João Branco – Profissional de Marketing mais admirado do Brasil e professor da StartSe
Já reparou como muitas ideias parecem surgir do nada? A verdade é que a originalidade é mais rara do que imaginamos. Neste texto, João Branco explora o fascinante mundo da inspiração, da cópia e da criatividade.
Foto: Pexels
Quem nunca ouviu uma música e identificou um trecho super parecido com outro hit? Quem nunca viu uma propaganda e teve a sensação de que “essa ideia já foi usada”? Isso é técnica, inspiração ou falta de criatividade?
Há quem diga que a maioria dos filmes de sucesso usa uma das mesmas cinco narrativas de sempre. Por exemplo, repare nessa história: uma criança perde os pais, descobre que tem superpoderes, fica um tempo afastada e depois volta para salvar o dia. Esse é o enredo do Batman ou da Elsa (de Frozen)?
As lutas do Karate Kid tem muitos elementos do Rocky Balboa. E no filme “A vida secreta dos bichos” a gente descobre o que aconteceria se Toy Story fosse pensado com animais de estimação ao invés de brinquedos.
- A verdade é que não somos mestres da originalidade. Estamos constantemente buscando referências em coisas que nos cercam.
Quando escolhemos nomes para nossos filhos, fazemos questão de vasculhar tendências, celebridades, livros de significado e até os amigos de infância. Afinal, quem quer um nome totalmente desconhecido? Mas também não queremos o óbvio. Esse mesmo sentimento acontece quando vamos criar uma marca, um produto ou uma campanha.
Existe também a arte milenar do “Control C, Control V”, amplamente dominada pela pirataria. As regras de propriedade intelectual são um tanto rígidas, mas, na prática, muita coisa passa despercebida.
Já aconteceu de alguém roubar descaradamente suas ideias? Seu concorrente lançou aquele serviço igualzinho ao seu? Ou um site plagiou seu design e ninguém ligou? Bem-vindo ao clube.
Da próxima vez que for ao supermercado repare a quantidade de produtos que escrevem em suas embalagens coisas do tipo “as originais”, “desde 1953”, “evite imitações”, “clássico”… como se isso fosse capaz de bloquear as réplicas.
A boa notícia é que só as ideias boas são copiadas. Se estão imitando você, é um sinal de que está fazendo algo muito bem. É muito chato ver um plágio por aí, mas talvez você tenha ainda mais razões para ficar preocupado quando ninguém copia nada do que você faz.
E, no fundo, todo mundo sabe que aquela opção genérica de “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles em um pão com gergelim” que está no restaurante da esquina não é um Big Mac.
É um fato: vivemos cercados de “ladrõezinhos de ideias”. Então se você for implementar uma novidade relevante no mercado, não se esqueça de checar quão difícil seria copiar o que você faz.
Para aqueles que querem uma segurança extra, descobri um seguro antifurto muito interessante: ele se chama “autenticidade”. E significa fazer de um jeito que só você consegue fazer.
Coloque um pouco da sua verdade, da sua história, da sua essência naquilo que oferece. Não entregue apenas um objeto comum dentro de uma caixa qualquer, coloque um pouco de você ali dentro. Encha esse pacote de sensações, valores, vínculos emocionais verdadeiros e consistentes.
Outros podem até copiar uma frase, um jingle, um post, uma embalagem, uma promoção. Mas nunca conseguirão ser iguais a você.
CARACTERÍSTICAS DA VALEON
Perseverança
Ser perseverante envolve não desistir dos objetivos estipulados em razão das atividades, e assim manter consistência em suas ações. Requer determinação e coerência com valores pessoais, e está relacionado com a resiliência, pois em cada momento de dificuldade ao longo da vida é necessário conseguir retornar a estados emocionais saudáveis que permitem seguir perseverante.
Comunicação
Comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e compreensão entre as pessoas. É a maneira de se relacionar com os outros por meio de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga os seres humanos para que eles possam compartilhar conhecimentos e sentimentos. Ela envolve transação entre pessoas. Aquela através da qual uma instituição comunica suas práticas, objetivos e políticas gerenciais, visando à formação ou manutenção de imagem positiva junto a seus públicos.
Autocuidado
Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.
Autonomia
Autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.
A autonomia no trabalho é um dos fatores que impulsionam resultados dentro das empresas. Segundo uma pesquisa da Page Talent, divulgada em um portal especializado, 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando agem de maneira independente. Contudo, nem todas as empresas oferecem esse atributo aos colaboradores, o que acaba afastando profissionais de gerações mais jovens e impede a inovação dentro da companhia.
Inovação
Inovar profissionalmente envolve explorar novas oportunidades, exercer a criatividade, buscar novas soluções. É importante que a inovação ocorra dentro da área de atuação de um profissional, evitando que soluções se tornem defasadas. Mas também é saudável conectar a curiosidade com outras áreas, pois mesmo que não represente uma nova competência usada no dia a dia, descobrir novos assuntos é uma forma importante de ter um repertório de soluções diversificadas e atuais.
Busca por Conhecimento Tecnológico
A tecnologia tornou-se um conhecimento transversal. Compreender aspectos tecnológicos é uma necessidade crescente para profissionais de todas as áreas. Ressaltamos repetidamente a importância da tecnologia, uma ideia apoiada por diversos especialistas em carreira.
Capacidade de Análise
Analisar significa observar, investigar, discernir. É uma competência que diferencia pessoas e profissionais, muito importante para contextos de liderança, mas também em contextos gerais. Na atualidade, em um mundo com abundância de informações no qual o discernimento, seletividade e foco também se tornam grandes diferenciais, a capacidade de analisar ganha importância ainda maior.
Resiliência
É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões (inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em líderes. O líder, mesmo colocando a sua vida em perigo, deve ter a capacidade de manter-se fiel e com serenidade em seus objetivos.
Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
WEBsite: https://valedoacoonline.com.br/
WEBApp: valeon