistema que precisam ser corrigidas, incentivando melhorias em processos e mecanismos de segurança.
O fracasso inteligente é o mais importante. São experimentos deliberados, de resultados incertos. Este tipo é fundamental para inovações transformadoras e aprendizado significativo. Motivam a exploração e o teste de ideias: impulsionam o avanço e a descoberta em ambientes altamente competitivos e dinâmicos.
A autora também destaca a importância de transitar da ruminação para a reflexão. Lembra do que eu respondi ao podcast que mencionei acima? Ao invés de meramente remoer os fracassos, é necessário analisá-los de forma construtiva. Ou não há crescimento pessoal.
Além disso, só a capacidade de se comunicar de forma aberta e eficaz irá criar um ambiente onde o fracasso se torna oportunidade para crescimento. Um espaço seguro onde uma equipe possa expressar ideias não convencionais, desafiar normas e compartilhar suas falhas sem medo de julgamento é indispensável para fomentar a inovação.
Dentro dessa atitude produtiva com o erro, é preciso ter segurança psicológica para experimentar e falhar, e ainda criar ferramentas onde lições sejam tiradas dos fracassos. Estes passos ajudam a criar uma equipe resiliente e adaptável, além de garantir que cada erro contribua para o sucesso coletivo.
Gerenciar o erro
Uma maneira eficaz de lidar com erros, sejam eles do tamanho que forem, é a busca constante por feedback. Isso não só ajuda a identificar áreas de melhoria, mas também demonstra um compromisso com o crescimento pessoal e profissional. Aliás, você dá abertura para receber críticas?
Lembre-se: não leve o lado pessoal, julgue a ação. No método Fly para fortalecer a marca pessoal, que desenvolvi junto com a Susana Arbex, a realizamos o Feedback 360º anônimo para avaliar sua reputação, pedimos para pessoas que convivem ou conviveram com o nosso cliente para falar qual imagem que eles percebem daquele cliente. Isso é fundamental para a gente entender como somos percebidos pelo outro.
Documentar suas falhas e as lições aprendidas pode transformar experiências negativas em exemplos de determinação e capacidade de superação. E, claro, compartilhar esses “casos de estudo” não apenas enriquece seu perfil profissional, mas também serve como inspiração para outros que podem estar enfrentando desafios semelhantes. Ser um exemplo é uma forma natural de estabelecer uma marca realmente única.
A chave para uma marca pessoal forte não é ser infalível, mas a habilidade de transformar falhas em pilares de crescimento. Ao enfrentar seus fracassos de frente e aprender com eles, você não só demonstra o tamanho da sua garra, mas também constrói uma marca pessoal que verdadeiramente ressoa com autenticidade e confiança.
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QUEM SOMOS
A Plataforma Comercial da Startup ValeOn é uma empresa nacional, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da informação com foco em divulgação empresarial. Atua no mercado corporativo desde 2019 atendendo as necessidades das empresas que demandam serviços de alta qualidade, ganhos comerciais e que precisam da Tecnologia da informação como vantagem competitiva.
Nosso principal produto é a Plataforma Comercial ValeOn um marketplace concebido para revolucionar o sistema de divulgação das empresas da região e alavancar as suas vendas.
A Plataforma Comercial ValeOn veio para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos/serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada nos seus serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
Diferenciais
- Eficiência: A ValeOn inova, resolvendo as necessidades dos seus clientes de forma simples e direta, tendo como base a alta tecnologia dos seus serviços e graças à sua equipe técnica altamente capacitada.
- Acessibilidade: A ValeOn foi concebida para ser utilizada de forma simples e fácil para todos os usuários que acessam a sua Plataforma Comercial , demonstrando o nosso modelo de comunicação que tem como princípio o fácil acesso à comunicação direta com uma estrutura ágil de serviços.
- Abrangência: A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
- Comprometimento: A ValeOn é altamente comprometida com os seus clientes no atendimento das suas demandas e prazos. O nosso objetivo será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar para eles os produtos/serviços das empresas das diversas cidades que compõem a micro-região do Valeo do Aço e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
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