Henrique Mol, natural de Belo Horizonte/MG, é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora das marcas Entre Sua Viagem, SUAV, Zaplus Car, Acquazero, Quisto Corretora de Seguros e Only Mule, que juntas somam mais de 1 mil franqueados no Brasil e exterior e teve faturamento anual de R$ 220 milhões em 2023. O empresário também conta com seu próprio canal sobre franquias no Youtube (www.youtube.com/@HenriqueMol1). Ele utiliza o espaço para falar sobre diversas oportunidades de negócios em diferentes segmentos. Hoje o canal soma 84 mil inscritos, 1.448 vídeos e mais de 4 milhões de visualizações, o que o deixa no 3º lugar como o maior youtuber referência no franchising.

O termo Geração floco de neve, ou snowflake no inglês, se refere a jovens que nasceram a partir dos anos 2000. É uma expressão usada, muitas vezes, de forma equivocada para caracterizar esses jovens como sendo mais propensos a se ofenderem, menos resistente do que as gerações anteriores e mais emocionalmente vulneráveis.

O termo surgiu a partir da influência de diversos fatores: a palavra “floco de neve” foi escolhida pela sua originalidade, já que os flocos de neve são únicos em sua forma. A geração floco de neve é, segundo algumas fontes, uma geração que vem de uma infância superprotetora. Outro termo frequentemente utilizado de forma pejorativa para caracterizar esses jovens é a “geração nem-nem”, ou seja, jovens que nem estudam e nem trabalham, mas será mesmo que essa geração é tão sem interesse assim?

Geração floco de neve e o empreendedorismo

Engana-se quem acredita que todos os jovens não possuem interesse em trabalhar. Pelo contrário, segundo uma pesquisa realizada pela ZenBusiness, dois mil jovens com a idade entre 18 e 25 anos que foram entrevistados, 93% adotaram medidas para criar o próprio negócio e 82% revelaram que se sentem mais adequados para empreender do que seguir uma carreira tradicional.

A pesquisa ainda revela que 80% dos entrevistados consideram a sua geração mais adequada ao empreendedorismo do que a de seus pais, devido às mídias digitais e à tecnologia.

No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Monitor Global de Empreendedorismo mostra que, em 2022, jovens com a idade de 18 a 24 anos estavam à frente de 20,4% dos empreendimentos novos, enquanto a geração de 25 a 34 anos representam 22,9% desses negócios.

Henrique Mol, especialista em franchising e presidente da holding Encontre Sua Franquia, afirma que a Geração floco de neve não é uma geração desinteressada, mas sim que preza pela flexibilidade e qualidade de vida.

“Por serem uma geração mais atualizada e antenada, eles encontram certas dificuldades para se adequar ao modelo de trabalho em empresas tradicionais, por isso, o empreendedorismo dá a eles uma liberdade de conseguirem maior flexibilidade”, explica.

Geração floco de neve e as franquias

Uma pesquisa realizada pela 300 franchising revelou que houve um aumento de 10% na aquisição de franquias por menores de 24 anos, incluindo aquelas que contam com o apoio dos pais.

Um levantamento feito pelo Sebrae mostrou que um em cada três empresários brasileiros já pensam em empreender antes mesmo de completar 18 anos. As franquias, nesse caso, são uma alternativa para colocar essa ideia em prática. “O franchising é a melhor porta de entrada para quem quer empreender com menos risco”, afirma Henrique Mol.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Monitor Global do Empreendedorismo, dos 47,7 milhões de empreendedores potenciais, 21,5% têm entre 18 e 24 anos e 28,6% têm entre 25 e 34 anos, sendo esta a maior porcentagem, evidenciado o crescimento da geração z (ou floco de neve) pelo empreendedorismo.

Entre as motivações para abrir o próprio negócio, 76% escolheram o empreendedorismo para fazer a diferença no mundo.

Pensando assim, a escolha para o investimento em franquias se dá pela uma das principais vantagens é a segurança de estar adquirindo um modelo de negócio já testado e validado. Isso significa que o franqueado não precisa começar do zero ou enfrentar incertezas típicas de começar um negócio do zero. Ideal para jovens que estão entrando na vida adulta e não possuem tanta experiência no mercado de trabalho.

“Quando você investe em uma franquia, você está optando por uma estrutura que já funciona. É como seguir uma receita que já foi aprovada”, destaca Henrique Mol. Esse fator reduz drasticamente os riscos, visto que o modelo já passou por adaptações e aperfeiçoamentos no mercado.

Motivos para investir em uma franquia

Dentre vários motivos para investir em uma franquia, um dos benefícios é o suporte contínuo da franqueadora. Isso envolve desde treinamentos iniciais até orientações para a gestão diária do negócio. Para Henrique, este acompanhamento é essencial para o sucesso do franqueado. “Ao adquirir uma franquia, você não está sozinho. Você recebe todo o treinamento necessário e tem o suporte da franqueadora para superar os desafios”, explica.

Desta forma, pessoas sem experiência prévia no ramo do empreendedorismo podem prosperar no sistema de franquias, contando com uma rede de apoio e orientação. Além disso, o franqueado não precisa se preocupar com questões estratégicas como desenvolvimento de novos produtos ou marketing, pois a franqueadora cuida destes aspectos, permitindo ao empreendedor focar na gestão​.

“Os jovens são mais abertos a terem experiências de vida, entre elas, conquistar a independência financeira sem perder a liberdade da flexibilidade. Diante desse dinamismo todo, que é natural da juventude, é um grande aliado no empreendedorismo, por isso, investir em uma franquia é uma ótima solução para esses jovens”, finaliza o especialista.

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

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Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.

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