Karla Neto – Colunista Correspondente

Nesta sexta-feira(07), é celebrado o Dia Nacional do Gráfico, é quem operacionaliza máquinas copiadoras e impressoras, um cargo de vital importância na era atual da sociedade da informação, em que a difusão de dados, publicidades, informações e notícias ocorre cada vez mais rapidamente. Embora a informática atue no sentido de tornar digital tudo o que era antes apenas impresso, o papel das gráficas e de seus profissionais continua sendo muito relevante.

O impacto e o consequente êxito da greve foram tão notáveis que se criou, então, um dia do ano para homenagear esse importante trabalhador e sua categoria.

A principal figura histórica responsável pela invenção da impressão e, consequentemente, pela difusão do trabalho do gráfico foi o ourives alemão Johannes Gutenberg (1400-1468), que aperfeiçoou a técnica de impressão em moldes jamais vistos, um feito revolucionário realizado em 1455.

Antes de Gutenberg, para se fazer a cópia de um livro, era necessário um escriba e os custos de uma unidade eram muito elevados, fazendo com que a leitura fosse um privilégio da elite e do clero.

Fonte: Karla neto
Foto: Divulgação

CURIOSIDADES – KARLA NETO

Você sabia que a carambola ajuda a controlar e prevenir a diabetes?

A carambola é uma fruta exótica que ajuda a prevenir problemas de saúde, como infarto, diabetes e aterosclerose, porque contém ótimas quantidades de antioxidantes, como flavonoides, vitamina C, ácido gálico e epicatequina.

As fibras, presentes em ótimas quantidades na carambola, ajudam a prolongar o tempo de digestão dos alimentos, controlando a fome e ajudando no emagrecimento.

A carambola também é rica em água, ajudando a eliminar o excesso de líquido corporal e desinchando, além de ter poucas calorias, sendo uma boa opção para incluir em dietas para perda de peso.

Por ter ótimas quantidades de fibras, a carambola ajuda na formação do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e combatendo a prisão de ventre.

As fibras da carambola também atuam como um prebiótico, fortalecendo as bactérias benéficas do intestino e melhorando o trânsito intestinal.

Por ter boas quantidades de fibras, a carambola ajuda a diminuir a velocidade de absorção do carboidrato dos alimentos, controlando os níveis de glicose no sangue, prevenindo e controlando a diabetes. Além disso, a carambola é rica em antioxidantes, como flavonoides e ácido gálico, que inibem os radicais livres, evitando danos nas células que produzem insulina, o hormônio responsável pelo equilíbrio de açúcar no organismo.

Você sabe qual função das listras nas zebras ?

Zebras são animais herbívoros que fazem parte do gênero Equus, no qual estão também o cavalo, o burro e o asno. Atualmente há três espécies do gênero Equus conhecidas pelo nome de zebra, e todas apresentam um padrão de pelagem característico, com listras brancas e pretas por todo seu corpo. A importância da presença dessas listras para o animal ainda é motivo de muita discussão entre os pesquisadores, sendo uma das hipóteses mais conhecidas e difundidas a de proteção contra predadores. As zebras são animais encontrados em diferentes partes da África.

Cada zebra tem um padrão único de listras. Assim como as impressões digitais humanas, não há duas iguais.

Ainda existem diferenças entre as espécies. s listras são largas nas zebras das planícies e das montanhas, principalmente na parte traseira do corpo. Já na zebra-de-grevy, as marcações são mais finas em todas as partes.

Ao longo dos anos, surgiram várias hipóteses sobre a função das listras nas zebras. Algumas das hipóteses foram descartadas por falta de dados ou por serem rejeitadas por evidências.
No entanto, uma das teorias mais aceitas atualmente é que as listras da zebra podem ser uma adaptação antiparasitária. Ou seja, serviriam para espantar moscas e mutucas.

Você sabia que o chá de hibisco ajuda cuidar da saúde do fígado?

O chá de hibisco é rico em flavonoides, vitamina C e ácidos orgânicos, que proporcionam diversos benefícios para a saúde, como ajudar a controlar a pressão arterial e favorecer a perda de peso, por exemplo.

O consumo de chá de hibisco poderia ajudar a prevenir e a controlar a hipertensão arterial leve e moderada, já que pode favorecer o relaxamento dos vasos sanguíneos. Acredita-se que esse efeito seja devido à presença de antocianinas em sua composição, o que garante as propriedades antioxidantes e o efeito diurético.

O chá de hibisco poderia ajudar a regular o açúcar no sangue já que é capaz de inibir a atividade de algumas enzimas pancreática e intestinais que são responsável pela digestão dos carboidratos no intestino delgado, evitando, assim, picos de glicemia e uma excreção excessiva de insulina.

O chá de hibisco poderia inibir a produção de ácidos graxos no fígado, o que pode representar melhora do funcionamento do fígado e promover a prevenção do fígado gordo. Além disso, poderia fornecer enzimas responsáveis pela desintoxicação do organismo, reduzindo, assim, o dano hepático.

Possui propriedade antioxidante devido ao fato de ser rico em polifenóis, principalmente antocianinas, que inibem o estresse oxidativo e evitam a formação dos radicais livres, assim como o dano que estes podem causar às células, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas, incluindo o câncer.

Como preparar o chá de hibisco

Ingredientes:

1 colher de sopa de flores de hibisco desidratadas;
400 mL de água fervente.
Modo de preparo:

Para preparar o chá, basta adicionar as flores de hibisco na água fervente e deixar cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber morno pelo menos 3 vezes ao dia. Para perda de peso, recomenda-se consumir 1 xícara de chá de hibisco após as refeições.

Para melhorar a pressão arterial, um estudo clínico indicou que tomar diariamente o chá preparado com 1 colher de sopa de hibisco (10 g) em 500 mL de fervendo, 2 vezes por dia após a refeição e durante 4 semanas poderia melhorar a tensão. No entanto, é importante que o médico seja consultado antes de iniciar o uso do hibisco.

Loading

By valeon