Karla Neto – Colunista correspondente

Nesta quarta-feira(23), é celebrado o Dia Nacional do Aviador, a data celebra os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais, de transporte ou privados. As pessoas que, assim como Santos Dumont, o “pai da aviação”, se arriscam nos céus e levam os passageiros aos seus destinos em uma das invenções mais maravilhosas do século XX.

No dia 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont, torna-se o primeiro ser humano a voar! A bordo do 14-Bis, sua criação, Dumont faz um voo no Campo Bagatelle, na França, que ficaria registrado como o início de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião.
A Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decreta o dia 23 de Outubro como Dia do Aviador no Brasil, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro!

Foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

CURIOSIDADES  – Karla Neto

Saiba mais sobre o inhame e seus poderosos benefícios:

É uma raiz de baixo índice glicêmico, o que ajuda na perda de peso, tem maior quantidade de carboidrato, e por isso oferece mais energia, e seu alto teor de fibra permite uma maior sensação de saciedade. Porém, por ser uma boa fonte de carboidrato, seu consumo deve ser equilibrado de acordo com o gasto calórico.

Também conhecido em algumas regiões como cará-da-costa, é uma planta de origem africana e bastante cultivada em várias partes do mundo por se tratar de um alimento energético e de alto valor nutritivo, e por isso muito recomendado por nutricionistas e consumido por atletas.

No Brasil, o inhame é bastante comum no Norte e Nordeste, onde está presente nas mesas de muitos brasileiros, principalmente apreciado no café da manhã, em substituição ao pão.

  • Proporciona um aporte maior de calorias e vitaminas por ser rico em vitaminas do complexo B, importante auxiliar na absorção do carboidrato;
  • Auxilia na diminuição da incidência de câimbras por ser rico em minerais como potássio, magnésio e cálcio, que participam da contração e relaxamento do músculo;
  • Possui propriedades antioxidantes, que preveni o envelhecimento precoce, além do teor de fibras que auxiliam na microbiota intestinal;
  • É bastante indicado para os atletas devido à sua elevada quantidade de minerais e vitaminas, como a provitamina A, vitamina C e vitamina B6, que podem influenciar positivamente na imunidade que fica comprometida devido ao alto desempenho da atividade;
  • É ótimo para o cérebro – em razão da grande quantidade de vitaminas do complexo B que estimulam a memória, são fundamentais para a transmissão dos impulsos nervosos, e diminuem o impacto do estresse do dia-a-dia;
  • Alivia os sintomas da depressão já que os carboidratos melhoram a função cerebral durante a produção de serotonina, provocando uma sensação de bem-estar.

Como consumir
Como toda raiz, o inhame é um alimento versátil e pode entrar no preparo de refogados, sopas, caldos, pães, tortas e bolos. É possível achar variedade de receitas: bolinho de queijo, creme de inhame com abóbora, iogurte, purê, maionese, e até sorvete de inhame com morango.

Pode ser consumido cozido, assado ou como chips, lembrando que a forma mais indicada é sempre a mais simples para preservar mais nutrientes. Dicas: quanto maior o tempo de cozimento mais perde nutriente e, quando assado, diminui o teor de agua, concentrando ainda mais o carboidrato.

Voce saiba Por que espirramos? Veja!

Espirros podem não ser causados por doenças subjacentes. Algumas causas comuns incluem exposição ao frio, luzes brilhantes, agentes irritantes, como pimenta, ou corpos estranhos presos no nariz.

Podemos admitir que espirrar faz bem, uma vez que esse mecanismo promove uma limpeza das narinas e folículos que revestem a entrada dos dutos nasais. Dessa forma, é uma maneira do corpo prevenir a inalação de microrganismos causadores de doenças e alergias.

De modo geral, nem todo espirro pode ser sintoma de uma doença, pode ser simplesmente para manter as mucosas limpas e manter a filtragem do ar inalado em um nível ideal.
É lógico que devemos ficar atentos quando espirramos com muita frequência e temos outros sintomas concomitantes, como congestão nasal, coriza, dor de cabeça, tosse ou mesmo sangramento nasal.

Basicamente, isso serve para limpar a mucosa nasal e expelir corpos estranhos que possam ter se alojado no local.
No interior das narinas, temos uma série de folículos capilares que filtram o ar e são capazes de prender microrganismos e partículas sólidas, evitando que eles continuem invadindo o nosso corpo. Esses folículos sentem a presença desses corpos estranhos e enviam um sinal de alerta ao cérebro.

Como reação, temos o espirro. A musculatura que controla a respiração começa a se preparar para contrair rapidamente, causando um tipo característico de arrepio. Então, acontece exatamente isso, uma contração súbita, que também faz os olhos se fecharem e a língua se mover para cima.

Com isso, saliva, muco e outros fluidos são forçados para fora do canal das narinas de maneira intensa e repentina. Junto desses fluidos, o corpo expulsa gotículas contendo micróbios, vírus, bactérias ou outro possível invasor que tenha chegado ao sistema respiratório.

Funciona praticamente como uma limpeza a jato, porém, isso também pode dispersar no ambiente uma grande quantidade de partículas contaminadas por vírus e bactérias, tornando o espirro em uma das principais formas de transmissão para doenças respiratórias causadas por esses patógenos.

No entanto, não se engane, até mesmo e a respiração e a fala podem propagar esses agentes, embora em menor quantidade relativa ao espirro.

De modo simplificado, o espirro é um mecanismo de defesa do organismo. Normalmente, quando o corpo detecta a entrada ou presença de corpos estranhos nos dutos nasais, ele reage com uma pequena irritação e um espasmo, que empurra o muco e tudo que estiver no caminho para fora das narinas.

Saiba para que serve o chá de alho:

O chá de alho é um bom aliado para quem quer acabar com a tosse. Por ter propriedades expectorantes, a bebida ajuda a eliminar o muco em excesso. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias presentes no chá de alho ajudam a reduzir a inflamação nos pulmões, uma das possíveis causas desse sintoma.

É rico em uma substância chamada alicina, que é liberada quando esmagamos ou cortamos o dente do alho. Ela tem ação de fortalecer o sistema imunológico, podendo diminuir a duração e os sintomas de pacientes com gripes e resfriados.

Alternativa bastante tradicional no repertório nacional de receitas caseiras para o tratamento de gripes e resfriados, o chá de alho é uma ótima opção para quem precisa fortalecer o sistema imunológico. Podendo ser consumido puro ou combinado a outros ingredientes, como mel, limão e gengibre, a bebida pode ser uma aliada nos períodos mais frios do ano.

Confira os benefícios do chá de alho:
• Fortalecimento do sistema imunológico: quando esmagado, o alho libera alicina, substância fortemente presente na bebida e que fortalece o sistema imunológico;
• Alívio nos sintomas de gripe e resfriado: por fortalecer o sistema imunológico, o chá de alho alivia os sintomas mais comuns em gripes e resfriados;
• Função expectorante: o alho possui ação expectorante, que ajuda a combater a tosse e a liberar o catarro;
• Atua contra a pressão alta: a alicina presente no alho possui função vasodilatadora, o que reduz a pressão arterial e auxilia na melhora do fluxo sanguíneo.

Receita de chá de alho
Ingredientes:
• 1 dente de alho (amassado)
• 200ml de água
• ½ limão espremido (opcional)
• 1 colher de chá de mel ou melado de cana (opcional)

Modo de preparo:

  1. Ferva 200ml de água e adicione o dente de alho;
  2. Deixe o alho na água por 3 minutos;
  3. Coe o chá;
  4. Adicione o limão, o mel ou o melado;
  5. Sirva.

O mais indicado é sempre o consumo imediado do chá de alho, logo após o preparado. No caso de gripe e resfriado, o pode ser três vezes ao dia, de manhã, é tarde e de noite, até o desaparecimento dos sintomas.

Loading

By valeon