Tiago Forjaz – Redação StartSe

Nesta coluna, Tiago Forjaz traz dicas para lideranças engajar o time. Confira!

Pessoas trabalhando no escritório (Foto: Canva)

Você já pensou em retenção de talentos? Pois veja só: retenção é uma palavra gasta e desadequada, talvez por isso nem sempre conquiste a atenção suficiente.

Parece ter uma intenção ilegítima de convencer alguém a ficar na nossa companhia, contra a sua vontade ou dando algo em troca, transformando a relação numa transação.

Nas nossas relações pessoais não pensamos nisso, não conseguimos conceber a ideia de ter que dar algo para alguém ficar na nossa companhia.

Aí celebramos as bodas, as datas, as viagens, os frutos e feitos da relação. Assim deveria ser nas relações de trabalho.

Essa filosofia, essa cultura é um momento linear, não acontece de forma instantânea, num único momento ou movimento. É preciso tempo. No final de contas é esse que a gente vai contar.

Mas na minha perspectiva as pessoas só querem duas coisas da vida: aprender e amar.

Aí está a chave da resposta que usualmente dou à pergunta: como reter as pessoas? Quanto vocês estão aprendendo em conjunto? Quanto amor está nessa relação? Como a gente se cuida.

Vivemos na era da personalização do trabalho

O trabalho é cada vez mais importante para a identidade das pessoas. Ele é uma fonte de realização pessoal, de conexão com os outros e de aprendizado. Por isso, as pessoas estão buscando cada vez mais trabalhos que sejam personalizados, que se adaptem aos seus valores, interesses e habilidades.

Para recrutar, desenvolver e reter talentos, acredito que é preciso manter essas cinco dimensões atendidas de forma constante:


1 – A função e a missão

  • Quais são as tarefas e responsabilidades que você tem e gostaria de ter?
  • O que é que você pode fazer com a sua experiência?
  • Para quê que você existe?
  • Qual é o seu talento?
  • O que você faz bem e é valorizado pelos demais?

2 – A cultura

  • Quais são os aspectos culturais que você mais aprecia?
  • Pense nos rituais, hábitos e costumes que acontecem nas empresas que você admira
  • Como é que você pode construir essa cultura aqui nessa empresa?

3 – O propósito

  • Para quê que você existe?
  • Como gostaria de ser conhecido ou referido?
  • Como é que você se vê? Tem algum “role model” que você segue ou personifica?

4 – As pessoas

  • Quem são as pessoas com quem gosta ou gostou de trabalhar? Porquê?
  • Que critérios tem para escolher o tipo de pessoas com quem gosta de trabalhar?

5 – Os aprendizados

  • O que é que você aprendeu nos últimos 3 meses?
  • O que gostaria de deixar de fazer na sua função? O que gostaria de fazer no futuro?
  • Que skills você quer desenvolver?
  • Com quem você quer trabalhar mais?

(Imagem: Pexels)

Cada vez temos mais frameworks e ferramentas de facilitação destas conversas

Os tempos mudaram, e por isso diria que hoje existem ferramentas para ajudar a reter as pessoas, numa era em que todo mundo quer e precisa de aprender e ter consciência do que está aprendendo.

As pessoas querem ser vistas, querem ter conversas sobre o seu potencial e como estão a aprender, não tanto sobre a sua performance e como podem melhorar.

Cada vez mais existem ferramentas que permitem compreender as pessoas e as suas preferências de forma a permitir esculpir o seu trabalho e descobrir a forma como melhor contribuem, porque não existe o “one size fits all”.

As pessoas querem ser autoras, querem ser envolvidas na construção e evolução do trabalho. Para facilitar esse diálogo existem novas ferramentas que são muito mais efetivas e divertidas do que fazer um questionário fechado. Aqui ficam algumas das ferramentas que mais gosto e uso.

5 ferramentas para desenvolver talentos

1 – Job Crafting

O Job Crafting é um framework de perguntas que ajuda você a compreender as tarefas, os tempos, os talentos, as pessoas e a sua visão da sua função. Com base nessa compreensão, você pode desenhar a sua função ideal e fazer com que ela evolua.

2 – Why Do You Stay?

Existe uma ferramenta desenvolvida pelo Dr. John O. Burdet da Orchestra que permite inverter a entrevista de saída. Na realidade é um jogo que permite entender quais os aspectos mais valorizados na sua empresa e porque as pessoas decidem ficar. Com base nessa informação você pode envolver as pessoas na construção de uma proposta de valor melhor para o trabalho.

3 – Feedback vídeo

É comum que as pessoas peçam referências dos candidatos que recrutam, mas é menos comum que os candidatos peçam referências dos seus futuros chefes. Você pode pedir às pessoas que trabalham com você para gravar um vídeo de referência para você, que pode ser enviado aos candidatos que você está considerando. Isso é uma ótima maneira de demonstrar transparência e autenticidade, e também permite que os candidatos tenham uma ideia melhor de como seria trabalhar com você.

4 – Epic Talent Cards

Muitas vezes as pessoas não sabem dizer quais os seus talentos. Fica difícil construir um pitch e vender os seus talentos sem ter um “diretório” ou menu dos talentos mais relevantes no mundo do trabalho. Por isso a Epic Talent Society desenvolveu um baralho de 70 cartas que ajuda as pessoas a conhecerem e apresentarem os seus 5 maiores talentos.

5 – Jogo “Quem é Você”?

Num jogo simples de 2 minutos, você pode explorar 13 perguntas que definem muito melhor a pessoa. Com esse jogo simples você descobre afinidades, desenvolve empatia, admiração e grava uma melhor percepção sobre a pessoa. Essa ferramenta é fundamental no dia a dia para apresentar pessoas que vão trabalhar em times, não serve só para recrutamento.

Esses jogos e ferramentas permitem humanizar o trabalho e deixar a perspectiva dos recursos humanos, porque não somos meros recursos e todos somos responsáveis por construir a melhor experiência de trabalho (isso não é responsabilidade exclusiva dos RH).

Por que importa?


Por fim, ser líder significa ter pessoas de qualidade trabalhando no seu time. Eu gosto de pensar que as pessoas que deixam de trabalhar comigo vão para melhores posições e oportunidades, porque estão preparadas para tudo e aprenderam mais comigo do que em qualquer outro lugar. Minha reputação melhora a delas e vice-versa.

Leitura recomendada

Tiago Forjaz é professor do xBA, programa executivo internacional, da StartSe em parceria com a Nova SBE, que foi eleito o mais inovador do mundo.

Mindset correto é o que vai fazer você alcançar (ou não) o sucesso

Junior Borneli, co-fundador do StartSe

Mulher negra e sorridente segurando um IPad e olhando para frente (Fonte: Getty Images)

Mindset é a sua programação mental, é como você encara tudo que está ao teu redor

Mindset. Você já ouviu essa palavinha algumas vezes aqui no StartSe. Ela é importante, talvez uma das coisas mais importantes para “chegar lá” (seja lá onde for que você quiser chegar).

É sua habilidade de pensar o que você precisa para ter sucesso. E como a maioria das coisas que você possui dentro de você, ela é uma espécie de programação do seu ser. Tanto que é possível que você adquira outro mindset durante a vida, convivendo com as pessoas corretas, conhecendo culturas diferentes.

Algumas pessoas dizem que é isso das pessoas que faz o Vale do Silício ser a região mais inovadora do mundo. Eu, pessoalmente, não duvido. Fato é: você precisa de ter a cabeça no lugar certo, pois a diferença entre um mindset vencedor e um perdedor é o principal fator entre fracasso e sucesso.

Para isso, é importante você começar do ponto inicial: um objetivo. “Todo empreendedor precisa ter um objetivo. Acordar todos os dias e manter-se firme no propósito de fazer o máximo possível para chegar lá é fundamental”, diz Junior Borneli, co-fundador do StartSe e uma das pessoas mais entendidas de mindset no ecossistema brasileiro.

De lá, é importante você fazer o máximo que puder e não perder o foco, mantendo-se firme. “Não importa se no final do dia deu tudo certo ou errado. O importante é ter a certeza de que você fez tudo o que foi possível para o melhor resultado”, avisa.

Com a atitude certa, é capaz que você sempre consiga canalizar as coisas como positivas. “Você sempre tem duas formas de olhar um a mesma situação: aquela em que você se coloca como um derrotado e a outra onde você vê os desafios como oportunidades. Escolha sempre o melhor lado das coisas, isso fará com que sua jornada seja mais leve”, alerta o empreendedor.

Esses tipo de sentimento abre espaço para uma característica importantíssima dos principais empreendedores: saber lidar com grandes adversidades. “Um ponto em comum na maioria os empreendedores de sucesso é a superação”, destaca Junior Borneli.

Saber lidar com essas adversidades vai impedir que você pare no primeiro problema (ou falência) que aparecer na sua frente. “São muito comuns as histórias de grandes empresários que faliram várias vezes, receberam diversos ‘nãos’ e só venceram porque foram persistentes”, afirma.

É importante ter esse mindset resiliente, pois, nem sempre tudo será fácil para você – na verdade, quase nunca será. “Empreender é, na maior parte do tempo, algo muito doloroso. Até conseguir algum resultado expressivo o empreendedor passa por muitos perrengues. A imensa maioria fica pelo caminho”, diz.

É como uma luta de boxe, onde muitas vezes, para ganhar, você terá que apanhar e apanhar e apanhar até conseguir desferir o golpe (ou a sequência) certo. “Na minha opinião, não há melhor frase que defina a trajetória de um empreendedor de sucesso do que aquela dita por Rocky Balboa, no cinema: ‘não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. É assim que se ganha’”, ilustra.

O problema talvez seja que alguns aspectos do empreendedorismo tenham glamour demais. “Empreender não é simplesmente ter uma mesa com super-heróis e uma parede cheia de post-its coloridos. Você vive numa espécie de montanha russa de emoções, onde de manhã você é ‘o cara’ e à tarde não tem dinheiro pro café”, salienta.

Vale a pena, porém, perseverar neste caminho. “Para aqueles que são persistentes e têm foco, a jornada será difícil, mas o retorno fará valer a pena!,” destaca o empreendedor.

DERROTA TAMBÉM ENSINA

Um ponto importante do sucesso é saber lidar com o fracasso e, de lá, tomar algumas lições para sair mais forte ainda. “Toda derrota nos ensina algumas lições e assim nos tornamos mais fortes a cada nova tentativa. A cultura do fracasso, aqui no Brasil, é muito diferente dos Estados Unidos”, afirma Junior.

No Vale do Silício, falhar é encarado algo bom, na verdade – e aumenta suas chances de sucesso futuro. “Por lá, empreendedor que já falhou tem mais chances de receber investimentos porque mostrou capacidade de reação e aprendeu com os erros”, conta o empreendedor.

Mas ao pensar sobre fracasso, você precisa ter o filtro correto para não deixar a ideia escapar. “Encarar os erros como ensinamentos e entender que falhar é parte do jogo torna as coisas mais fáceis e suportáveis”, salienta.

Foco é a palavra de ordem para você conseguir alcançar os objetivos traçados no caminho, mesmo que em alguns momentos pareça que está tudo dando errado. “Por fim, buscar o equilíbrio mental e o foco são fundamentais. Nas vitórias, tendemos a nos render à vaidade e ao orgulho. E nas derrotas nos entregamos ao desânimo e a depressão. Mentalize seus objetivos, foque nos caminhos que vão leva-lo até eles e siga firme em frente”, afirma.

É importante que você tenha noção de que para ser uma exceção, você não pode pensar da maneira comodista que a maior parte das pessoas. “Se você quer chegar onde poucos chegaram, precisará fazer o que poucos têm coragem e disposição para fazer”, completa.

                   O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?                   

Moysés Peruhype Carlech

Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.

Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?

Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?

Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.

A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.

É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente.  Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.

Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.

O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.

Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.

Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.

Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.

Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.

Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.

Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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