Norma federal prevê doação para o SUS de todas as doses compradas enquanto não for concluída a imunização dos grupos prioritários; MPF investiga aplicação clandestina de doses em Minas

João Prata, O Estado de S.Paulo

A investigação sobre vacinação clandestina em uma empresa de transporte de Minas Gerais reacendeu o debate sobre a compra de imunizantes contra a covid-19 pela iniciativa privada. A Lei 14.125, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro há duas semanas, abriu a possibilidade de aquisição por empresas, mas a dificuldade de fiscalização da aplicação das doses compradas é um desafio, afirma o médico e advogado sanitarista Daniel Dourado. 

ctv-iho-clandestina
Vídeos mostram pessoas sendo vacinadas na noite de terça-feira, 23, na garagem de uma empresa de transporte em Belo Horizonte Foto: Reprodução

Segundo a nova norma, é possível comprar vacinas com autorização para uso emergencial ou registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Empresários, conforme a regra, têm direito de comprar o imunizante, desde que doem 100% aos SUS até que seja concluída a vacinação dos grupos prioritários, como idosos e profissionais de saúde. Depois disso, a empresa será obrigada a doar 50%. Mas nesta quinta-feira, 25, uma liminar (decisão provisória) da Justiça Federal suspendeu a obrigatoriedade do repasse do produto à rede pública.  https://www.youtube.com/embed/w2m2jPjISZo

“O que é mais complicado é que não existe estrutura para esse tipo de fiscalização”, diz Dourado. “Quem é que vai nas empresas olhar se o cara está vacinando, se doou a quantidade certa? É uma lei que vai muito na confiança de que as empresas iriam alimentar os bancos de dados. Não é algo simples de viabilizar. A vigilância iria conferir os lotes de vacina, visitar as empresas? A lei tentou disciplinar, mas mais como efeito simbólico”, acrescenta. 

(Na nova lei) Não há nenhum tipo de sanção pelo descumprimento”, diz Dourado. Segundo o Ministério Público Federal de Minas (MPF-MG), além de violação à Lei 14.125, os responsáveis pela vacinação clandestina podem responder por importação ilegal de medicamentos. O Código Penal prevê pena para o crime de descaminho, quando há importação clandestina de mercadoria que dependa de registro, análise ou autorização de órgão público competente.

Nestes casos, a pena prevista é de prisão de um a quatro anos. Segundo a reportagem da revista piauí, que revelou o esquema de imunização irregular, o grupo teria comprado doses da vacina da Pfizer – a farmacêutica americana nega. 

Nesta quinta-feira, os empresários Luciano Hang, dono da varejista Havan, e Carlos Wizard, da holding Sforza, anunciaram a intenção de doar 10 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para o SUS. Por trás do gesto, porém, está o desejo  de poder comprar imunizantes para aplicar em seus funcionários, sem seguir a ordem de priorização estipulada no Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Os empresários estão fazendo uma doação de 10 milhões de doses da vacina para a população. Então, para que isso aconteça, precisamos sensibilizar os congressistas, as autoridades, para que haja uma flexibilização na legislação, que nos permita fazer essa doação a favor do Brasil”, afirmou Wizard, após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes. 

De acordo com Dourado, a escassez de doses no mercado internacional é, na verdade, o maior entrave para que avancem os negócios de empresários brasileiros. “As farmacêuticas não têm vacina para entregar”, afirma. Laboratórios estrangeiros, como a Pfizer e a britânica AstraZeneca, já disseram publicamente que vão privilegiar contratos com governos, e não com empresas.  

Embora a lei autorize a compra particular de vacinas com uso emergencial, Dourado lembra que a Anvisa dá esse tipo de autorização excepcional vinculada a uma situação específica. “A Coronavac (desenvolvida pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac), por exemplo, é excepcional, mas só pode ser aplicada pelo PNI, destaca. “Não acredito que Anvisa vá ceder.”

Loading

By valeon

One thought on “Lei não cria punição e falta estrutura para fiscalizar compra de vacina por empresas, diz advogado”
  1. multi ferramentas de marketing digital Gratis
    Trabalhe com Software Divulgar mais de 240 classificados
    gratis ,Software Facebook Marketing Grupos , Software
    Promover Sites e Blogs Marketing, Ferramentas Gratuita
    Para Download Gratis , e muito mais sistemas .
    otima oportunidade de negócios não percam !!
    Demo Gratuito Para Download Gratis
    Copie e Cole no Navegador : https://bit.ly/34ScGRn
    Contato :
    Telegram: Mktmidia
    Skype: MktMidia
    alcance seu publico negocios marketing de sucesso

Comments are closed.