João Branco – Marketing StartSe

Você conhece os seus consumidores? Não existe nenhuma informação mais valiosa e potente para mudar os resultados de um negócio do que o profundo entendimento do que os seus clientes precisam e preferem. Mas será que que você os conhece de verdade?

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Você conhece os seus consumidores? Qualquer empreendedor ou vendedor responde positivamente a essa pergunta. Mas será que que você os conhece de verdade?

Vamos começar do básico: como é o perfil do seu melhor consumidor? “Mulheres, mães, na meia-idade, de alta renda, que moram em grandes cidades e que trabalham fora de casa”. 

O que você acha dessa resposta? A gigantesca maioria das pessoas que se aventuram a fazer marketing acham que essa definição está boa. Parece um público bem definido e fácil de encontrar. 

Mas se você quer realmente tirar um tesouro dos seus clientes, você deve entendê-los muito além dessa descrição. As variáveis demográficas (idade, gênero, cidade, renda) são boas, mas muito limitadas. 

O que realmente vai ajudar a atingir resultados maiores é a percepção das necessidades e interesses do seu público

Saber que você procura por “pessoas que estão preocupadas com o aumento da violência e querem mais segurança para suas casas”, por exemplo, é muito mais importante do que os itens que eu descrevi acima, percebe? Especialmente nos dias de hoje, quando é possível segmentar os usuários das redes sociais com base no que elas buscam. 

Entenda: a culpa por um resultado ruim de um negócio nunca é dos clientes. Não são eles que não estão percebendo quão maravilhosa é a sua proposta. Não são eles que não estão conseguindo encontrar a sua loja. Não são eles que não estão fazendo as contas direito. É você que não está sendo capaz de encontrá-los, atraí-los e convencê-los. 

E tudo começa em saber com quem você está falando e qual é a ajuda que essa pessoa precisa. Não existe nenhuma informação mais valiosa e potente para mudar os resultados de um negócio do que o profundo entendimento do que os seus clientes precisam e preferem. 

Um produto só é caro ou barato se o cliente achar que é caro ou barato. Uma embalagem só é bonita ou feia se o cliente achar que ela é bonita ou feia. Um anúncio está fácil ou difícil de entender se o cliente achar que ele é fácil ou difícil de entender. São eles que definem as coisas. 

Se a sua agenda reflete as suas prioridades, garanta que você sempre tem um horário reservado para ouvir clientes. Fale com eles. Escute gravações de ligações no SAC. Observe atendimentos no balcão. Ligue para os melhores compradores. Leia os comentários dos posts sobre seu serviço. Se possível, peça ajuda de especialistas para fazer pesquisas. 

Para te ajudar, deixo aqui uma lista de erros comuns que você deve evitar nesse processo: 

  • Considerar que a opinião de alguns clientes é uma demanda de todos eles. Se você quer realmente aprender com as críticas (isso vale ouro), confira se uma parcela importante do seu público realmente está incomodada com algo antes de sair fazendo mudanças drásticas. O mesmo vale para os elogios. 
     
  • “Adivinhar” o que os clientes estão querendo agora. Cuidado, os gostos, preferências e necessidades mudam. Mesmo que você tenha muita experiência no que faz, não caia na tentação de supor que você já sabe o que eles pensam. Confirme suas hipóteses.
     
  • Falar sempre com os mesmos clientes. A não ser que você não tenha interesse algum em clientes novos, precisa ouvir gente diferente. 
     
  • Ouvir apenas os elogios. Aceitar críticas é um processo doloroso, mas fundamental para crescer. As sugestões de melhoria nos fazem perceber as possíveis falhas e nos tiram da zona de conforto.
     
  • Fazer as perguntas erradas. É muito fácil manipular pesquisas. Seja honesto em questionar o que realmente quer descobrir e deixe-os livres para falarem o que quiserem. 

Os clientes estão sempre nos contando o que eles gostam e preferem. Mas só às vezes eles usam palavras. 

Toda vez que eles clicam em um conteúdo, abrem um e-mail, preenchem um cadastro, instalam um aplicativo ou participação de uma promoção da sua marca, estão demonstrando interesse pelo que está sendo oferecido. 

Você está aprendendo com isso?

Leitura recomendada 

João Branco tem mais de 20 anos de experiência na área de marketing e atuou em marcas como Novartis, Procter & Gamble e Ferrero. Além disso, é professor na imersão Marketing ao Máximo.

Vantagens Competitivas da Startup Valeon

pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise.

Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras.

Em vez de andar pelos comércios, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira.

Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.

Contudo, para esses novos consumidores digitais ainda não é tão fácil comprar online. Por esse motivo, eles preferem comprar nos chamados Marketplaces de marcas conhecidas como a Valeon com as quais já possuem uma relação de confiança.

Inovação digital é a palavra de ordem para todos os segmentos. Nesse caso, não apenas para aumentar as possibilidades de comercialização, mas também para a segurança de todos — dos varejistas e dos consumidores. Não há dúvida de que esse é o caminho mais seguro no atual momento. Por isso, empresas e lojas, em geral, têm apostado nos marketplaces. Neste caso, um shopping center virtual que reúne as lojas físicas das empresas em uma única plataforma digital — ou seja, em um grande marketplace como o da Startup Valeon.

Vantagens competitivas que oferece a Startup Valeon para sua empresa:

1 – Reconhecimento do mercado

O mercado do Vale do Aço reconhece a Startup Valeon como uma empresa de alto valor, capaz de criar impactos perante o mercado como a dor que o nosso projeto/serviços resolve pelo poder de execução do nosso time de técnicos e pelo grande número de audiências de visitantes recebidas.

2 – Plataforma adequada e pronta para divulgar suas empresas

O nosso Marketplace online apresenta características similares ao desse shopping center. Na visão dos clientes consumidores, alguns atributos, como variedade de produtos e serviços, segurança e praticidade, são fatores decisivos na escolha da nossa plataforma para efetuar as compras nas lojas desse shopping center do vale do aço.

3 – Baixo investimento mensal

A nossa estrutura comercial da Startup Valeon comporta um baixo investimento para fazer a divulgação desse shopping e suas empresas com valores bem inferiores ao que é investido nas propagandas e divulgações offline.

4 – Atrativos que oferecemos aos visitantes do site e das abas do shopping

 Conforme mencionado, o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores tem como objetivos:

  • Fazer Publicidade e Propaganda de várias Categorias de Empresas e Serviços;
  • Fornecer Informações detalhadas do Shopping Vale do Aço;
  • Elaboração e formação de coletâneas de informações sobre o Turismo da nossa região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas das 27 cidades do Vale do Aço, destacando: Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Santana do Paraíso;
  • Ofertas dos Supermercados de Ipatinga;
  • Ofertas de Revendedores de Veículos Usados de Ipatinga;
  • Notícias da região e do mundo;
  • Play LIst Valeon com músicas de primeira qualidade e Emissoras de Rádio do Brasil e da região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas e dos seus produtos em cada cidade da região do Vale do Aço;
  • Fazemos métricas diárias e mensais de cada aba desse shopping vale do aço e destacamos:
  • Média diária de visitantes das abas do shopping: 400 e no pico 800
  • Média mensal de visitantes das abas do shopping: 5.000 a 6.000

Finalizando, por criarmos um projeto de divulgação e propaganda adequado à sua empresa, temos desenvolvido intensa pesquisa nos vários sites do mundo e do Brasil, procurando fazer o aperfeiçoamento do nosso site para adequá-lo ao seu melhor nível de estrutura e designer para agradar aos mais exigentes consumidores. Temos esforçado para mostrar aos srs. dirigentes das empresas que somos capazes de contribuir com a divulgação/propaganda de suas lojas em pé de igualdade com qualquer outro meio de divulgação online e mostramos o resultado do nosso trabalho até aqui e prometemos que ainda somos capazes de realizar muito mais.

                                                               Site: https://valedoacoonline.com.br/

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