Victgor Hugo Bin 0 Redator da StartSe
O filantropo bilionário falou recentemente quais acredita serem as profissões mais “seguras” das ameaças e substituições da IA
Bill Gates, fundador da Microsoft, empresa que mais investiu na OpenAI, em torno de 13,75 bilhões de dólares, fez suas “apostas” das 3 áreas que não serão impactadas pela Inteligência Artificial.
Em um episódio do seu podcast, Unconfuse Me, em uma conversa com Sam Altman, CEO da OpenAI, Gates menciona, na opinião dele, as 3 áreas mais resilientes aos impactos da Inteligência Artificial.
São elas:
Medicina e Biologia Humana:
A medicina humana é uma das áreas “resilientes” à IA, segundo Gates.
Por mais que a máquina possa tornar operações menos evasivas e ajudar no diagnóstico e na produção de novos medicamentos, a medicina e os tratamentos a pacientes ainda precisam do contato humano em várias etapas.
Inclusive pesquisas, como a realizada pelo Journal of the Royal Society of Medicine mostra que empatia e contato humano ajudam pacientes em casos de dor crônica ou aguda e uma série de outros tratamentos.
Algo que, dificilmente, uma IA (ou qualquer máquina ou tecnologia) conseguiria em seus níveis atuais.
Energia
É necessário uma grande quantidade de energia para atender a demanda cada vez mais crescente de pessoas e empresas no planeta.
Agora, com a Inteligência Artificial e carros elétricos, essa demanda energética aumentou ainda mais.
Google e Microsoft, por exemplo, gastaram mais energia elétrica em 2023 do que 100 outros países.
É uma conta que claramente não fecha. Por isso as empresas estão correndo atrás de alternativas – já que a demanda por carros elétricos e IA não vai parar de aumentar.
A Microsoft está tentando reativar uma antiga usina nuclear dos EUA chamada Hanford. Ela já foi a usina mais moderna do país, mas acabou desativada no final da década de 1980, devido à depreciação das instalações.
Já o Google está investindo em nova tecnologia chamada SMRs – Reatores Modulares Avançados. São reatores nucleares compactos e eficientes, que exigem estruturas mais simples para serem instalados.
Um sinal para você botar no radar:
A NVIDIA explodiu seu valor de mercado sendo a geradora de chips que a maioria das empresas que estão na corrida da IA estão usando.
Será que, em breve, teremos uma empresa de energia limpa chegando no clube do trilhão, também?
Especialistas em IA
Esse parece o mais óbvio, mas não é.
Muito se fala da crise dos programadores, das IA se programando sozinhas.
Mas IAs ainda não são capazes de gerar outras IAs, é preciso um humano (ainda) para ver se tudo está rodando bem.
Outro ponto destacado por Gates e Altman é que a IA irá gerar uma série de novas oportunidades e profissões no futuro.
Máquinas precisam de comando, mas quem souber os melhores comandos ganha vantagem.
Quem usar a IA para aplicações que ainda não existem, ou até usá-la dentro de funções específicas em várias indústrias – ganhará destaque
Para lembrar:
Algo parecido aconteceu com a criação dos smartphones e das lojas de aplicativos.
Simplesmente não existia um “mercado” de aplicativos, mas após a Apple (Apple Store) e Google (Play Store) disponibilizarem isso para empresas e usuários.
O mercado explodiu de uma forma nunca vista. Transformando completamente o modelo de negócio de muitas empresas, que se tornaram mobile e app-first.
Concluindo:
Gates acredita que essas três “profissões” são as mais resilientes às ameaças da Inteligência Artificial.
Mas todas elas podem (e serão) potencializadas por elas.
Agora, se você não atua em nenhum desses mercados, está mais do que na hora de você aprender a usar a Inteligência Artificial (além do básico) para construir valor e vantagem competitiva para você e sua empresa.
ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON
1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?
O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.
2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?
A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.
Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.
3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?
Estratégias para o crescimento da nossa empresa
- Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
- Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
- Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
- Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
- Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.
O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.
Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.
Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.
4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.
Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.
Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.
5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?
A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.
“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.
6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?
A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!
Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.
Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.
Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.
Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:
- objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
- etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
- decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
- gerenciamento de recursos focado em otimização.
- Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (App)
- E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
- Site: https://valedoacoonline.com.br/