História de Maura Martins – Mega Curioso
Talvez você já tenha observado que as gôndolas de diferentes supermercados costumam reproduzir uma mesma lógica de exposição dos produtos. Os laticínios (que são os produtos derivados do leite) costumam ser colocados no fundo das lojas, mesmo que estejam entre os mais consumidos pelas pessoas.
Pode causar uma certa estranheza, já que o leite e seus derivados costumam ter bastante saída. Mas a verdade é que há uma boa razão para isso.
A lógica dos mercados
Os supermercados são organizados para estimular que os consumidores comprem mais. (Fonte: Getty Images / Reprodução)© Fornecido por Mega Curioso
O marketing é a área que costuma estudar a exposição dos itens de consumo na loja. Talvez você tenha notado, por exemplo, que certos comércios escolhem um determinado tipo de trilha sonora, ou que os produtos mais caros no supermercado costumam ficar dispostos bem à altura dos seus olhos. A razão de tudo isso é clara: estimular que você gaste mais.
E há ainda outra lógica que talvez você não se dê conta, mas é a seguinte: quanto mais tempo uma pessoa permanece dentro de uma loja, mais propensa ela estará a comprar coisas, incluindo itens que não estavam na sua lista inicial.
Ou seja, o design e o layout de um supermercado vão influenciar o seu comportamento dentro dele. Por isso, é comum que os doces estejam expostos na parte mais baixa, bem à altura dos olhos das crianças. Assim, é quase inevitável que, ao dar uma passadinha lá para fazer suas compras, o consumidor acabe saindo com uns produtos a mais.
A disposição dos laticínios nos mercados
Provavelmente você precisa andar até o fundo do supermercado para pegar os produtos feitos de leite. (Fonte: Getty Images / Reprodução)© Fornecido por Mega Curioso
Chegamos por fim então à lógica por trás da disposição dos laticínios. Mas, diferente do que você pode pensar, não tem a ver (pelo menos não apenas) com a ideia de fazê-lo passear dentro do supermercado por mais tempo até encontrar o leite que foi buscar.
O jornalista Michael Pollan, que é autor do célebre livro O Dilema do Onívoro, declarou em uma entrevista à NPR em 2014 que é recomendável “comprar nas periferias” dos mercados, o que inclui a cadeia de frios (dos produtos que precisam, obrigatoriamente, ficar refrigerados).
A cadeia de frio refere-se ao processo de manutenção da refrigeração de alimentos como carnes e laticínios em todas as etapas do transporte. Uma vez que os caminhões de entrega geralmente descarregam os produtos nos fundos do estabelecimento, faz todo sentido que aquelas geladeiras de refrigeração da loja fiquem quase sempre instaladas nessa parte da loja.
Por isso, tendo todas essas informações em mente, saiba que, quando você for no mercado comprar um leite ou um iogurte, é bem provável que eles estejam bem no fundo da loja. E cabe então a você ter o autocontrole para evitar gastos desnecessários enquanto se direciona até lá.