Tainá Freitas – Jornalista da StartSe

Entenda como incentivar a liderança da sua companhia e garantir que ela esteja incentivando os colaboradores e seus resultados

Foto: Ezra Bailey/Getty Images

São os líderes ou o setor de RH que retém os talentos em uma empresa? Enquanto na teoria os especialistas tentam buscar uma resposta para essa pergunta, na prática ela não precisa ser respondida de fato: este pode ser um trabalho de ambos.

O departamento de Pessoas possui a grande responsabilidade de desenvolver bons líderes. E por que? Pois é a liderança quem irá conviver diariamente com os liderados, estimular o senso de pertencimento na empresa e incentivar performance e resultados.

Para auxiliar neste processo, hoje trazemos sete dicas para estabelecer um desenvolvimento contínuo dos líderes em empresas. As dicas são de Pedro Ventura, especialista em treinamento e desenvolvimento na Gupy e First Mover – ou seja, parte da comunidade de lideranças da StartSe.

Confira as dicas abaixo:

1 – Senso de pertencimento

Para manter os funcionários engajados, é essencial que eles se sintam pertencentes à companhia. “Para reduzir o turnover e reter pessoas, é importante que o senso de pertencimento exista tanto na cultura quanto no desafio”, explica o especialista.

2 – Entenda o perfil dos liderados

O segundo passo é conhecer o perfil de cada pessoa da equipe. “É importante detectar padrões: para gerir uma equipe muito jovem, com muita energia, é necessário estar mais próximo, ajudando a entender o que é prioridade ou não e ajudá-la a identificar os propósitos”, disse Ventura.

Para ele, é como desenvolver uma receita específica para cada liderado.

3 – Rituais claros de comunicação…

Depois de ter o propósito e prioridades do trabalho apurados, é importante que a equipe esteja bem munida das informações do negócio. Enquanto o RH tem o papel de organizar as reuniões mensais para colocar todos na mesma página (os “All Hands”, por exemplo), o líder deve ser consultado para responder questões sobre a própria empresa ou trabalho diário.

Além dos All Hands, é comum que as empresas tenham “dailys”, reuniões diárias de alinhamento; ou semanais e de reports, trazendo resultados.

4 – … e de feedbacks.

E além das conversas em grupo, é necessário que o líder ofereça feedbacks frequentes individualmente para cada um do time. Para Pedro Ventura, o ideal é de dois feedbacks por mês.

“Nos rituais individuais, o líder irá dividir como está o desenvolvimento da pessoa e garantir que ela tenha espaço para falar o que deseja: para onde quer ir e seus interesses para o futuro”, explica. Além disso, são nessas conversas que também são decididas as metas, o plano para alcançá-las e outros indicadores.

5 – Atenção à contratação dos líderes

A contratação de líderes deve ser feita de forma cuidadosa – eles devem ter, no mínimo, boas avaliações. “A liderança deve ter clareza dos desafios, competências e habilidades que aquela posição precisa. Devemos instrumentalizar as pessoas que são parte do processo seletivo a fazer perguntas, verificações, testes de comportamento e cultura, de forma a garantir que a pessoa possui o que a empresa precisa”, explica Pedro Ventura, especialista em treinamento e desenvolvimento na Gupy.

6 – Liderança x especialista

Há pessoas que não desejam seguir o caminho de líder e, portanto, escolhem o caminho de especialista. Para Pedro, no entanto, mesmo o especialista também terá que usar técnicas de liderança no dia a dia. “Ele precisará usar a influência em projetos, por exemplo, e demonstrar o impacto do trabalho, daquele projeto, para a organização e pessoas da equipe”, conta.

7 – Contratando um novo líder… ou promovendo um funcionário

Há dois caminhos ao procurar novos líderes: contratar ou treinar pessoas dentro da própria companhia. Desenvolver costuma ser o caminho seguido pela própria Gupy, por exemplo. “Nós temos uma academia específica, focada nos desafios do negócio, e ela é revisada de acordo com o nosso planejamento estratégico. Mas temos um onboarding específico para as lideranças, seja para quem está vindo do mercado ou alguém que já está na Gupy”, disse Pedro Ventura.

Junte-se à comunidade de Altas Lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo

CARACTERÍSTICAS DA VALEON

Perseverança

Ser perseverante envolve não desistir dos objetivos estipulados em razão das atividades, e assim manter consistência em suas ações. Requer determinação e coerência com valores pessoais, e está relacionado com a resiliência, pois em cada momento de dificuldade ao longo da vida é necessário conseguir retornar a estados emocionais saudáveis que permitem seguir perseverante.

Comunicação

Comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e compreensão entre as pessoas. É a maneira de se relacionar com os outros por meio de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga os seres humanos para que eles possam compartilhar conhecimentos e sentimentos. Ela envolve transação entre pessoas. Aquela através da qual uma instituição comunica suas práticas, objetivos e políticas gerenciais, visando à formação ou manutenção de imagem positiva junto a seus públicos.

Autocuidado

Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.

Autonomia

Autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.

A autonomia no trabalho é um dos fatores que impulsionam resultados dentro das empresas. Segundo uma pesquisa da Page Talent, divulgada em um portal especializado, 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando agem de maneira independente. Contudo, nem todas as empresas oferecem esse atributo aos colaboradores, o que acaba afastando profissionais de gerações mais jovens e impede a inovação dentro da companhia.

Inovação

Inovar profissionalmente envolve explorar novas oportunidades, exercer a criatividade, buscar novas soluções. É importante que a inovação ocorra dentro da área de atuação de um profissional, evitando que soluções se tornem defasadas. Mas também é saudável conectar a curiosidade com outras áreas, pois mesmo que não represente uma nova competência usada no dia a dia, descobrir novos assuntos é uma forma importante de ter um repertório de soluções diversificadas e atuais.

Busca por Conhecimento Tecnológico

A tecnologia tornou-se um conhecimento transversal. Compreender aspectos tecnológicos é uma necessidade crescente para profissionais de todas as áreas. Ressaltamos repetidamente a importância da tecnologia, uma ideia apoiada por diversos especialistas em carreira.

Capacidade de Análise

Analisar significa observar, investigar, discernir. É uma competência que diferencia pessoas e profissionais, muito importante para contextos de liderança, mas também em contextos gerais. Na atualidade, em um mundo com abundância de informações no qual o discernimento, seletividade e foco também se tornam grandes diferenciais, a capacidade de analisar ganha importância ainda maior.

Resiliência

É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões (inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em líderes. O líder, mesmo colocando a sua vida em perigo, deve ter a capacidade de manter-se fiel e com serenidade em seus objetivos.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

WEBsite: https://valedoacoonline.com.br/

WEBApp: valeon

Loading

By valeon