OPINIÃO SOBRE A FALA DO PRESIDENTE: O BRASIL ESTÁ QUEBRADO

Faissal Hossain Lauar

É óbvio que o país não está quebrado. Os salários dos aposentados estão em dia, os salários dos funcionários públicos da ativa também. Não se anuncia atrasos de pagamentos. A dívida interna está na faixa de 100% do PIB. Isso não é tão ruim. Países com situação bem melhor que a nossa podem ultrapassar 150%. O serviço dessa dívida está bem mais palatável devido à redução da taxa básica de juros.

Na área internacional, nossas reservas cambiais ultrapassam 400 bilhões de dólares e estão aumentando. O risco-país vem diminuindo (isso é bom) constantemente.

Então por que ele diz que o país quebrou? Foi-lhe feita uma pergunta de quando corrigiria a tabela do imposto de renda. Não conheço todo o teor da resposta. Geralmente a imprensa de oposição omite algumas palavras explicativas do PR.

Na verdade, o país acabou gastando mais de 600 bilhões de reais só com gastos inesperados da Covid. E continua gastando. Ele precisa equilibrar a receita com a despesa. Não pode aumentar impostos porque o congresso não aprova.

Em São Paulo, Doria, que tem o controle da Assembleia legislativa, aumentou significativamente os impostos em comida, insumos agrícolas, remédios e muitos outros produtos. Cassou a gratuidade de transporte público para idosos entre 60 e 65 anos. É um monte de maldades pós eleições.

As despesas de pessoal sobem continuamente todos os anos, mesmo sem conceder aumentos salariais. E elas aumentaram intensamente durante os governos de PT. E ele não pode cortar despesas nesse campo (“não posso fazer nada”, isso ele disse) e pouco sobra para investimentos.

Teria de aprovar a reforma administrativa, mas o Supremo já mandou o recado de que não pode reduzir “direitos adquiridos”, confundindo direitos com privilégios. Assim a reforma se torna inócua, só válida para novos contratados, se conseguir furar a barreira do mecanismo. Ela já está na câmara, mas não é colocada para apreciação.

É preciso privatizar as estatais. São mais de 500, conforme o ex-secretário da desestatização, Salim Mattar. Novamente o mecanismo não permite isso, nem mesmo o próprio governo. O ministro da infraestrutura, Tarcísio, não permitiu nem a extinção da empresa criada pela Dilma para fazer o trem-bala. Ele é contra.

Teria de fazer a reforma tributária. O mecanismo novamente não permite.

E assim o PR não consegue mesmo fazer muita coisa. Tem o congresso e o judiciário contra qualquer pretensão.

Mas ele realmente não deveria ter dito isso. Deveria fazer como a grande maioria dos políticos: mentir, falar platitudes, dar uma enrolada, sair de mansinho, etc, etc.

Ele não é o presidente dos meus sonhos. Não votei nele. Mas me surpreendeu com a escolha de alguns bons ministros, com a recusa de fazer o “presidencialismo de coalizão” que nada mais é do que o “toma lá, dá cá”

Conseguiu a quase impossível reforma da previdência. Mas seus benefícios foram reduzidos com a inevitável despesa com a Covid.

Loading

By valeon

3 thoughts on “OPINIÃO SOBRE A FALA DO PRESIDENTE: O BRASIL ESTÁ QUEBRADO”

Comments are closed.