Plataformas segmentadas unem oportunidades de emprego a currículos de pessoas negras, trans, com deficiência e 50+; especialistas dão dicas para facilitar a busca

Camila Saplak, Milena Tomaz  e Victoria NettoEncontrar a vaga de emprego ideal para pessoas diversas pode ser mais simples com a ajuda de algumas plataformas também criadas por profissionais que fazem parte de grupos minorizados no mercado de trabalho. “Às vezes, a empresa diz que não encontra perfis diversos porque só busca pessoas nas plataformas comuns”, diz a mentora Luanny Faustino, da consultoria CKZ Diversidade.

As empresas interessadas em contratar pessoas com determinado perfil podem usar essas plataformas segmentadas para facilitar o “match”. Há iniciativas exclusivas para pessoas negras, algumas voltadas para pessoas com deficiência, outras para trans e ainda as que focam em oportunidades para quem tem mais de 50 anos.

Mas isso não quer dizer que as empresas estejam anunciando a vaga exclusivamente nesses espaços. Do ponto de vista de quem vai contratar, usar plataformas específicas é mais uma maneira de garantir a diversidade nas candidaturas. Já quem se candidata deve cadastrar o currículo e pode buscar vagas filtrando por categoria, localidade e nível de escolaridade.

Para Maysa Mayara, candidato deve começar pelo autoconhecimento: ‘Qual vaga eu quero?’ e ‘O que eu almejo?’ são boas perguntasARQUIVO PESSOAL

A especialista em recolocação profissional Maysa Mayara, Top Voice Carreira 2021 no Linkedin, dá três dicas antes que você saia atrás de uma vaga em diversidade.



DICAS PARA CHEGAR NA SUA VAGA IDEAL

1 – Tenha foco e saiba seu valor: É comum, quando se precisa muito de um emprego, não parar para pensar, não avaliar o currículo ou não enxergar a carreira profissional como um todo. Pergunte-se sempre: “Qual vaga eu quero?, O que eu almejo?”. Saiba o seu valor e não “se apequene”, já que a sua diversidade só tem a agregar em qualquer ambiente de trabalho. Se você não pensar no seu futuro dentro da empresa ou na área para a qual você está aplicando, corre o risco de se desapontar e passar pela mesma situação repetidas vezes. As tentativas frustradas podem afetar a autoestima, mas tenha sempre em mente o seu potencial.

2 – Preste atenção ao currículo: Muitos bancos de vagas têm sistemas automáticos para “puxar” o currículo. Por isso, capriche nas palavras-chave. Além disso, um currículo assertivo é o que vai garantir que você passe para as outras etapas da seleção. Lembre-se sempre de valorizar suas qualidades, de contar sua trajetória profissional destacando as principais experiências e de enfatizar as características exigidas na vaga. Se você tem dúvidas sobre o que não deixar de fora do seu currículo e sobre o que inserir nele a respeito da sua diversidade, leia também esta reportagem.

3 – Tenha pensamento estratégico: Pense em estar em lugares que vão aumentar suas chances de conseguir uma colocação ideal. Para isso, além dos buscadores segmentados, capriche no Linkedin. A maior rede profissional do mundo tem grupos para pessoas 50+, LGBTQIA+, mulheres e PCDs, onde há headhunters procurando profissionais diversos e empresas divulgando suas vagas. Outra vantagem é que, na rede, você pode fazer network com profissionais que eventualmente podem indicar você.

Agora que você já sabe o que observar nesse tipo de recrutamento, listamos 17 plataformas que podem ajudá-lo na tarefa de encontrar a oportunidade idealTODOSDIVERSIDADE E OPORTUNIDADEMULHERES E MATERNIDADEPESSOAS 50+PESSOAS COM DEFICIÊNCIAPESSOAS LGBTQIA+PESSOAS NEGRAS

● BlackVagas

A Black Vagas é uma vitrine de profissionais da comunidade negra desenvolvida pelo Movimento Black Money. A iniciativa busca potencializar a entrada de pessoas pretas no mercado de trabalho.

● Camaleao.co

É uma startup com intuito de oferecer soluções na busca de emprego para pessoas LGBT+. Criada em 2017, considera-se uma ponte entre empresas e os talentos “coloridos”, oferecendo consultorias, palestras e treinamentos para empresas diversas.

● Contrate uma mãe

Idealizado por profissionais de RH, inovação e comunicação, o Contrate uma Mãe é o primeiro banco de currículos do Brasil para a realocação profissional de mulheres que vivem a maternidade.

● Deficientes Online

O site Deficientes Online traz mais de 7.800 vagas destinadas para pessoas com deficiência. As oportunidades listadas vão do setor gastronômico até recursos humanos, vendas, TI e programação, entre outros.

● Egalitê

O Egalitê tem oportunidades para pessoas com deficiência em diversas áreas de atuação. A lista de clientes do banco de vagas inclui C&A, HP, Red Bull e Amil.

● EmpregueAfro

A consultoria foi criada em 2004 com o objetivo de promover diversidade étinico-racial nas empresas. Companhias como Microsoft, Google, Basf, Nike e Santander estão na lista de clientes da EmpregueAfro.

● Ganbatte

Ganbatte é um projeto social que conecta empresas a jovens periféricos. Oferece soluções em gestão da D&I, recrutamento, seleção e desenvolvimento de jovens profissionais de grupos periféricos (Classes Sociais CDE; Negros; Mulheres; LGBTQIA+; PcD).
 Saiba Mais →

● HerForce

A HerFoce é um recrutamento de mulheres que conecta profissionais a empresas que valorizam a diversidade. O diferencial é que a plataforma conta com um espaço para que as próprias funcionárias avaliem de forma anônima suas organizações.

● Indique uma Preta

A consultoria conecta mulheres negras ao mercado de trabalho por meio de vagas divulgadas no LinkedIn, Instagram e em um grupo no Facebook.

● Labora

A Labora é focada em promover diversidade e inclusão geracional nas empresas por meio da tecnologia.

● Maturi

A Maturi, antiga MaturiJobs, foi criada em 2015 focada em auxiliar a recolocação de pessoas com 50 anos ou mais no mercado de trabalho.

● NURAP

O Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social acredita na capacitação e inclusão de pessoas em vulnerabilidade no mercado de trabalho. Desenvolve desde cursos profissionalizantes, parcerias com empresas e recrutamento de candidatos.

● Oportunidades Especiais

O portal oferece apoio exclusivo a pessoas com deficiência na procura por empregos e inclusão.
 Saiba Mais →

● O Vagas PCD

É um site de currículos e vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência. Lá, o candidato se cadastra e a empresa divulga as oportunidades. São mais de 88.000 currículos cadastrados e 4.281 oportunidades anunciadas. As vagas vão de estágio e trabalhos freelancer até CLT nas mais diversas áreas de atuação.

● Rede inclusiva – Rede cidadã

A iniciativa visa capacitar e direcionar pessoas com deficiência para as oportunidades de trabalho.

● Transcendemos

A consultoria Transcendemos tem um espaço no site destinado a banco de talentos. Por meio dessa área, busca conectar talentos LGBTQIA+, negros e pessoas de outros grupos sub-representados a empresas comprometidas com a diversidade e a inclusão.

● TransEmpregos

Criada em 2013, a plataforma TransEmpregos atua junto a empresas para inserir pessoas transgêneras no mercado de trabalho. Só em 2020, foram abertas 1.419 vagas diretamente para profissionais trans na plataforma – 794 profissionais conseguiram emprego. A iniciativa também auxilia corporações que querem mudar seu processo de contratação e torná-los acolhedores, seguros e equânimes para todos os colaboradores.

Loading

By valeon

16 thoughts on “Encontre sua vaga online em sites especializados em diversidade”
  1. If you are going for best contents like myself, simply visit this web page every day as it provides quality contents, thanks

  2. I was wondering if you ever considered changing the structure of your site?
    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having one or two images.
    Maybe you could space it out better?

  3. Hello this is somewhat of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors
    or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog
    soon but have no coding skills so I wanted to get advice from someone with experience.
    Any help would be enormously appreciated!

  4. I absolutely love your blog and find the majority of your post’s to be exactly I’m looking for.
    Does one offer guest writers to write content to suit your needs?
    I wouldn’t mind writing a post or elaborating on many
    of the subjects you write about here. Again, awesome weblog!

  5. Grateful for the compliments and i congratulate you for your posts.

  6. Thanks in favor of sharing such a fastidious thinking, piece of writing is pleasant, thats why i have read
    it fully

  7. Hello! I’ve been following your web site for a long time now and finally got the courage to
    go ahead and give you a shout out from Kingwood Texas!
    Just wanted to tell you keep up the good work!

  8. I like what you guys are up too. Such clever work and coverage!
    Keep up the terrific works guys I’ve included you
    guys to my own blogroll.

  9. This is a topic that is close to my heart… Best wishes!
    Exactly where are your contact details though?

  10. Have you ever considered about adding a little bit more than just your articles?I mean, what you say is valuable and everything. But just imagineif you added some great photos or videos to give your posts more, “pop”!Your content is excellent but with pics and video clips,this website could definitely be one of the verybest in its niche. Good blog!

  11. Hmm it looks like your website ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just
    sum it up what I wrote and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I too am an aspiring blog writer but I’m still new to everything.
    Do you have any suggestions for novice blog writers?
    I’d genuinely appreciate it.

  12. Ahaa, its good discussion about this article here at
    this blog, I have read all that, so now me also commenting here.

  13. You could definitely see your enthusiasm within the article you write.
    The arena hopes for even more passionate writers
    such as you who are not afraid to say how they believe.

    All the time go after your heart.

  14. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added”
    checkbox and now each time a comment is added I get several emails with the
    same comment. Is there any way you can remove me from that service?
    Thanks a lot!

Comments are closed.