Liliane Bueno – Palestrante e Mentora em Comunicação
Especialista em Comunicação com Influência, a jornalista Liliane Bueno explica como a Comunicação pode ajudar empresas a aumentar seu faturamento
Não investir em marketing já não é uma opção para as empresas que querem crescer e se destacar no seu mercado. Mas, algumas pessoas ainda acreditam que Marketing e Vendas são a mesma coisa e confundem as atribuições de cada um destes setores. Para esclarecer, o objetivo das ações de marketing é atrair clientes em potencial e gerar desejo pelo produto ou serviço enquanto o papel do setor de vendas é atender o consumidor, negociar e efetivar a compra. Toda essa jornada do cliente pode parecer um processo simples, mas não é.
“Muitas empresas investem, corretamente, em funis de venda, mas se esquecem do principal: quando o cliente estiver interessado, a qualidade do atendimento irá dizer se ele fica ou não”, afirma a jornalista especialista em Comunicação com Influência, Liliane Bueno. Para ela, muitas empresas investem pesado em ações de marketing para trazer potenciais clientes (leads), mas não percebem que o verdadeiro gargalo está no atendimento, ou seja, na forma como os vendedores se comunicam com esse cliente, o que impacta diretamente na efetivação ou não da venda.
No Brasil, 81% dos brasileiros não voltam a comprar com marcas depois de ter uma experiência ruim, segundo o Relatório do Varejo 2022, produzido pela Adyen em parceria com a KPMG. A questão é que a experiência começa desde o momento em que lead tem contato com a marca e segue, mesmo depois da venda já realizada.
“Por isso, nunca foi tão importante investir em comunicação quanto agora. Mais do que bons em técnicas de vendas, os vendedores precisam saber sobre pessoas e para isso, a comunicação chega como habilidade fundamental. Afinal, não basta ensinar uma técnica, para quem, na correria do dia a dia, não sabe o que fazer com ela, muito menos o motivo de utilizá-la”, reforça a jornalista que também é mentora em Comunicação.
Abaixo, Liliane lista cinco motivos para treinar o time de vendas em comunicação:
1- CREDIBILIDADE
Equipes comerciais que se comunicam bem transmitem mais autoridade e credibilidade. A forma como inicia uma ligação, a maneira como aperta a mão do cliente, a maneira como o conduz pela loja… tudo comunica e saber como agir em uma reunião ou atendimento on-line, faz toda a diferença.
2- INTERESSE POR PESSOAS
Vende mais quem sabe fazer perguntas. Mas precisam ser perguntas com interesse genuíno em conhecer quem procura pela sua solução. Ao iniciar diálogos, o vendedor deve ter uma escuta ativa, qualidade rara em dias de conteúdos rápidos e bombardeios de informações. Afinal, comunicar bem envolve falar bem, mas, ainda mais, saber escutar.
3- CLAREZA QUE VENDE
Por muito tempo limitada aos palcos tradicionais, a clássica oratória agora ganha espaço no palco da vida. Boa dicção, domínio da linguagem não-verbal e objetividade são atributos iniciais de alguém que deseja ganhar a atenção e o respeito do cliente. Compramos quando temos clareza de que aquele produto é para nós. O problema é que muitas vezes, a má comunicação do time deixa o cliente mais confuso do que seguro na hora da compra.
4- PERSUASÃO
Muito além dos famosos gatilhos de persuasão nas vendas, é importante entender que você se convence quando entende que algo é o melhor para você. Os bons comunicadores são excelentes em gerar consenso e, claro, mais convencimento porque quando um vendedor atende o cliente com persuasão, o cliente entende que ambos querem a mesma coisa, por isso opta pelo sim. E a comunicação ajuda muito neste sentido: trocar palavras para enriquecer o vocabulário, usar termos que demonstram autoridade do vendedor e empresa, saber conduzir a conversa e mais.
5- PERSONALIZAÇÃO
Ficou para trás a época em que se vendia uma solução pronta para o cliente. Estamos na “Era da Hiperpersonalização”. Depois de aprender a extrair do cliente o que precisa saber, a apresentação do produto deve ser única, trazendo palavras que o cliente usou e colocando o produto como um solucionador para aquilo que o cliente trouxe de necessidade. Afinal, não queremos comprar, queremos resolver nossos problemas. E saber escolher as palavras certas e montar uma apresentação atrativa é habilidade de um bom comunicador.
FANS TOKENS DA VALEON
Os Clubes de Futebol no Brasil e no Mundo estão alinhados fora de campo e estão investindo em inovação e no mercado de criptoativos, mais especificamente as Fans Tokens que são moedas digitais chamadas de CHILIZ(CHZ).
A novidade é atribuir um valor de ativo financeiro a um produto com o qual o fã cria relacionamentos e experiências com o Clube de Futebol e que antes era apenas um serviço sem valor de revenda ou de valorização desse ativo. As Fans Tokens ajudam os clubes a melhorar a parte financeira.
Assim como nenhum elemento do marketing faz nada sozinho, não só em clubes, mas em qualquer empresa, as Fans Tokens também precisam ter a imagem trabalhada para chegar ao consumidor de forma clara, oferecendo algo que seja palatável e legível ao torcedor, ou seja, as pessoas precisam entender do que se trata este ativo digital para poder consumi-lo.
Como toda inovação, as Fans tokens ainda estão numa fase inicial e todos nós estamos aprendendo com elas. Não podemos perder de foco é que a tecnologia não pode ser o fim, a tecnologia é simplesmente o meio e é a chave para o engajamento e temos que compreender que a tecnologia pode gerar lucro, construir operações sustentáveis, proteger a integridade da concorrência, desenvolver multiplataformas e muito mais.
Engajar os fãs não é algo exclusivo do esporte. Pelo contrário, todas as marcas querem encantar seus consumidores e engajá-los das mais variadas formas. Descobrir essas formas é uma das muitas atividades de quem trabalha com comportamento do consumidor.
Em marketing, podemos definir o engajamento do cliente como os comportamentos espontâneos, interativos e cocriativos do consumidor, principalmente em trocas não transacionais entre consumidor e empresa para atingir seus objetivos individuais e sociais.
Em outro contexto, porém, podemos pensar no engajamento como um estado de espírito motivacional relacionado à marca e dependente do contexto de um cliente, caracterizado por níveis específicos de atividade cognitiva, emocional e comportamental nas interações da marca. E, nesse aspecto, surge um fator importante: como os consumidores engajados fornecem referências e recomendações para produtos específicos, o engajamento do cliente é um elemento-chave nas estratégias das empresas para o desenvolvimento de soluções, de novos produtos e retenção de clientes. É aqui que surge a ideia da monetização.
A Startup Valeon cria as FANS TOKENS VALEON para premiar uma enorme comunidade de consumidores que utilizam as redes sociais, que são o nosso público-alvo, que são as pessoas que achamos que podem realmente se beneficiar do nosso produto que é a Plataforma Comercial Marketplace Valeon e muitas vezes não possuem o conhecimento básico de como o nosso produto funciona.
As Fans Tokens são para aqueles que não querem apenas ser espectadores, mas para aqueles que desejam ter um papel mais ativo na comunidade das redes sociais.
A tokenização fornece novas maneiras inspiradoras de classificar valor, criando novos ativos ou reinventado os tradicionais, abrindo portas para melhoria de processos totalmente novos, fluxos de receitas e envolvimento dos clientes com novas oportunidades.
Pensando nisso, a Startup Valeon através do seu Site, aposta na possibilidade de trazer o consumidor que pode estar longe ou não conhece a Valeon para perto da gente e ainda ser nosso colaborador participando ativamente do nosso desenvolvimento, gerando transformações e tendo o direito de fornecer conhecimentos específicos para o desenvolvimento do Site.
Valor do Fan Token Valeon = R$ 1,00
Solicitamos a colaboração dos consumidores do Vale do Aço para as oportunidades de influenciarem em algumas decisões do nosso dia-a-dia e quanto maior o peso de suas opiniões, mais Fan Tokens irá ganhar.
1 – Você pode auxiliar no desenvolvimento do nosso Site Valeon verificando alguma possibilidade de melhoria nele.
Prêmio: 50 Fan Token Valeon
2 – As Empresas, Serviços e Profissionais que desejarem participar aderindo suas Publicidades e Propagandas ao Site Valeon terão descontos.
Prêmio: 30% na mensalidade
3 – Sugestões de Internautas que queiram incluir ÁLBUNS DE MÚSICAS de até 150 MB NA COLEÇÃO DE MÚSICAS do Site Valeon.
Prêmio: 20 Fan Token Valeon
VALIDADE DAS FANS TOKENS VALEON: 06 MÊSES
IPAT/1/09/2024
Envie sua MENSAGEM por e-mail no site da Valeon
Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/