Victor Mendes – Quora

As transmissões automáticas são realmente uma maravilha, principalmente para motoristas iniciantes. Fácil, rápido e sem estresse. Mas embora as facilidades sejam grandes, muitas pessoas usam os carros automáticos de maneira incorreta. Embora veículos com esse sistema sejam super práticos, alguns maus hábitos podem destruir a transmissão automática. Quando isso acontece, muitas peças precisam ser trocadas, e elas não são nem um pouco baratas.

1. Não deixe a marcha no modo D (drive) se você ficar com o carro parado durante muito tempo

Deixar o carro no modo D (dirigir, ou drive em inglês) se você estiver parado durante muito tempo pode destruir seriamente a transmissão automática por um superaquecimento. Neste caso, é melhor desligar o carro ou colocá-lo na posição P, de park (estacionado).

2. Não esquecer o freio de mão

Seja carinhoso com o seu carro e ele será muito fiel a você. Esquecer o freio de mão é como maltratá-lo. Os motoristas iniciantes precisam saber que até mesmo uma pequena batida pode causar sérios problemas no carro se o freio de mão não estiver puxado.

3. Não ativar o modo N (neutro) se o carro estiver na descida

Algumas pessoas pensam que esse modo é uma maneira de economizar gasolina. Não, é justamente o contrário. Colocar o seu carro no modo N (do inglês, neutral, ou o chamado ’ponto morto’) enquanto você estiver dirigindo na descida é muito perigoso, já que isso diminui a nossa capacidade de controlar o veículo, e temos certeza de que isso é a última coisa que você quer.

Além disso, isso é ruim para a transmissão; se algo acontecer com ela, você terá de gastar muito dinheiro para consertar. Muito mais do que economizou com gasolina…

4. Não ativar o modo N enquanto você estiver parado no trânsito ou enquanto estiver parado no sinal vermelho

Muita gente precisa encarar diariamente o trânsito das cidades grandes. Mas, se esse é o seu caso, não cometa o erro de colocar o carro no modo N (neutro) quando estiver parado. Isso pode causar ainda mais problemas na transmissão.

Quando a marcha está em neutral, você não tem muito controle sobre o carro, e não consegue sair rapidamente. O ideal é manter o carro no modo D (drive) e colocar o pé no freio.

5. Não coloque a marcha no P (park — estacionado) antes de o carro parar completamente

Alguns carros nem mesmo permitem isso. E, se o fizer, você pode prejudicar ou até mesmo quebrar o elemento que faz a transmissão entre o motor e o câmbio. Portanto, quando encontrar uma vaga para estacionar, não tenha pressa; pare o carro e depois mude a marcha para o P.

É importante lembrar que o P (park) foi criado para evitar que o carro se desloque, mas não para que ele pare enquanto estiver em movimento.

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By valeon