História de mari – Go Outside
Imagine isto: você se acomodou para passar a noite em seu colchão inflável e foi para a terra dos sonhos. Algumas horas depois, você acorda com frio e desconforto e percebe que seu confortável item de acampamento murchou até que você esteja deitado em cima das raízes e do cascalho. Você o enche e deita de novo, mas não adianta: logo você acorda no chão mais uma vez.
Os colchões infláveis modernos e isolados são mais confortáveis do que suas contrapartes de espuma de células fechadas, mais duráveis, jamais poderiam ser, mas se não conseguem reter o ar, não são boas para você. Qualquer pessoa que tenha dormido fora por muito tempo já sofreu um furo e conhece a frustração de passar horas tentando encontrar e fechar um buraco microscópico que está causando grandes problemas.
Mas e se eu te dissesse que não precisa ser assim? Com algumas ferramentas básicas e algum conhecimento, encontrar e consertar o furo em seu colchão inflável é uma tarefa fácil que deve levar apenas alguns minutos de trabalho (mais algumas horas de secagem. Aprenda:
Encontrando o furo no colchão inflável
O primeiro passo para encontrar um furo no colchão inflável é invariavelmente o mais difícil: a maioria dos furos são pequenos demais para serem vistos a olho nu, pelo menos sem já saber onde estão. Mas em vez de usar uma lupa, pegue seu kit de lavar louça. Adicione algumas gotas de sabão em uma garrafa ou tigela com água e misture. Encha o colchão e espalhe a mistura pela superfície com um borrifador, se tiver, e com as mãos, se não tiver. O ar que escapa do furo formará bolhas na água com sabão, permitindo que você veja imediatamente onde está o dano. Marque o furo com um pedaço de fita adesiva ou marcador e continue até verificar todo o colchão. (Dica profissional: inicie esse processo assim que acordar pela manhã. Você precisará de tempo para que a almofada seque e o reparo subsequente seja definido.)
Remendando o buraco
Aquele adesivo que veio com o seu colchão? Quase inútil: pode evitar que seu absorvente esvazie muito por uma noite, mas não é uma solução boa ou durável. Em vez disso, pegue um tubo de cola adequada para equipamentos externos. Depois que a almofada secar, espalhe um pouco de adesivo sobre o buraco. Deixe secar por 8 a 10 horas (de preferência deitado, mas se você tiver quilômetros pela frente, você pode dobrar cuidadosamente o bloco e amarrá-lo na parte externa da mochila com o lado colado para fora). Se você estiver em casa, teste seu trabalho de reparo colocando alguns objetos pesados, mas não pontiagudos – livros, jarros de água, um pacote carregado – na almofada inflada e verificando-a oito horas depois para ter certeza de que ainda está retendo ar. No acampamento? Colar e esperar pelo melhor.
Dicas para prevenir danos ao colchão inflável
É sempre melhor evitar um reparo do que fazê-lo, e com um pouco de previsão você pode evitar a maioria dos danos ao seu colchão. Em áreas com folhagens pontiagudas ou pedras pontiagudas, considere colocar uma toalha de chão embaixo da barraca para reduzir a chance de perfurarem o item. Se o peso não for um grande problema, considere carregar um tapete leve de espuma de células fechadas para colocar sob o inflável.
Além de parecer estranho, carregar o colchão do lado de fora da mochila é uma ótima maneira de cortá-lo, raspá-lo e colocá-lo no esquecimento. Se possível, leve-o dentro da mochila.