Karla Neto – Colunista correspondente

Nesta quarta-feira(13), é celebrado o Dia Mundial da Gentileza, data foi criada em 2000, após uma conferência em Tóquio em 1996, que reuniu grupos que promoviam o conceito de gentileza.

A celebração do Dia Mundial da Gentileza tem como objetivo inspirar as pessoas a serem mais gentis e a criar um mundo melhor. A gentileza está relacionada a valores como respeito, boas maneiras, civilidade, cortesia e educação.

Atitudes simples como um abraço e um sorriso causam um impacto enorme na vida das pessoas. A qualidade de vida também está relacionada com a gentileza, afinal tanto quem recebe a gentileza, quanto quem a realiza, se sente mais feliz. 

Os relacionamentos são mais saudáveis quando a gentileza é praticada. Além disso, quando um ambiente comporta pessoas que realizam ações gentis entre elas, este local tende a ser mais harmônico e produtivo. 

Que tal fazer um exercício diário de gentileza e analisar como você vai se sentir no final do dia? Realize ações simples ao decorrer deste dia mundial da gentileza e veja como essas ações vão refletir em sua vida. 

CURIOSIDADES  – Karla Neto

Você sabe como surgiu a tinta de cabelo?

Em 1863, o químico alemão August W.V. Hofmann descobriu as propriedades de coloração do composto PPD (p-fenilenodiamina), derivado da anilina, que após a exposição com um agente oxidante conferia tons de marrom aos cabelos. Ele realizou estudos de classificação das aminas, um grupo específico de substâncias orgânicas.

Quatro anos depois, na Exposição de Paris, o farmacêutico britânico E.H. Thiellay e o cabeleireiro francês L. Hugot demonstraram a técnica e as vantagens da descoloração dos cabelos utilizando o peróxido de hidrogênio.

Em 1907, Eugene Schueller, fundador do grupo L´Óreal, descobriu e comercializou a primeira tintura sintética permanente oxidante com o nome de “Auréole”, com capacidade de clarear a cor natural dos fios dos cabelos. A partir disso, a indústria de cosméticos disparou no desenvolvimento de substâncias e maneiras de colorir os cabelos. Em 1931, foi lançado o xampu tonalizante e em 1953 o creme tonalizante permanente (DRAELOS, 2005 apud OLIVEIRA et al., 2014).

Para tingir os fios, as egípcias usavam tinturas naturais, vegetais e minerais. Extratos de plantas como a henna, a nogueira e a camomila também eram utilizados na antiguidade.
A tinta de cabelo é um produto cosmético formulado para alterar a cor dos fios, seja temporariamente, semi-permanente ou permanentemente. Ela serve para quem deseja inovar no visual, cobrir fios brancos ou, simplesmente, realçar o tom natural do cabelo.

A criação da tinta costuma ser atribuída aos egípcios, também muito conhecidos pela sua cultura que prezava pela arte decorativa. Isso porque eles foram o primeiro povo a dar início à pintura com variedade de cores e fabricavam as tintas com materiais encontrados em suas terras e regiões próximas.

Os primeiros pigmentos sintéticos só surgiram entre 8.500 a 5.800 a.C. Para terem cores adicionais, o povo egípcio importava anileira e garança, dois tipos de plantas, da Índia. Com a anileira era possível ter o azul profundo enquanto o uso da garança podia produzir nuances de vermelho, marrom e violeta.

Você sabia que podemos consumir a casca de ovo?

O que pouca gente sabe, é que além da clara e da gema, a casca do ovo também é uma ótima fonte nutritiva, tendo o cálcio como seu principal nutriente, mas também o magnésio e potássio.
Em muitos alimentos, a casca deveria ser consumida por concentrar mais vitaminas e sais minerais.

A casca do ovo, por mais estranho que pareça, é uma delas. Mas calma que não estamos falando para você comer o ovo inteiro como está. Existem várias maneiras de aproveitar as características desta parte do alimento na cozinha e fora dela!

É preciso esmagá-las e triturá-las e só aí colocar o pó das cascas junto à comida. Não se preocupe, o sabor dos alimentos não vai ser alterado.

Usar como máscara facial

A casca de ovo rende uma máscara facial surpreendentemente boa. Para fazer esse truque caseiro, prepare duas colheres (sopa) de um pó fino com a casca e misture com a clara de um ovo para formar um creme. A combinação da clara com a casca oferece várias proteínas para a sua pele ficar mais nutrida e hidratada. Passe o creme no rosto evitando olhos e nariz e espere pelo menos 10 minutos para secar. Retire a máscara com água morna aproveitando para esfoliar. Você pode repetir o tratamento uma vez por semana.

Aliviar coceira na pele

Se a sua pele está coçando por causa de uma irritação ou picada de inseto, experimente este remédio caseiro com casca de ovo. Pegue algumas cascas e coloque em um recipiente com vinagre de maçã. Deixe descansar por três dias. Quando estiver pronto, passe a mistura em cima da área que está coçando e sentirá um alívio do sintoma. Mas se a irritação continuar ou não souber a causa, consulte um dermatologista para indicar o melhor tratamento.

Utilizar como suplemento para animais

O cálcio da casca de ovo também é benéfico para os seus amigos de quatro patas ou de penas. Colocar uma colher (chá) da farinha de casca de ovo junto da ração é mais do que o suficiente para funcionar como suplemento de cálcio dos seus animais de estimação. Você pode dar esse alimento para cães, gatos e pássaros.

Loading

By valeon