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Você já se perguntou o que realmente motiva as pessoas? Ou como convencer alguém de forma eficaz? Daniel Pink, um dos maiores especialistas em comportamento humano e motivação do mundo, traz as respostas para essas e outras perguntas neste episódio do Ghost Interview.

Reprodução

O Ghost Interview é um formato proprietário do Morse que recria narrativas em forma de entrevista para apresentar personalidades do mundo dos negócios, tecnologia e inovação. 

O convidado: Daniel Pink é um escritor e palestrante americano conhecido por explorar temas relacionados ao comportamento humano e motivação no trabalho. Com quatro best-sellers do NYT, Daniel Pink é uma voz influente no cenário em evolução de vendas e motivação. Ele é o nosso convidado do Ghost Interview de hoje!

Seus livros: 

Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us:  onde desafia o modelo tradicional de “cenouras e bastões” ao argumentar que a verdadeira motivação vem de três elementos: autonomia, maestria e propósito.

To Sell is Human: argumenta que todos nós vendemos de alguma forma, apresentando novas habilidades necessárias para influenciar e persuadir no mundo moderno.

The Power of Regret: explora o papel dos arrependimentos na vida humana, mostrando como refletir sobre eles pode oferecer lições valiosas e melhorar nosso futuro.

MasterClass de Daniel Pink


Qual é o pensamento mais equivocado das pessoas sobre persuasão? 

Eu passei os últimos 20 anos pesquisando e escrevendo sobre duas obsessões na minha vida: Persuasão e Motivação. A persuasão não tem a ver com alguma coisa mágica que fazemos para manipular as pessoas. Não se trata de enganar as pessoas. Na verdade é muito mais bonito que isso. 

Qual a sua percepção de vendas com o To Sell is Human e quais são as novas habilidades que você propõe para o sucesso nesse campo?

A venda é uma atividade universal e essencial na vida moderna, mesmo para aqueles que não estão em vendas tradicionais. Todos nós estamos constantemente vendendo, seja em nossas carreiras, interações sociais ou vida pessoal, ao tentar persuadir ou influenciar os outros. Eu desafio visão tradicional das vendas como algo negativo e apresento um novo conjunto de habilidades para o sucesso: sintonia, flutuação e clareza. No mundo atual, vender é mais sobre servir e ajudar os outros a resolver problemas do que simplesmente convencer alguém a comprar um produto.

Dan, em 2009, seu livro “Drive” e sua palestra no TED “The Puzzle of Motivation” receberam atenção significativa. Você explicou que incentivos extrínsecos, como bônus, são um veneno para tarefas criativas e podem substituir a motivação intrínseca. As empresas seguiram seu conselho?

Alguns fizeram, outros não. Algumas empresas, incluindo as grandes, reagiram e simplificaram os seus sistemas de remuneração. Em vez de estruturas de incentivos complexas, baseiam-se agora em modelos que prevêem apenas alguns bónus além do salário base. Alguns aboliram as comissões de vendas. Também conferem mais autonomia, domínio e propósito, principalmente em áreas de inovação. Portanto, estão a ser feitos progressos, progressos lentos, progressos imperfeitos, mas mesmo assim progressos.

Então, você acha que os melhores desempenhos deveriam receber mais dinheiro, mas não como resultado de um determinado desempenho mensurável, mas como um investimento antecipado?

Sou totalmente a favor de medir o desempenho. Sou simplesmente contra muitos usos de recompensas “se-então”.  Há muito a ser dito a favor de um jogador de futebol de ponta como Ronaldo, por exemplo, ter um salário base superior ao de muitos dos seus companheiros de equipe. Mas, acima de tudo, é importante que ele não seja pago principalmente por metas. Porque o que aconteceria? Ele tentaria marcar cada toque em vez de passar para seus companheiros e tentar vencer o jogo. Recompensas individuais de alto risco podem corroer a cooperação.

Temos o desafio de medir bem o desempenho individual num ambiente de trabalho cada vez mais complexo. Como você visualiza isso? 

As empresas precisam de medições – inclusive para indivíduos. Mas criar os corretos é complicado. Por exemplo, muitas organizações não conseguem compreender a Lei de Goodhart, que afirma que sempre que uma medida se torna uma meta, deixa de ser uma medida eficaz. Se houver grandes recompensas para comportamentos específicos, as pessoas podem tentar manipular o sistema e otimizar para a métrica do que para o objetivo subjacente que se pretende medir. O que também constatei é que muitas medições e sistemas de incentivos são extremamente complicados — e requerem todo um aparato administrativo dispendioso para os conceber, implementar, monitorizar e julgar. As melhores medidas tendem a ser pequenas em número, simples em design, difíceis de manipular e conectadas a resultados de negócios importantes. Mas não existe uma resposta perfeita.

Até que ponto os gestores estão preparados para isso?

Alguns são, outros não. Alguns gestores mais velhos ressentem-se especialmente desta tendência. Eles pensam: “Quando eu tinha a sua idade, ficava no escritório o tempo todo. Então, todo mundo deveria estar no escritório o tempo todo também”. Muitas pessoas realmente acreditam que as pessoas não trabalham em casa, mesmo que no escritório elas não tenham trabalhado muito. O fato de você poder ver alguém não é evidência de que a pessoa esteja realmente fazendo algo produtivo ou eficaz. E o fato de você não poder ver alguém não é prova do contrário.

Vamos passar para o seu último livro “The Power of Regret”. O que o arrependimento tem a ver com o desempenho?

Ah, tem tudo a ver com desempenho. O arrependimento é uma emoção. Faz-nos sentir mal quando olhamos para trás e dizemos: Se ao menos eu tivesse feito algo diferente ou de uma maneira diferente. Assim, lamentamos certas decisões, ações ou omissões. É um dos sentimentos mais comuns que as pessoas têm – e um dos mais úteis. Porque se lidarmos adequadamente com os nossos arrependimentos – não os ignoramos, não os cozinhamos, mas confrontamos-nos – podemos tornar-nos melhores negociadores, solucionadores de problemas e estratégias, evitar preconceitos cognitivos e encontrar mais sentido na vida. Mais uma vez, isso não é um desejo. Isto é o que meio século de ciência nos diz.

Você discute como o arrependimento tem a ver principalmente com oportunidades e oportunidades perdidas. É claro que algumas pessoas têm mais oportunidades do que outras. Isso afeta a quantidade de arrependimento que eles sentem? As pessoas com mais oportunidades se arrependem mais?

Fiz este American Regret Project, uma pesquisa quantitativa, onde consegui dividir as respostas por dados demográficos. Então eu poderia analisar: os homens têm arrependimentos diferentes dos das mulheres? As pessoas mais velhas têm arrependimentos diferentes dos mais jovens? Uma das coisas que me surpreendeu, exactamente nesse ponto, foi que as pessoas com maiores níveis de educação formal tinham mais arrependimentos profissionais do que as pessoas com menos educação. O que parece estranho, porque, principalmente neste país, se você tem um diploma avançado, você tem muitas oportunidades diferentes. Mas foi pela razão que você está dizendo: quando eles tiveram mais oportunidades apresentadas a si mesmos, houve mais oportunidades perdidas, então eles tiveram mais arrependimentos profissionais nesse domínio. Agora, por outro lado, quando as oportunidades das pessoas são frustradas, isso também causa arrependimento. Mas em alguns casos beira um pouco mais a decepção, porque foram as circunstâncias que não permitiram.

A ideia por trás deste livro é nos ensinar como usar nosso arrependimento com mais sabedoria ou como ter menos arrependimento?

São os dois, porque acho que essas coisas são gêmeas. Se você olhar para trás e confrontar seus arrependimentos anteriores – encará-los nos olhos em vez de apresentar essa falsa bravata de “sem arrependimentos”, e não ignorá-los, mas não se afundar neles – então você poderá criar uma vida onde no futuro você terá menos arrependimentos. Você aprendeu as habilidades de lidar com emoções negativas e tem uma noção melhor do que realmente importa e do que não importa.

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Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver, gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados satisfatórios para o seu negócio.

Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.

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Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

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