A mágica das grandes ideias com o especialista Paulo Macedo

#RDSummit

Autor do livro “Copywriting: O Método Centenário de Escrita mais Cobiçado do Mercado Americano”, Paulo Maccedo sobe ao palco da 7ª edição do RD Summit para falar sobre anúncios que conquistam e emocionam

Paulo Maccedo subiu ao palco do RD Summit 2019 com um sorriso no rosto, agradecendo por ter tido sua palestra favoritada por tantas pessoas e, assim, a oportunidade de palestrar na plenária do evento.

Com o tema Big idea: a palestra mais importante que você verá antes de escrever seu próximo anúncio, levou à loucura os copywriters presentes e todos aqueles que gostam de uma boa, grande e criativa ideia – ou seja: todo mundo!

O conceito de big idea

O termo big idea – em português, grande ideia – simboliza, literalmente, a ideia por trás de uma marca, campanha e/ou ação bem-sucedida.

“Se você pensa em uma grande ideia, você ativa um clique na mente do seu consumidor. Faz com que a sua mensagem entre pela janela enquanto a do concorrente ainda está batendo na porta”, explica Maccedo. Apesar de estar muito ligado à função de copywriting, o termo pode impactar toda a rotina do Marketing de uma empresa: “a big ideia pode influenciar todo o mix de Marketing. Quando você pensa em uma ideia, pensa no produto, nas possíveis melhorias, no preço, nos pontos de venda…”, conclui.

Os segredos de um bom anúncio

É preciso uma grande ideia para atrair a atenção dos consumidores e, então, vender. Mas o que seria uma boa ideia? Antes de tudo, ela precisa ser instantaneamente compreendida. E ter também um ponto criativo que faça com que o anúncio se destaque. Deve conter, em outras palavras, um turning point, uma virada de chave.

“A sua oferta também precisa ser plausível. Você precisa provar o que está mostrando”, destaca Maccedo.

A criação de uma big ideia pode ser espontânea ou acontecer por meio do método da pesquisa. Na primeira ocasião, como o próprio nome sugere, o anúncio surge naturalmente, em um momento de mais receptividade do autor. No segundo – e mais comum, inclusive a opção mais usada por Maccedo – envolve encher a mente com informações sobre público, mercado, produto, temas relacionados e, então, encontrar um ponto em comum que amarre a ideia toda.

Maccedo apontou ainda as vantagens de uma big ideia que pode, por exemplo:

  • Criar uma forte conexão emocional com o público;
  • Re-significar a maneira como pensamos;
  • Ser universal e compreendida por diferentes públicos, nos mais diversos locais;
  • Ser comunicada em todos os tipos de plataformas.

Além disso, o especialista soltou um conselho valioso: não se apegue emocionalmente à sua primeira ideia. Não tenha medo de, por menor que seja sua dúvida, começar novamente. Podemos – e devemos! – pensar e repensar nossas ideias. “O conceito de big ideia não precisa ser superestimado ou romantizado. As ideias podem ser simples, apenas precisam, de fato, ser diferentes”, afirma.

“Se não puder chegar ao que considera uma big ideia, faça o melhor copy que puder, com uma promessa impactante e ganchos fortes e poderosos. Cozinhe o arroz com feijão bem temperado”, finaliza.

O que é a Big Idea?

Serão apresentadas 10 Regrinhas básicas para que uma Big Idea seja construída para ser efetiva. Um conteúdo complementar que ajuda muito é sobre Gatilhos Mentais (dá uma conferidinha).

A Big Idea é a Grande Ideia que irá fazer um prospecto confiar naquilo que está sendo oferecido e muito provavelmente efetuar uma compra.

Vamos lá:

  • Promessa: esse é o ponto principal, deve ser apresentada de forma direta e específica. Normalmente faz sentido colocar logo na Headline para realmente chamar a atenção.
  • Exclusividade: no momento de desenvolver a promessa, é preciso que seja íntegra e ao mesmo tempo única. Não fazer igual aos concorrentes.
  • Atratividade: como foi falado que na maioria dos casos a promessa se encontra na headline, é preciso que ela seja atrativa para prender a atenção da pessoa que está lendo.
  • Especificidade: trabalhar com números e porcentagens por exemplo, é uma forma de especificidade. Entenda que 81,75% é mais específico do que 80%.
  • Atualizada: caso use o aspecto da especificidade, atualize sempre que preciso.
  • Fácil de entender: é preciso que qualquer pessoa entenda a Big Idea, dependendo do nicho é recomendado usar palavras populares e em uma ordem que seja de fácil entendimento.
  • História: as histórias conectam e prendem a atenção. Então é um excelente ponto de partida para apresentar o contexto.
  • Conclusiva: na própria Big Idea deve ficar evidente qual a conclusão final do processo, ou seja, qual será o resultado final.
  • Foco nas Emoções: para ter efetividade é preciso focar em emoções como amor, desejo, desespero, inveja, ganância e etc.
  • Foco: um único negócio pode ter diversas promessas. Porém é recomendado que foque apenas em uma promessa, uma emoção, uma história, tudo isso para facilitar na mensagem que deseja passar e ser o mais efetivo possível.
  •  

Como Usar a Big Idea

Para nos aprofundarmos ainda mais no tema, fizemos o Curso Big Idea de André Cia e vamos compartilhar uma ideia super boa e que irá facilitar no momento de produção.

Foi dado um passo a passo de como usar a Big Idea em um texto de vendas curto, ou seja, em uma landing page. Vamos a ordem das ideias:

  1. Grande Promessa
  2. Resultados Obtidos
  3. Curiosidade
  4. Conexão
  5. Confirmação do Interesse
  6. O Método Oculto
  7. O Custo e o Retorno
  8. Transição para Vendas
  9. Apresentação do Produto e/ou Campanha
  10. Promessa, Benefício e USP (unique selling proposition)
  11. Escassez
  12. Urgência e Diferencial
  13. Primeiro CTA
  14. Listagem de Bônus
  15. Bullet Points
  16. Reafirmação da Promessa
  17. Revisão da Oferta
  18. Segundo CTA
  19. Oferta Lógica e Terceiro CTA
  20. Escassez
  21. Quarto CTA

Esses passos é só para ter uma ideia de como podem ser organizadas às ideias. Lembre-se que não existe texto ou vídeo longos demais, existe promessa fraca.

É preciso sempre focar na transformação que a pessoa terá ao adquirir o produto ou serviço, porque muitas vezes ela não sabe nem que está precisando adquirir isso, então é preciso criar a necessidade.

Conclusão

Entendendo o que é a Big Idea e como colocá-la de forma efetiva é um grande passo para todo e qualquer negócio.

Quando idealizamos a nossa Startup Valeon, estávamos pensando na divulgação das empresas, nos seus produtos, nos preços, nos pontos de vendas e nos consumidores. A nossa “big idea” além de ser simples e diferente, ativa a mente dos consumidores e dos empresários e é compreendida por diferentes públicos nos mais diversos locais.

A Plataforma Comercial da Startup Valeon é uma empresa nacional, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da informação com foco em divulgação empresarial. Atua no mercado corporativo desde 2019 atendendo as necessidades das empresas que demandam serviços de alta qualidade, ganhos comerciais e que precisam da Tecnologia da informação como vantagem competitiva.

Nosso principal produto é a Plataforma Comercial Valeon um marketplace concebido para revolucionar o sistema de divulgação das empresas da região e alavancar as suas vendas.

A Plataforma Comercial Valeon veio para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos/serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada nos seus serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

Diferenciais

  • Eficiência: A Valeon inova, resolvendo as necessidades dos seus clientes de forma simples e direta, tendo como base a alta tecnologia dos seus serviços e graças à sua equipe técnica altamente capacitada.
  • Acessibilidade: A Valeon foi concebida para ser utilizada de forma simples e fácil para todos os usuários que acessam a sua Plataforma Comercial , demonstrando o nosso modelo de comunicação que tem como princípio o fácil acesso à comunicação direta com uma estrutura ágil de serviços.
  • Abrangência: A Valeon atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
  • Comprometimento: A Valeon é altamente comprometida com os seus clientes no atendimento das suas demandas e prazos. O nosso objetivo será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar para eles os produtos/serviços das empresas das diversas cidades que compõem a micro região do Vale do Aço e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
  • valeonbrasil@gmail.com

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By valeon

2 thoughts on “A mágica das grandes ideias com o especialista Paulo Macedo”
  1. Que bom podermos te atender, continue nos prestigiando. CEO da Valeon

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