Rodrigo Portes – Palestrante e Mentor de Vendas B2B – StartSe
Rodrigo Portes, executivo e autor do livro “Como a indústria 4.0 tem revolucionado o século XXI”, faz um apanhado dos 10 livros essenciais sobre Indústria 4.0 e Transformação Digital.
Foto por: Unsplash
por Rodrigo Portes, executivo e autor do livro “Como a indústria 4.0 tem revolucionado o século XXI”
Quando alguém me pergunta: “Qual foi o maior erro que você cometeu durante a sua carreira”? “Eu já respondo de bate-pronto “Ficar muitos anos sem estudar e sem me atualizar…”
Acredito que esse tenha sido o meu maior erro, mas também é o que eu mais me esforço para corrigir, todos os dias. Depois que entrei no mercado de trabalho, passei mais de uma década sem estudar, sem me atualizar, sempre ocupado demais com a pesada rotina das empresas em que atuei.
Foi só em 2017, quando tirei um período sabático, que me dei conta do quanto eu estava desatualizado. De lá para cá, fiz diversos cursos (marketing digital, indústria 4.0, vendas digitais) e estou sempre em busca de conteúdos que contribuam com minha evolução profissional.
Me tornei um leitor voraz. Adoro ler, principalmente livros que me ensinem algo. Nada contra romances e aventuras, mas o que eu gosto mesmo é de terminar um livro cheio de novos insights para o meu trabalho e para a vida como um todo.
Tornei-me adepto do lifelong learning, que prega o aprendizado constante ao longo da vida.
Benefícios do Lifelong Learning – Fonte: Annelise Gripp
Além dos livros, estou o tempo todo ligado em lives, webinars e podcasts como os do Resumo Cast e GoEPIK.
Se você é uma pessoa que não quer parar no tempo e continuar em constante atualização, separei essa lista com os 10 melhores livros sobre Indústria 4.0 e Transformação Digital que me ajudaram e marcaram muito a minha vida. Com certeza eles também vão te ajudar a adquirir novos conhecimentos e informações sobre um dos temas mais importantes e relevantes dentro do setor industrial na atualidade.
1- A Quarta Revolução Industrial
Escrito por Klaus Schwab, engenheiro e economista fundador do Fórum Econômico Mundial, este livro é destrincha a revolução industrial pela qual estamos passando atualmente. De forma resumida, ela é definida pelo conjunto de novas tecnologias que surgem em velocidade crescente e, quase sempre, utilizando as revoluções anteriores como base para a transformação.
Termos como nanotecnologia, drones, inteligência artificial e outros tantos que estampam as notícias de tecnologia diariamente são parte desse processo. No livro, Klaus tenta explicar por que nós temos todos esses avanços sob controle e como podemos utilizá-los para criar um futuro no qual a tecnologia existe com o propósito de melhorar a vida das pessoas.
Escrito por um dos maiores economistas atualmente vivos, é um livro essencial para entender que as mudanças vistas atualmente neste mercado são bem maiores do que muitos de nós davam conta.
Clique aqui para comprar o livro na Amazon
2 – A Segunda Era das Máquinas
Os autores deste livro são Erik Brynjolfsson, diretor do centro do MITpara negócios digitais, e Andrew McAfee, também pesquisador do órgão e ex-professor de Harvard.
A dupla afirmava já em 2014, ano de lançamento do livro, que estávamos em “um ponto de inflexão: uma virada na curva onde muitas tecnologias que só eram encontradas na ficção científica estavam virando uma realidade cotidiana”.
Alguns exemplos: os carros sem motorista do Google, os softwares que conversam como humanos (como o Siri) e ferramentas que funcionam através de big data e inteligência coletiva (como o Waze) – e isso sem falar no boom da robótica.
Todas estas inovações chamavam a atenção exatamente por ocorrerem em áreas – como a da comunicação complexa – que pareciam definitivamente reservadas ao trabalho humano.
Para os autores, o progresso tecnológico começaria lento e gradual até explodir, e é exatamente esse o momento que estamos vivendo: “os computadores estão fazendo para nosso poder mental o que o motor a vapor fez para nosso poder físico”. O resultado: a maior transformação na história desde a Revolução Industrial.
Clique aqui para comprar o livro na Amazon
3 – IoT: Como usar a “Internet Das Coisas” para alavancar seus negócios
IoT (Internet of things) ainda é um tema sobre o qual a maioria dos executivos não se sente confortável para discutir e tomar decisões.
Contudo, a IoT não é mais uma nova tendência ou modismo. É uma realidade que se impõe e, mais dia ou menos dia, vai chegar ao seu negócio ou setor. Principalmente com a chegada do 5G que vem para “turbinar”, de fato, a indústria 4.0 e a transformação digital.
Este livro de Bruce Sinclair fornece uma visão detalhada da IoT e de que forma ela está transformando a maneira como consumidores e empresas adquirem e usam os produtos. O autor analisa como a IoT vai impactar praticamente todas as cadeias de valor e o que você pode (e deve) fazer a respeito.
Além de conhecimento, esse livro te dará a segurança necessária para aprofundar a discussão sobre IoT na sua organização e como usá-la para alavancar seus negócios.
Clique aqui para comprar o livro na Amazon
4 – Indústria 4.0: Princípios básicos, aplicabilidade e implantação na área Industrial
De uma maneira objetiva este livro escrito por Paulo Samuel de Almeida, contempla os conceitos fundamentais e os pilares da Indústria 4.0 para que estudantes e profissionais das áreas de manufatura, engenharia e qualidade tenham uma fonte de consulta para auxiliar na implantação e no gerenciamento de uma organização baseada nos conceitos da Indústria 4.0.
É livro que tem um viés bem mais técnico sobre o tema e que apresenta desde os conceitos básicos, tecnologias habilitadoras, recursos necessários para implementação e roadmap para a indústria 4.0
Clique aqui para comprar o livro na Amazon
5 – Indústria 4.0: Fundamentos, perspectivas e aplicações
Este livro escrito por Sergio Luiz Stevan Jr, Murilo Oliveira Leme e Max Mauro Dias Santos, traz uma visão geral sobre a Indústria 4.0, buscando contextualizar a teoria à realidade brasileira, por meio de exemplos concretos de aplicação. Para isso, faz uma revisão bibliográfica, que também considera o desenvolvimento da eletrônica e das telecomunicações. Aborda as tecnologias correlacionadas à Indústria 4.0, como computação em nuvem, Internet das Coisas Industrial (IIoT), big data, inteligência artificial, entre outros.
Detalha, ainda, o modelo de arquitetura da iniciativa alemã Industrie 4.0, com foco na normalização e compreensão técnica dessa proposta. Ao final da obra, são explicadas as diferentes instâncias 4.0 no escopo industrial.
Clique aqui para comprar o livro na Amazon
6 – Indústria 4.0: Conceitos e fundamentos
O Livro “Indústria 4.0: Conceitos e Fundamentos” é uma obra escrita por diversos autores, a sua maioria professores universitários, e tem como objetivo proporcionar uma melhor compreensão sobre a Indústria 4.0, estudando-a sob variados ângulos, abordando seus conceitos e fundamentos e abrindo espaço para que seja cada vez mais discutida e estudada.
O texto é apropriado para empresas, estudantes e profissionais da indústria e de outras áreas interessados no tema, e vem para auxiliar no aprofundamento sobre esta nova realidade da manufatura industrial.
Clique aqui para comprar o livro na Amazon
7 – A Internet das Coisas
Este livro escrito por Eduardo Magrani visa esclarecer aspectos básicos sobre a IoT (Internet das Coisas), uma das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, porém sem a pretensão de esgotar todas as discussões sobre o assunto. Para atender a esse objetivo, o primeiro capítulo trata dos conceitos de tecnologia e inovação, buscando o correto enquadramento das funcionalidades da IoT nesse contetxo. Em seguida, o autor mergulha fundo sobre a origem do termo IoT, explicitando as características próprias da web 3.0 em contraposição às fases anteriores da web. No terceiro capítulo, é feita uma análise sobre a IoT no Brasil (à época do lançamento do livro) no tocante ao seu potencial econômico e social, ao passo que no capítulo final, trata-se, segundo o autor, dos aspectos negativos da IoT, tecendo reflexões críticas ao fenômeno.
Clique aqui para comprar o livro na Amazon
8 – Transformação Digital: Repensando o seu negócio para a era digital
David L. Rogers é o responsável por este que é um dos livros essenciais para CEOs, empresários ou até mesmo entusiastas da área que estão tentando entender como as novas tecnologias afetam os seus negócios e o que eles podem fazer para não serem passados para trás durante esse período de mudanças.
Usando sua experiência ao ter trabalhado em empresas como IBM, Visa e Toyota e ajudado no processo de transformação digital dessas companhias, Rogers traz um apanhado do que é preciso fazer e em quais pontos os negócios do século passado devem focar para se adaptarem ao novo mundo conectado e cheio de concorrentes em potencial.
Clique aqui para comprar o livro na Amazon
9 – Aperte o F5: A transformação da Microsoft e a busca de um futuro melhor para todos
A Microsoft teve Bill Gates como CEO até 2000, depois a função foi assumida por Steve Ballmer que, por sua vez, passou o bastão a Satya Nadella em 2014. Até então, o executivo, de origem indiana, não era muito conhecido. Mas ele tem uma longa trajetória na Microsoft e conta tudo neste livro “Aperte o F5”, leitura recomendada para quem deseja empreender ou se interessa pelo mundo dos negócios.
Depois de passar pela Sun Microsystems (a companhia foi comprada pela Oracle e não existe mais), Satya Nadella começou a trabalhar na Microsoft em 1992. Ao longo da sua trajetória, ocupou diversos cargos de decisão.
Um dos papéis mais importantes de Nadella foi o de ajudar a Microsoft a montar as suas divisões de serviços nas nuvens, como a plataforma Azure. Hoje, elas respondem por boa parte da receita da companhia. Em meio a tudo isso, fala ainda da empolgante transformação tecnológica que estamos prestes a vivenciar: inteligência artificial, realidade mista e computação quântica não são mais conceitos restritos à ficção científica e prometem alterar completamente as relações entre pessoas e máquinas.
Como CEO, Nadella ajudou Microsoft a perder a imagem negativa que carregava há alguns anos e a se transformar em uma companhia completamente adaptada aos atuais cenários de internet e mobilidade. Como ele fez isso? Essa é umas histórias que Satya conta em seu livro.
Clique aqui para comprar o livro na Amazon
10 – Inevitável: As 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo
Este livro de Kevin Kelly aborda as tendências tecnológicas que irão ou já estão alterando as formas de trabalho e nossa forma de nos relacionar uns com o outros e com as máquinas e a tecnologia que nos rodeia – desde a realidade virtual em casa até a inteligência artificial presente em tudo o que fabricarmos. Algumas das tecnologias abordadas, considerando todo o seu potencial, ainda estão um pouco distantes da realidade da maior parte das pessoas, mas muitas delas já transformam o nosso dia a dia, como é o caso do compartilhamento cada vez maior de ideias, conhecimento e bens de consumo.
Cada capítulo descreve uma das tecnologias, mas a sequência de apresentação e o encadeamento de ideias e exemplos torna muito evidente a proposta de que tudo está essencialmente relacionado.
Kelly, no início de cada capítulo, contextualiza o tema e dá diversos exemplos de sua existência ou tendência para sociedade, muitas vezes colocando sua opinião pessoal sobre o tema, o que torna a narrativa muito mais interessante.
Clique aqui para comprar o livro na Amazon
Mindset correto é o que vai fazer você alcançar (ou não) o sucesso
Junior Borneli, co-fundador do StartSe
Mulher negra e sorridente segurando um IPad e olhando para frente (Fonte: Getty Images)
Mindset é a sua programação mental, é como você encara tudo que está ao teu redor
Mindset. Você já ouviu essa palavinha algumas vezes aqui no StartSe. Ela é importante, talvez uma das coisas mais importantes para “chegar lá” (seja lá onde for que você quiser chegar).
É sua habilidade de pensar o que você precisa para ter sucesso. E como a maioria das coisas que você possui dentro de você, ela é uma espécie de programação do seu ser. Tanto que é possível que você adquira outro mindset durante a vida, convivendo com as pessoas corretas, conhecendo culturas diferentes.
Algumas pessoas dizem que é isso das pessoas que faz o Vale do Silício ser a região mais inovadora do mundo. Eu, pessoalmente, não duvido. Fato é: você precisa de ter a cabeça no lugar certo, pois a diferença entre um mindset vencedor e um perdedor é o principal fator entre fracasso e sucesso.
Para isso, é importante você começar do ponto inicial: um objetivo. “Todo empreendedor precisa ter um objetivo. Acordar todos os dias e manter-se firme no propósito de fazer o máximo possível para chegar lá é fundamental”, diz Junior Borneli, co-fundador do StartSe e uma das pessoas mais entendidas de mindset no ecossistema brasileiro.
De lá, é importante você fazer o máximo que puder e não perder o foco, mantendo-se firme. “Não importa se no final do dia deu tudo certo ou errado. O importante é ter a certeza de que você fez tudo o que foi possível para o melhor resultado”, avisa.
Com a atitude certa, é capaz que você sempre consiga canalizar as coisas como positivas. “Você sempre tem duas formas de olhar um a mesma situação: aquela em que você se coloca como um derrotado e a outra onde você vê os desafios como oportunidades. Escolha sempre o melhor lado das coisas, isso fará com que sua jornada seja mais leve”, alerta o empreendedor.
Esses tipo de sentimento abre espaço para uma característica importantíssima dos principais empreendedores: saber lidar com grandes adversidades. “Um ponto em comum na maioria os empreendedores de sucesso é a superação”, destaca Junior Borneli.
Saber lidar com essas adversidades vai impedir que você pare no primeiro problema (ou falência) que aparecer na sua frente. “São muito comuns as histórias de grandes empresários que faliram várias vezes, receberam diversos ‘nãos’ e só venceram porque foram persistentes”, afirma.
É importante ter esse mindset resiliente, pois, nem sempre tudo será fácil para você – na verdade, quase nunca será. “Empreender é, na maior parte do tempo, algo muito doloroso. Até conseguir algum resultado expressivo o empreendedor passa por muitos perrengues. A imensa maioria fica pelo caminho”, diz.
É como uma luta de boxe, onde muitas vezes, para ganhar, você terá que apanhar e apanhar e apanhar até conseguir desferir o golpe (ou a sequência) certo. “Na minha opinião, não há melhor frase que defina a trajetória de um empreendedor de sucesso do que aquela dita por Rocky Balboa, no cinema: ‘não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. É assim que se ganha’”, ilustra.
O problema talvez seja que alguns aspectos do empreendedorismo tenham glamour demais. “Empreender não é simplesmente ter uma mesa com super-heróis e uma parede cheia de post-its coloridos. Você vive numa espécie de montanha russa de emoções, onde de manhã você é ‘o cara’ e à tarde não tem dinheiro pro café”, salienta.
Vale a pena, porém, perseverar neste caminho. “Para aqueles que são persistentes e têm foco, a jornada será difícil, mas o retorno fará valer a pena!,” destaca o empreendedor.
DERROTA TAMBÉM ENSINA
Um ponto importante do sucesso é saber lidar com o fracasso e, de lá, tomar algumas lições para sair mais forte ainda. “Toda derrota nos ensina algumas lições e assim nos tornamos mais fortes a cada nova tentativa. A cultura do fracasso, aqui no Brasil, é muito diferente dos Estados Unidos”, afirma Junior.
No Vale do Silício, falhar é encarado algo bom, na verdade – e aumenta suas chances de sucesso futuro. “Por lá, empreendedor que já falhou tem mais chances de receber investimentos porque mostrou capacidade de reação e aprendeu com os erros”, conta o empreendedor.
Mas ao pensar sobre fracasso, você precisa ter o filtro correto para não deixar a ideia escapar. “Encarar os erros como ensinamentos e entender que falhar é parte do jogo torna as coisas mais fáceis e suportáveis”, salienta.
Foco é a palavra de ordem para você conseguir alcançar os objetivos traçados no caminho, mesmo que em alguns momentos pareça que está tudo dando errado. “Por fim, buscar o equilíbrio mental e o foco são fundamentais. Nas vitórias, tendemos a nos render à vaidade e ao orgulho. E nas derrotas nos entregamos ao desânimo e a depressão. Mentalize seus objetivos, foque nos caminhos que vão leva-lo até eles e siga firme em frente”, afirma.
É importante que você tenha noção de que para ser uma exceção, você não pode pensar da maneira comodista que a maior parte das pessoas. “Se você quer chegar onde poucos chegaram, precisará fazer o que poucos têm coragem e disposição para fazer”, completa.
O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?
Moysés Peruhype Carlech
Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.
Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?
Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?
Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente. Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.
Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.
O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.
Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.
Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.
Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.
Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.
Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.
Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297