Karla Neto – Colunista correspondente

Nesta quarta-feira(11), é celebrado o Dia do Engenheiro, a data dedicada a homenagear os profissionais que desempenham um papel vital no desenvolvimento e progresso da sociedade. O Dia do Engenheiro é uma oportunidade para reconhecer a contribuição significativa dos engenheiros em diversas áreas, desde a construção civil até a tecnologia avançada.

O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil. Além disso, o decreto criou o sistema Confea/Crea para fiscalizar e orientar o exercício da profissão no governo de Getúlio Vargas. O Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia atua em cada estado e a nível nacional está o Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Os engenheiros desempenham um papel crucial na criação e inovação de infraestruturas, edifícios, sistemas, dispositivos e tecnologias que moldam o nosso cotidiano. Eles são os arquitetos por trás das pontes que conectam cidades, dos arranha-céus que tocam o céu e das redes de comunicação que aproximam as pessoas.

11 de Dezembro – Dia do Engenheiro

O engenheiro é um profissional que aplica os conhecimentos científicos, técnicos de engenharia, com base na matemática e usa a criatividade para atuar na resolução de problemas técnicos. Os engenheiros são responsáveis por projetar materiais, estruturas, desenhar projetos técnicos de forma lógica, prática e observando as regras e normas técnicas e de segurança.

A origem do dia do engenheiro está na regulamentação da profissão, que ocorreu em 10 de Abril de 1993, pelo decreto de lei n° 23.569. Porém a profissão de engenheiro já existe há muito anos. A palavra engenharia vem do latim ingeniare que significa inventar, assim muitos inventores, de certa forma, poderiam ser considerados engenheiros. O dia da engenharia é comemorado em 10 de Abril em homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, que morreu em 10 de Abril de 1866 e era o responsável pelo 1° Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança, sendo considerado o patrono da engenharia no Brasil.

Desde a revolução industrial, passando pelo avanço da tecnologia, a profissão de engenheiro ganhou muito destaque. Inicialmente a principal formação em engenharia era a de engenheiro civil, que se tornou uma das profissões fundamentais do mundo moderno, atuando como responsável por novas construções e obras civis, porém com as novas demandas da sociedade, a necessidade de atuação dos engenheiros foi ampliada para a indústria metalúrgica, elétrica, aeronáutica, computação, química, meio ambiente, entre outras, que necessitavam de mão de obra especializada para seu desenvolvimento e acabaram por consolidar diversos ramos da engenharia.

O Brasil é um dos países que apresentam alta demanda por engenheiros, uma vez que com a perspectiva e oportunidade de crescimento a médio e longo prazo, aumenta a necessidade de mão de obra qualificada em diversos setores. Infelizmente o índice de engenheiros formados ainda está abaixo do necessário, cerca de 40 mil, enquanto a demanda é de 60 a 80 mil por ano. Países asiáticos e desenvolvidos formam cerca de 3 a 4 vezes mais engenheiros que o Brasil, assim existe uma clara oportunidade de emprego nesta área para aqueles dispostos a se dedicar aos estudos.

Hoje existem mais de 30 ramos de engenharia no qual é possível seguir carreira, porém dependendo das mudanças no mercado e em tecnologias esse número pode se expandir.

Os principais ramos são: engenharia civil, que é a responsável por obras e construções; engenharia mecânica, que atua no ramo da mecânica, metalurgia, indústria automotiva e outras indústrias; engenharia da computação, que atua no ramo da informática, seja na construção de novos softwares ou hardwares; engenharia ambiental, que ganhou grande visibilidade com a crescente preocupação com o meio ambiente; engenharia de alimentos, que atua em indústrias alimentícias ou em pesquisas que envolvem alimentos; engenharia de petróleo e gás, que com a constante necessidade de geração de energia e potenciais crescimentos na extração de petróleo, tornam esse profissional necessário e por consequência, bem valorizado; engenharia de segurança do trabalho, que atua de forma a seguir as normas de segurança do trabalho, que a cada dia se tornam mais rígidas; engenheiro de produção, que tem como objetivo gerenciar processos produtivos; entre outras diversas indústrias, serviços e pesquisas que necessitam de mão de obra especializada.

CURIOSIDADES  – Karla Neto

Você sabia que a maior espécie é o urso polar e seu peso chega a 500 kg?

O urso-polar é um animal bastante conhecido por sua grande quantidade de pelos sem nenhuma pigmentação. É essa falta de pigmentação que permite que esses animais camuflem-se tão bem na neve. Apesar de seus pelos sem pigmentação, sua pele é preta, uma característica que ajuda na absorção de calor.

É um mamífero de hábito solitário encontrado no Círculo Polar Ártico e nas áreas continentais vizinhas. Esse animal impressiona por sua beleza e tamanho, podendo pesar mais de 500 kg e medir até 3 m. Ele é o maior carnívoro terrestre.

Normalmente vivem em locais onde as águas são cobertas por gelo. Quando chega o verão e esse gelo retrai-se, muitos ursos migram em busca de locais onde o gelo ainda esteja presente. Em alguns casos, os ursos permanecem em terra firme, ficando, nesse caso, em jejum até que o gelo forme-se novamente. Esses animais geralmente se alimentam de mamíferos marinhos. No ambiente terrestre, eles não conseguem alimento que garanta energia suficiente para a sua sobrevivência.

“O urso-polar é um animal que apresenta, quando comparado a outros mamíferos, uma baixa taxa reprodutiva. Geralmente esse animal dá à luz gêmeos, após um período de gestação que dura de 195 a 265 dias.”

Você sabia que a mandioca ajuda a melhorar o humor?

A mandioca, conhecida também como aipim, macaxeira ou maniva, é um tubérculo como a batata, por exemplo, mas ela é uma boa fonte de fibras que pode ajudar a controlar os níveis de glicemia e colesterol no sangue, ajudando por isso a evitar doenças, como diabetes, infarto e derrame, por exemplo e também melhorar o transito intestinal.

Por conter boas quantidades de amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido e que também atua como fibras no organismo, a mandioca serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, melhorando a digestão e ajudando a prevenir situações, como prisão de ventre, gastrite ou câncer intestinal.

O amido resistente presente na mandioca promove o equilíbrio das bactérias benéficas do intestino, favorecendo a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela regulação e melhora do humor e bem estar geral. Conheça outros alimentos que ajudam a melhorar o humor.
A pectina e as beta-glucanas, fibras presentes na mandioca, ajudam a hidratar e facilitar a eliminação das fezes, evitando, assim, a prisão de ventre.

Além disso, a mandioca contém amido resistente, um tipo de carboidrato que serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, promovendo o equilíbrio da flora intestinal e prevenindo a prisão de ventre. A mandioca contém boas quantidades de carboidratos e calorias que, quando consumida em excesso, pode engordar.

No entanto, a mandioca tem boas quantidades de fibras que ajudam a prolongar a saciedade e diminuir a fome ao longo do dia. Por isso, quando consumida com moderação, a mandioca pode ser uma boa opção para auxiliar no emagrecimento.

Você sabia que a folha da manga ajuda a tratar de problemas respiratórios?

Os benefícios da folha de manga para a saúde são variados, pois ela possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a sua folha para muitos não é comestível, pois não conhecem os benefícios que podem proporcionar para a saúde. Em muitas situações a folha pode ser mais eficaz que a própria fruta.

O chá de folha de manga pode ser preparado com as folhas frescas ou secas da manga que são encontrados em feiras de rua ou lojas de produtos naturais, devendo ser tomado sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especialista no uso de plantas medicinais.

A folha de manga é avermelhada ou purpúrea quando são novas, e crescem em uma cor verde escuro e têm uma parte inferior pálida. Estas folhas são ricas em vitaminaa C, B e A e também são ricas em vários outros nutrientes. Possui poderosas propriedades antioxidantes, pois tem alto teor de flavonóides e fenóis.

Mantém a saúde do fígado porque tem ação hepatoprotetora que impede o estresse oxidativo, ajudando a evitar a esteatose hepática, uma condição causada pelo acúmulo de gordura no fígado, podendo causar dor no abdômen, barriga inchada, enjoos, vômitos e mal-estar geral. Entenda melhor sobre a esteatose hepática.

Por conter mangiferina, um composto fenólico com efeito antiespasmódico e anti-inflamatório, o chá de folha de manga ajuda a complementar o tratamento de problemas respiratórios, como gripe, resfriado e sinusite.

Como fazer o chá de folha de manga
Para fazer esse chá, pode-se usar as folhas frescas ou secas de manga.

Ingredientes:

2 folhas frescas de manga ou 1 colher (de chá) de folhas secas de manga;
1 xícara (de chá) água.

Modo de preparo:
Numa panela, ou chaleira, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Em seguida, apagar o fogo, acrescentar as folhas de manga, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber ainda morno.

A quantidade diária do chá de folha de manga deve ser indicada sempre por um médico ou outro profissional de saúde especialista em plantas medicinais. Isso porque ainda não existem estudos que confirmem a quantidade diária segura do chá de manga.

Loading

By valeon