Karla Neto – Colunista Correspondente

Nesta quarta-feira(27), é celebrado o Dia dos Tribunais de Contas, uma data que nos convida a refletir sobre a relevância dessas instituições para a consolidação da democracia e para a boa gestão dos recursos públicos.

Vários são os títulos da Editora Fórum dedicados ao Tribunal de Contas . Obras sobre as atribuições e objetivos desta instituição, discussão de paradigmas, jurisprudências, controle das licitações públicas, obras públicas e administração pública em geral.
Tribunal de Contas
O Tribunal de Contas é uma instituição brasileira prevista na Constituição Federal. A atividade de fiscalização do TCU tem como objetivo garantir que o dinheiro público seja utilizado de forma eficiente atendendo aos interesses públicos.
Embora o nome sugira que faça parte do Poder Judiciário, o TCU está administrativamente enquadrado no Poder Legislativo. Essa é a posição adotada no Brasil, pois em outros países essa corte pode integrar qualquer dos outros dois poderes.

O Tribunal de Contas tem poderes para, no auxílio ao Congresso Nacional, exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas.

Fonte: Karla Neto
Foto: Divulgação

CURIOSIDADES  – Karla Neto

Você sabia o que muda no organismo com o consumo da pimenta-do-reino?

Originária da planta Piper nigrum, essa pequena semente tem propriedades bioativas que afetam o organismo de maneiras interessantes. A pimenta-do-reino, além de ser uma especiaria amplamente utilizada na culinária, é também conhecida por seus potenciais benefícios para a saúde.

A piperina presente na pimenta-do-reino desempenha um papel importante na biodisponibilidade de nutrientes. Ela melhora a absorção de vitaminas e minerais, como o ferro, além de aumentar a eficácia de outros compostos bioativos, como a curcumina, encontrada no açafrão-da-terra. Isso potencializa os benefícios dos alimentos consumidos junto com a pimenta.

Um dos principais compostos ativos da pimenta-do-reino é a piperina. Ela estimula o metabolismo, promovendo uma ação termogênica no corpo. Isso significa que o organismo queima mais calorias para gerar energia, o que pode ser benéfico para quem busca controlar o peso ou melhorar a eficiência metabólica.

A pimenta-do-reino estimula a secreção de sucos gástricos, ajudando na digestão. Consumir essa especiaria moderadamente pode prevenir desconfortos como indigestão e promover o bom funcionamento do intestino. Além disso, sua ação antimicrobiana ajuda a combater bactérias indesejadas no sistema digestivo.

Também possui ação antioxidante, ajudando a neutralizar os radicais livres que podem causar danos às células e acelerar o envelhecimento. Esse efeito protetor contribui para a prevenção de doenças crônicas, como as cardiovasculares e neurodegenerativas.

A piperina também é conhecida por estimular o sistema nervoso central. Isso pode resultar em maior clareza mental, melhora na memória e até mesmo em maior disposição. Por conta desse efeito, a pimenta-do-reino é considerada uma especiaria energizante.

Embora os benefícios sejam numerosos, é essencial consumir pimenta-do-reino com moderação. O consumo excessivo pode causar irritação no estômago, sobretudo em pessoas sensíveis ou com condições como gastrite. Além disso, é sempre bom consultar um médico ou nutricionista antes de fazer alterações significativas na dieta.

Você sabia que insônia pode aumentar o risco de Alzheimer? Veja:

A qualidade do sono desempenha um papel vital na saúde do cérebro. “Noites mal dormidas provocam uma série de problemas e mudanças no organismo. Um sono de baixa qualidade favorece processos inflamatórios no organismo, deixa a pessoa lenta, provoca fraqueza no sistema imunológico, perda de memória de curto prazo, obesidade, envelhecimento precoce, diabetes, ansiedade, hipertensão, falta de apetite, entre outros”, cita o especialista. Além disso, estudos científicos também já concluíram que a insônia pode ser um fator de risco para doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

.“As noites mal dormidas afetam o cérebro causando cansaço, falta de concentração e diminuição do desempenho cognitivo. Sabe-se que uma das funções do sono é a consolidação da memória e estudos indicam que a insônia pode ser um fator de risco para a doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas”.
Para melhorar a qualidade do sono, o profissional sugere a adoção de alguns hábitos simples:

. Crie um ambiente de sono com sem luz;

. Desligue a televisão, celular e computador de 1 a 2 horas antes de se deitar para dormir;

Não beba ou coma alimentos com cafeína ou guaraná à noite;

. Reduza as atividades com alto nível de estímulos físicos e mentais 1 hora antes de se deitar para dormir;

. Tome um banho quente 1 a 2 horas antes de dormir;

. Faça atividade física;

. Cochilar entre 5 a 30 minutos no começo da tarde pode ajudar na melhora da performance cognitiva no período da tarde.

Você sabe qual as oito frutas mais rica em vitaminas?

1 – Banana. A banana é a fruta número 1 da lista, é fundamental que faça parte do seu cardápio de alimentos.

2 – Maçã: É uma fruta que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e a diabetes, combater a prisão de ventre, evitar o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico, já que essa fruta possui boas quantidades de carotenoides e flavonoides, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes.

3 – Laranja: É uma fruta rica em fibras, vitaminas A, vitamina C, flavonoides e betacaroteno com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, ajudam a reduzir o colesterol ruim, protegendo de doenças cardiovasculares, e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, a laranja também possui minerais como potássio e cálcio, necessários para a regulação da pressão arterial.

4 – Abacate: Alguns benefícios do abacate para a saúde são ajudar a hidratar e a manter a saúde da pele e do cabelo, já que possui vitaminas do complexo B e vitamina E. Além disso, o abacate também possui gorduras saudáveis, como gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que possuem ação antioxidante, ajudando a diminuir o colesterol e a pressão arterial, cuidando da saúde do coração.

5 – Morango: É uma fruta rica em vitamina C, potássio e compostos antioxidantes, que fornecem diversos benefícios para a saúde, como ajudar a diminuir o colesterol, melhorar a capacidade cognitiva e prevenir doenças, como Alzheimer e câncer, por exemplo.

O morango possui poucas calorias e contém boas quantidade de água e fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade entre as refeições, além de equilibras os níveis de açúcar no sangue, sendo uma fruta ideal para incluir nas dietas para baixar de peso e controlar a diabetes.

6 – Abacaxi: É uma fruta tropical, super saudável e refrescante, que proporciona inúmeros benefícios para a saúde. É uma ótima fonte de antioxidantes, vitaminas, minerais e enzimas.
Essa fruta saborosa é boa fonte de vitaminas C e A, bem como minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio e manganês.

7 – Mamão: É uma fruta rica em vitamina C, vitamina A e betacaroteno, nutrientes com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, ajudando no controle da pressão arterial, na redução do colesterol sanguíneo e no fortalecimento do sistema imunológico.

8 – Uva: É uma fruta que oferece diversos benefícios para a saúde, como diminuir o risco de câncer e ajudar a reduzir os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue, evitando doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto, por exemplo.

Esses benefícios se devem ao fato da uva possuir compostos bioativos, como resveratrol e carotenoides, com propriedades antioxidantes que protegem as células do corpo contra os danos causador pelos radicais livres, além de também possuir propriedade anti-inflamatória, anticancerígena e cardioprotetora.

Loading

By valeon