Henrique Carvalho – Viver de Blog

Criatividade e inovação são conceitos completamente ligados, porém completamente diferentes.

E ainda assim frequentemente confundidos como sinônimos.

Ter ideias não torna ninguém genial ou bem-sucedido.

Todos nós temos a capacidade de gerar uma enorme quantidade de novas ideias.

A diferença no resultado está no que você irá fazer com sua criação. Afinal, uma ideia sem execução não gera valor.

Atividades como a observação, o uso de referências e o experimento de um olhar diferente para coisas comuns, fazem parte do processo de criatividade.

Como expliquei neste artigo sobre bloqueio criativo, você, independente da área de atuação, tem a possibilidade de aprender a usar sua criatividade. Pois ela não é fruto de talento ou dom, mas sim de muito treino.

A criatividade é o passo anterior à inovação.

Toda mudança feita no mundo começou a partir de uma ideia.

No entanto, a ideia não representa nada além de uma produção mental sem valor. E, conforme começa a ganhar corpo e sair do mundo teórico, o processo de inovação se inicia.

O conceito que melhor define a inovação é o de execução de ideias. Desde que essas criações ao serem implementadas, de fato gerem valor para as pessoas.

Outra definição completamente distorcida da inovação, é que, a sua ideia, ao ser implementada, precisa mudar o mundo para ser considerada inovadora.

Não, você não precisa ser o próximo Thomas Edison, Alexander Graham Bel ou até Elon Musk para usar sua criatividade e inovação.

Com atitudes relativamente simples, porém criativas, você pode transformar a sua realidade, porque este é um processo que está ao alcance de todos nós.

Ficou curioso(a) para saber como usar seu potencial de criatividade e inovação? Então continue lendo este artigo para saber mais sobre:

Como acontece a inovação

Será que você não anda inibindo seu potencial de criatividade e inovação por estar preso(a) à crença limitante de que somente grandes gênios capazes de gerar grandes ideias, podem trazer suas soluções inovadoras para o mundo?

Se todos nós nascemos capazes de aprender a sermos criativos, certamente podemos aprender também aprender a sermos inovadores.

No ano de 1672, Ferdinand Verbiest, construiu o primeiro veiculo que não dependia de cavalos para se locomover. Mas somente de vapor.

Porém, talvez você não tenha ouvido falar dele. Isso porque sua criação era apenas um brinquedo. Sem tamanho suficiente para transportar uma pessoa, animais ou objetos.

Foi somente em 1769 que o primeiro automóvel movido a vapor e capaz de transportar pessoas foi desenvolvido. E ainda mais tarde, em 1876, que o primeiro automóvel “moderno”, usando motor de 4 tempos foi criado por Karl Benz.

Neste grande intervalo de tempo, diversas inovações foram feitas nos protótipos existentes para chegar ao modelo de automóvel que conhecemos.

Por fim foi a vez de Henry Ford, que inovou ao inserir o método de produção em massa de carros na sociedade.

Além disso criou um sistema de franquias para a venda desses carros, que hoje conhecemos como concessionárias.

A indústria automobilística não para de se superar e evoluir.

A cada mudança, seja uma melhoria no sistema de produção, dos itens de segurança, do surgimento dos carros elétricos, as inovações são feitas uma atrás da outra.

E, conforme a tecnologia avança, mais rápidas essas inovações viram parte de nosso cotidiano.

Você percebeu que todas as modificações feitas no modelo original de carro são consideradas inovações? Mesmo as menores?

O cinto de segurança foi uma delas.

Criado pelos próprios donos de veículos, que usavam cordas improvisadas para segurar o motorista ao banco e evitar acidentes.

O que não funcionava muito bem.

Foi apenas em 1959, que o primeiro carro saiu já da fábrica com cinto de segurança. Para atender uma necessidade já existente.

Assim, temos um item que hojeé responsável por reduzir em 45% o número de mortes no trânsito só no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Uma melhoria que salva muitas vidas, ou seja, possui um valor inestimável, mas que não causou necessariamente uma disrupção.

Inovação não é invenção. Você não precisa reinventar a roda ou criar uma nova internet para ser inovador.

Seja em sua vida, no seu emprego ou no seu negócio, a criatividade e inovação podem estar presentes em pequenas atitudes, como:

  • Criação de novos produtos;
  • Oferecimento de serviços diferenciados;
  • Inovação em processos;
  • Novos modelos de negócios;
  • Criação de novos valores;
  • Novas formas de trabalho;
  • Novos usos de ferramentas já existentes;
  • E até surgimento de novos mercados (como nichos e sub-nichos).

Várias são as maneiras de implementar a criatividade e a inovação.

Automaticamente quando pensamos em criação, fazemos a associação com atividades artísticas, como pintar, desenhar, escrever, fazer músicas, fotos e por aí vai.

Realmente, estes são campos que não existem sem a criatividade.

Mas quem disse que mercados tradicionais também não usam os princípios da inovação e criatividade? Sem ideias criativas , seja em qual área for, fica impossível ganhar dinheiro.

Exemplos de criatividade e inovação em mercados pouco criativos

Você diria que uma solução inovadora poderia vir de um dos mais tradicionais tipos de instituição?

Bancos não possuem a fama de serem as empresas mais inovadoras do mundo, especialmente no quesito “atendimento ao cliente”.

Aposto que, pelo menos uma vez na sua vida, você já passou por alguma situação de “teste de controle de nervos” em uma agência bancária.

Seja por causa de um gerente desinteressado em ajudar, filas enormes ou mil burocracias.

Atentos a essa falha de prestação de serviços bancários, o Nubank entrou no mercado financeiro e inovou não só no fato de não ter agências físicas mas principalmente no atendimento oferecido ao cliente.

Um tratamento mais personalizado e principalmente humano que envolve cartas escritas a mão, envio de presentes e mimos e linguagem extremamente pessoal.

Tudo que não estava sendo feito por outros grandes Bancos.

Outro exemplo, também de um setor usualmente pouco inovador, é o Conta Azul. Que consiste em um aplicativo para gerenciar toda a parte financeira da empresa de modo 100% online.

Ao oferecer um serviço totalmente online, a preços acessíveis, para micro e pequenas empresas que sofriam com a falta de organização financeira, a Conta Azul encontrou o ponto chave entre a criatividade e inovação.

Tanto que, aqui na Viver de Blog, usamos essa ferramenta para manter nosso fluxo de caixa em dia, assim como traçar cenários de despesas e receitas.

VALEON UMA STARTUP INOVADORA

A Startup Valeon é uma nova empresa da região do Vale do Aço que tem um forte relacionamento com a tecnologia.

Em geral, elas se caracterizam por ser um negócio com ideias muito inovadoras e grande disposição para inovar e satisfazer as necessidades do mercado.

Seja nas formas de atendimento, na precificação ou até no modo como o serviço é entregue, as startups buscam fugir do que o mercado já oferece para se destacarem ainda mais.

Muitos acreditam que desenvolver um projeto de inovação demanda uma ideia 100% nova no mercado. É preciso desmistificar esse conceito, pois a inovação pode ser reconhecida em outros aspectos importantes como a concepção ou melhoria de um produto, a agregação de novas funcionalidades ou características a um produto já existente, ou até mesmo, um processo que implique em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade ao negócio.

inovação é a palavra-chave de qualquer startup. Essas empresas buscam oferecer soluções criativas para demandas que sempre existiram, mas não eram aproveitadas pelo mercado.

As startups procuram resolver problemas e oferecer serviços inovadores no mercado.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

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By valeon

2 thoughts on “Criatividade e Inovação: suas poderosas armas na luta contra o ciclo de fracasso no seu negócio”
  1. Every day I put articles on the subject addressed. See the site daily. CEO Valeon.

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