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Steve Jobs mudou o mundo com suas ideias e propósito, entretanto, lidava com problemas na hora de trabalhar em equipe
Steve jobs demitido da apple
A frase acima é um lembrete de Steve Jobs à necessidade de estarmos sempre buscando mais, sempre com fome por uma próxima conquista (stay hungry) e ao mesmo tempo, sempre buscando aprender, sempre admitindo que não sabemos tudo e que podemos melhorar (stay foolish).
Quando Steve Wozniak foi a primeira pessoa na história a apertar uma tecla em um teclado e ver aquilo aparecer na tela, de certa forma, dando inicio ao que conhecemos hoje como computadores.
No momento em que aquilo aconteceu, ele não foi capaz de acreditar no que estava vendo, ele não acreditava que aquilo realmente estava funcionando, e correu para mostrar os resultados ao seu melhor amigo, Steve Jobs.
Jobs ficou admirado com o que estava vendo, e imediatamente começou a pensar em todas as possibilidades, e a fazer perguntas a respeito do que poderia ser feito com aquilo.
Wozniak’s tinha um objetivo simples, ele queria dar aquele computador e planos sobre como fazer outros para os seus amigos no Homebrew Computer Club, mas Jobs sabia que aquela era uma invenção muito importante para ser simplesmente dada.
Ele viu uma oportunidade naquele momento.
Jobs foi capaz de perceber a revolução tecnologia que estava acontecendo ao seu redor, e que com aquele computador ele poderia criar uma empresa que tomaria a dianteira desse movimento. Assim, ele convenceu Wozniak a se tornar seu parceiro de negócios e juntos fundaram a Apple Computers.
COMEÇANDO UMA REVOLUÇÃO
Steve Jobs (foto: Tim Mosenfelder / Correspondente via Getty Images)
Woz e Jobs começaram a trabalhar no desenvolvimento do Apple I, seu primeiro modelo construído sob a nova marca, Woz desenvolveu o produto e Steve era responsável por conseguir pessoas interessadas em comprar.
Após uma apresentação ao vivo do novo produto, Steve conseguiu fechar um acordo de venda de 50 unidades do Apple I para uma pequena loja em Palo Alto. Uma excelente notícia, se não fosse o fato de que eles não tinham nem os componentes, recursos ou pessoas para suprir aquela demanda. Mas isso não importava para Jobs.
Ele então começou a atrair as pessoas para se juntar ao seu novo time. Convenceu seus amigos e Woz a trabalharem horas e horas após seus trabalhos do dia a dia para conseguir cumprir o contrato, e eles conseguiram.
Após isso Jobs teve a certeza de que havia encontrado algo especial, e era hora para levantar algum capital.
Ele passava horas e horas usando o telefone na casa dos seus pais conversando com investidores. Ele foi rejeitado dezenas de vezes. Jobs estava pedindo muito dinheiro, por pouquíssimo equity em um negócio extremamente arriscado.
Mas isso não o desencorajou. Ele sabia que era possível.
Então, após diversas rejeições ele finalmente conseguiu um investidor. Mike Markkula, um investidor que havia feito bastante dinheiro após investir na Intel, comprou 33% da Apple por $250.000 dólares.
Com o dinheiro de Markkula, a Apple Computer estava pronta para construir o produto que a colocaria definitivamente no mapa, o Apple II
O CAMPO DE DISTORÇÃO DA REALIDADE
À medida que a empresa crescia, cada vez mais rápido, o estilo inconvencional de Jobs era colocado cada vez mais a mostra. Ele queria que todos os detalhes de todos os produtos fossem sempre perfeitos. Ele era obcecado pela qualidade e destratava os membros do seu time por entregarem o que ele considerava “shit work” (ou trabalho de merda).
O board administrativo da Apple então decidiu que ele não estava pronto para estar a frente da empresa como um todo, e o colocou para chefiar somente um produto; o Macintosh.
Ao se unir ao time do Macintosh, Jobs mostrou aquilo que era tanto seu melhor talento, quanto sua maior fraqueza — o seu campo de distorção da realidade. Para Jobs, tudo em sua mente não era somente possível, mas também, uma realidade.
Ele fazia com que os engenheiros entregassem algo que levaria mais de um ano para ser concluído em 6 meses. Pedia para que o time trabalhasse em suas visões quase insanas do futuro. E uma vez que eles começassem a trabalhar nas ideias malucas de Steve, eles viam que aquilo realmente poderia funcionar.
“Vocês fizeram o impossível, pois não sabiam que era impossível.”
A frase foi dita por Debby Coleman, uma das engenheiras no time do Macintosh. Ela foi uma das muitas pessoas inspiradas a questionar as regras do que conheciam sobre o mundo e sobre a computação.
Um exemplo clássico de como o campo de distorção de Jobs funcionava, foi quando ele passou a se sentir frustrado com o tempo que o Macintosh levava para ligar. Um dos engenheiros disse que era simplesmente impossível tornar aquilo mais rápido, Jobs então perguntou:
“Se o fato do Macintosh ligar 10 segundos mais rápido, pudesse salvar uma vida, você conseguiria fazer?”
O engenheiro em questão então reduziu o tempo para ligar em 27 segundos.
Durante anos, Jobs e seu time mudaram as regras conhecidas enquanto desenvolviam o Mac. Então, em 1984 eles lançaram o Macintosh para o público. Era um computador pessoal poderoso, amigável, e com um preço acessível para a população. Seu maior feito na época.
Porém, o campo de distorção possuía um lado negativo. Jobs não obedecia regras, tomava o crédito pelo trabalho de outras pessoas, e frequentemente se negava a assumir o que era real, até mesmo se negando a aceitar um teste de paternidade que provava que era ele o pai.
Sua arrogância e gênio incontrolável acabaram irritando mais do que o limite do conselho da Apple poderia suportar, fazendo com que em 1985 ele fosse expulso da própria empresa.
A MENTE DIMENSIONAL
Steve Jobs possuía diversas falhas. Ele era arrogante, insensível e bastante frio mesmo com pessoas próximas em sua vida.
Porém, os motivos que faziam ele agir dessa forma, era os mesmos que permitiam que ele revolucionasse o mundo, o tornando um lugar melhor. Ele acreditava que as regras normais não se aplicavam a ele.
As regras sobre computadores serem somente ferramentas de trabalho, não se aplicavam. As regras sobre o que um engenheiro poderia fazer não se aplicavam. E quando ele voltou ao comando da Apple, 12 anos após ser expulso, as regras sobre como reerguer uma empresa que parecia fadada a terminar, também não se aplicavam.
Mas você precisa se tornar uma pessoa fria, arrogante e megalomaníaca para desenvolver a sua criatividade?
A resposta é não! O núcleo da criatividade de Steve Jobs vinha da “Mente Dimensional.”
A Mente Dimensional é aquela que está aberta, sempre buscando aprender e que não se prende as noções pré-concebidas do que é possível ou não.
Esse era o Mindset que permitia que Jobs visse o mundo de uma forma diferente. E assim como os times que trabalhavam com ele na Apple, você também o pode desenvolver.
COMO DESENVOLVER A CRIATIVIDADE DE STEVE JOBS
A Mente Dimensional é uma reflexão de como víamos o mundo quando éramos crianças. voltar a ver o mundo dessa forma abre um mundo de possibilidades.
Abaixo você pode ver algumas formas comprovadas de desenvolver a criatividade que Jobs possuIa com sua mente dimensional, sem a sua arrogância.
1 PRATIQUE A CURIOSIDADE
Você provavelmente acredita que muitas coisas ao seu redor sejam garantidas e fixas. Enxerga um carro como somente um carro, um computador como um computador e um celular como um celular. Mas da onde essas coisas vieram? Como elas funcionam?
Quando você era uma criança você costumava fazer perguntas assim: de onde algo veio? Como funciona? Por quê é assim? Não pode ser de outra forma?
Você era curioso sobre tudo a sua volta, e isso treinava o seu cérebro a ser mais aberto e a absorver mais conhecimento.
Mas a medida que você envelheceu, você perdeu parte dessa capacidade, na verdade, você foi condicionado a questionar menos e aceitar mais.
Reserve de 10 a 15 minutos todos os dias para observar o mundo a sua volta e ser mais curioso.
Veja tudo o que te cerca e simplesmente se pergunte “Por quê?”, da mesma forma que uma criança faria, questione, somente por questionar. Você só precisa abrir sua mente a questionar os padrões existentes.
2 MEDITE
Existem poucas formas melhores de treinar o seu cérebro do que a meditação. Uma das melhores coisas sobre meditar é como isso afeta seu cérebro positivamente, ajudando a ter maior clareza de pensamentos e reduzir o stress.
Jobs viajou pela Índia durante sua juventude onde aprendeu muito sobre Zen e espiritualidade, porém ele não foi muito feliz na aplicação dos conceitos no lado humano.
A meditação vai te ajudar não só a entender melhor as questões criadas pela sua curiosidade, como a se relacionar melhor com as pessoas a sua volta, ajudando a reduzir os efeitos negativos da distorção da realidade de Jobs.
3 SUPRIMA SEU EGO NA HORA DE TOMAR DECISÕES
Você não é suas ideias. Temos uma tendência natural de nos apegarmos a nossas ideias, isso é ainda mais forte entre empreendedores iniciantes, ou pessoas que pela primeira vez estão criando algo.
Mas a verdade é que isso pode ser um problema. Suas ideias serão confrontadas com a realidade e por outras pessoas, e ao se apegar muito a elas, você pode sentir como se aquele confronto fosse a você e não suas ideias, tornando o processo de aprendizado e melhora muito mais difícil.
Por isso, aprenda a controlar o seu ego e separar a sua imagem da suas ideias.
4 JULGUE MENOS
Existe uma grande chance de que se alguém te apresentasse o conceito do Uber 10 anos atrás, você achasse isso algo ridículo, porém hoje a empresa é uma das maiores do mundo.
A medida que perdemos nossa curiosidade natural e nossa capacidade criativa, passamos a julgar o que é diferente, e isso limita o quão inovadores podemos ser.
Muitas ideias são aparentemente idiotas no seu começo, e com isso acabamos também julgando as pessoas que surgem com essas ideias.
É preciso que você identifique quando estiver fazendo isso e não faça mais. Pare de julgar as ideias e pessoas a sua volta, ao invés disso, procure entender a situação como um todo, pergunte-se como aquilo poderia ser melhorado e adaptado, isso definitivamente terá consequências positivas.
5 SEJA CONSCIENTE DAS SUAS DECISÕES
Gostamos de nos ver como animais racionais, porém 45% das nossas decisões são tomadas de forma automática e subconsciente.
O que você decide comer? Ou qual roupa usar? Essas questões são respondidas em uma espécie de piloto automático, e tudo bem ser assim, afinal, você não precisa tomar cada decisão de forma reflexiva.
Porém, no trabalho é importante que você comece a questionar mais as suas próprias decisões e reflita sobre elas. Não assuma que por algo ter funcionado antes ele vai funcionar novamente, pense e reflita se não existe uma forma melhor.
Ao tomar decisões de forma automática você está essencialmente se fechando a criatividade e inovação. Por isso é importante que você comece a praticar e se torne mais consciente das decisões que está tomando.
CONCLUSÕES
Jobs sem sombra de dúvidas era uma pessoa fora da curva. Sua criatividade e capacidade de inspirar os outros eram incríveis, porém isso tinha um preço.
As dificuldades em manter relacionamentos, e mesmo a apropriação indevida do trabalho de outros são pontos muito problemáticos para pessoas que querem se desenvolver tanto pessoal, quanto profissionalmente.
Não serei aqui um mentiroso e falar que esse texto vai te ensinar a ter o mesmo poder criativo que Steve Jobs possuía, porém as dicas que dei aqui, vão te ajudar e muito a ampliar a sua criatividade.
Ao colocar esses conceitos em prática, você terá um boom na sua capacidade de entender o mundo a sua volta e de criar em cima disso. Agora, mãos à obra.
Mindset correto é o que vai fazer você alcançar (ou não) o sucesso
Junior Borneli, co-fundador do StartSe
Mulher negra e sorridente segurando um IPad e olhando para frente (Fonte: Getty Images)
Mindset é a sua programação mental, é como você encara tudo que está ao teu redor
Mindset. Você já ouviu essa palavinha algumas vezes aqui no StartSe. Ela é importante, talvez uma das coisas mais importantes para “chegar lá” (seja lá onde for que você quiser chegar).
É sua habilidade de pensar o que você precisa para ter sucesso. E como a maioria das coisas que você possui dentro de você, ela é uma espécie de programação do seu ser. Tanto que é possível que você adquira outro mindset durante a vida, convivendo com as pessoas corretas, conhecendo culturas diferentes.
Algumas pessoas dizem que é isso das pessoas que faz o Vale do Silício ser a região mais inovadora do mundo. Eu, pessoalmente, não duvido. Fato é: você precisa de ter a cabeça no lugar certo, pois a diferença entre um mindset vencedor e um perdedor é o principal fator entre fracasso e sucesso.
Para isso, é importante você começar do ponto inicial: um objetivo. “Todo empreendedor precisa ter um objetivo. Acordar todos os dias e manter-se firme no propósito de fazer o máximo possível para chegar lá é fundamental”, diz Junior Borneli, co-fundador do StartSe e uma das pessoas mais entendidas de mindset no ecossistema brasileiro.
De lá, é importante você fazer o máximo que puder e não perder o foco, mantendo-se firme. “Não importa se no final do dia deu tudo certo ou errado. O importante é ter a certeza de que você fez tudo o que foi possível para o melhor resultado”, avisa.
Com a atitude certa, é capaz que você sempre consiga canalizar as coisas como positivas. “Você sempre tem duas formas de olhar um a mesma situação: aquela em que você se coloca como um derrotado e a outra onde você vê os desafios como oportunidades. Escolha sempre o melhor lado das coisas, isso fará com que sua jornada seja mais leve”, alerta o empreendedor.
Esses tipo de sentimento abre espaço para uma característica importantíssima dos principais empreendedores: saber lidar com grandes adversidades. “Um ponto em comum na maioria os empreendedores de sucesso é a superação”, destaca Junior Borneli.
Saber lidar com essas adversidades vai impedir que você pare no primeiro problema (ou falência) que aparecer na sua frente. “São muito comuns as histórias de grandes empresários que faliram várias vezes, receberam diversos ‘nãos’ e só venceram porque foram persistentes”, afirma.
É importante ter esse mindset resiliente, pois, nem sempre tudo será fácil para você – na verdade, quase nunca será. “Empreender é, na maior parte do tempo, algo muito doloroso. Até conseguir algum resultado expressivo o empreendedor passa por muitos perrengues. A imensa maioria fica pelo caminho”, diz.
É como uma luta de boxe, onde muitas vezes, para ganhar, você terá que apanhar e apanhar e apanhar até conseguir desferir o golpe (ou a sequência) certo. “Na minha opinião, não há melhor frase que defina a trajetória de um empreendedor de sucesso do que aquela dita por Rocky Balboa, no cinema: ‘não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. É assim que se ganha’”, ilustra.
O problema talvez seja que alguns aspectos do empreendedorismo tenham glamour demais. “Empreender não é simplesmente ter uma mesa com super-heróis e uma parede cheia de post-its coloridos. Você vive numa espécie de montanha russa de emoções, onde de manhã você é ‘o cara’ e à tarde não tem dinheiro pro café”, salienta.
Vale a pena, porém, perseverar neste caminho. “Para aqueles que são persistentes e têm foco, a jornada será difícil, mas o retorno fará valer a pena!,” destaca o empreendedor.
DERROTA TAMBÉM ENSINA
Um ponto importante do sucesso é saber lidar com o fracasso e, de lá, tomar algumas lições para sair mais forte ainda. “Toda derrota nos ensina algumas lições e assim nos tornamos mais fortes a cada nova tentativa. A cultura do fracasso, aqui no Brasil, é muito diferente dos Estados Unidos”, afirma Junior.
No Vale do Silício, falhar é encarado algo bom, na verdade – e aumenta suas chances de sucesso futuro. “Por lá, empreendedor que já falhou tem mais chances de receber investimentos porque mostrou capacidade de reação e aprendeu com os erros”, conta o empreendedor.
Mas ao pensar sobre fracasso, você precisa ter o filtro correto para não deixar a ideia escapar. “Encarar os erros como ensinamentos e entender que falhar é parte do jogo torna as coisas mais fáceis e suportáveis”, salienta.
Foco é a palavra de ordem para você conseguir alcançar os objetivos traçados no caminho, mesmo que em alguns momentos pareça que está tudo dando errado. “Por fim, buscar o equilíbrio mental e o foco são fundamentais. Nas vitórias, tendemos a nos render à vaidade e ao orgulho. E nas derrotas nos entregamos ao desânimo e a depressão. Mentalize seus objetivos, foque nos caminhos que vão leva-lo até eles e siga firme em frente”, afirma.
É importante que você tenha noção de que para ser uma exceção, você não pode pensar da maneira comodista que a maior parte das pessoas. “Se você quer chegar onde poucos chegaram, precisará fazer o que poucos têm coragem e disposição para fazer”, completa.
O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?
Moysés Peruhype Carlech
Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.
Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?
Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?
Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente. Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.
Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.
O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.
Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.
Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.
Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.
Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.
Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.
Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297