Editorial
Por
Gazeta do Povo

O ministro da Justiça e ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro, falou pela primeira vez nesta segunda-feira (11) sobre a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado e preso por ele na operação. O petista foi solto depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou ilegal a prisão em segunda instância, na semana passada.

O ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro.| Foto: Rodrigo Sierpinski/Gazeta do Povo

A “vingança dos corruptos”, de que tão acertadamente falou Luís Roberto Barroso durante o julgamento que manteve a suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso do tríplex do Guarujá, não ocorre apenas dentro dos três poderes. Ela só é possível porque também existe toda uma série de linhas auxiliares, formadas por pessoas que não participam de ato ilícito algum, mas que criam um arcabouço intelectual para a narrativa que transforma os bandidos em vítimas. Tais linhas auxiliares estão presentes especialmente na imprensa e na academia, e uma demonstração de seu modus operandi acaba de ser vista neste fim de semana, envolvendo o convite e o posterior cancelamento da participação de Moro no III Encontro Virtual do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito do Brasil (Conpedi).

No sábado, dia 19, o Conpedi anunciou a programação do evento e informou que Moro coordenaria, na próxima sexta-feira, um painel com o tema “O papel do setor privado em políticas anticorrupção e de integridade”. A claque contrária a Moro e à Operação Lava Jato reagiu instantaneamente nas mídias sociais e o Conpedi respondeu no dia seguinte. Em nota, anunciou, de forma um tanto contraditória, que, embora nunca renuncie “aos princípios democráticos e da pluralidade de ideias que permeia o ambiente acadêmico”, estava exatamente renunciando aos princípios democráticos e à pluralidade de ideias, pois deixara a turba se impor pela intimidação, cancelando o painel e a participação de Moro – que, recorde-se, também tem carreira no mundo acadêmico, tendo sido professor da Universidade Federal do Paraná.

Juristas que valorizam a justiça e a verdade jamais compactuariam com um ataque grosseiro à liberdade de debate característica do ambiente acadêmico, nem com esta agressão à liberdade de expressão que consiste na pressão para calar Moro

Os canceladores não se deram por satisfeitos e, mesmo após a decisão de não se realizar mais o painel, seguiram repudiando publicamente o fato de o Conpedi ter convidado Moro para seu evento. O comunicado, com 125 assinaturas, é muito mais obra de militantes partidários ideologizados que algo saído da pena de “juristas, professores e professoras de programas de pós-graduação em direito do Brasil”, até porque não esboça argumento técnico ou jurídico algum, limitando-se a repetir alguns dos mais batidos – e falsos – clichês inventados pelo petismo para atacar a Lava Jato, como o de que a operação “gerou incontáveis prejuízos materiais, financeiros e simbólicos ao país”, como se fosse o combate à corrupção, e não a corrupção em si, que causasse prejuízos ao Brasil e arranhasse a imagem da nação.

Não faltaram, obviamente, as menções à decisão do STF que considerou Moro suspeito – não “nos processos que dirigiu”, como diz o texto militante, mas em um único processo envolvendo o ex-presidente Lula – como argumento para que ele não participasse do evento. Mas juristas dignos deste nome jamais teriam ignorado que se tratou de decisão teratológica do Supremo, repleta de circunstâncias que são motivo de vergonha para a suprema corte, e não para Moro, que sempre se conduziu com lisura nos processos que julgou. Não há, no texto dos ditos “juristas”, uma única palavra sobre a manutenção de um habeas corpus impetrado dentro de um processo considerado nulo; nem sobre a inexplicável mudança de voto de Cármen Lúcia na Segunda Turma; nem sobre o fato de atos que se deram estritamente dentro dos limites da Constituição e dos códigos legais terem sido arbitrariamente transformados em abusos ou ilegalidades pelos ministros do STF.


Os autênticos juristas que valorizam a justiça e a verdade, por fim, jamais compactuariam com um ataque grosseiro à liberdade de debate que é característica do ambiente acadêmico, nem com esta agressão à liberdade de expressão que consiste na pressão para calar Moro – e é sintomático que, entre os 125 signatários, haja vítimas até mesmo recentes de tentativas de cerceamento, como um professor da Universidade de São Paulo, alvo de investida da parte de Augusto Aras por causa de tweets e textos críticos ao procurador-geral da República. Que tudo isso venha de responsáveis por conduzir e avaliar programas de pós-graduação em Direito ainda manda um sinal extremamente preocupante sobre a saúde (ou falta dela) do ensino jurídico no país.

Em sua “vingança”, os corruptos e suas linhas auxiliares não se contentam em simplesmente reverter as decisões da Lava Jato, garantir a impunidade e impedir que outras operações do tipo possam ocorrer no futuro. É preciso inviabilizar completamente a vida daqueles que, ao longo de anos, se dedicaram heroicamente a desbaratar os megaesquemas de corrupção: enxovalhá-los, persegui-los aonde forem, impedirem-nos de se manifestar. E, se for preciso atropelar os direitos individuais dos protagonistas da Lava Jato, que assim seja. Em nome da “democracia”, essas pessoas se portam como inimigos da democracia. Em nome do “antifascismo”, se portam como fascistas.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/sergio-moro-cancelamento-conpedi/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Loading

By valeon

62 thoughts on “O “cancelamento” de Moro e o ataque à pluralidade na academia”
  1. Unquestionably imagine that which you stated.

    Your favorite reason appeared to be on the net the simplest factor to
    keep in mind of. I say to you, I definitely get annoyed at the
    same time as other folks think about worries that they
    just do not recognize about. You managed to hit the nail upon the highest and defined out the
    entire thing without having side effect , folks can take a signal.
    Will probably be back to get more. Thank you

    Also visit my page – Wawza Apple Cider Vinegar

  2. Great – I should definitely pronounce, impressed with your website.
    I had no trouble navigating through all tabs as well as related information ended up being truly
    simple to do to access. I recently found what I hoped for before
    you know it at all. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those
    who add forums or something, web site theme . a tones way for your customer to communicate.
    Nice task.

    Feel free to surf to my homepage … Vigor Max Male Enhancement

  3. It’s actually a nice and helpful piece of information.
    I’m happy that you simply shared this useful information with us.

    Please stay us informed like this. Thanks for
    sharing.

  4. Greetings from Carolina! I’m bored to death at work so I decided to check out your site on my
    iphone during lunch break. I love the info you present here and can’t wait to
    take a look when I get home. I’m shocked at how quick your blog loaded on my phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, amazing site!

    My web blog … Infinuity CBD Review

  5. Hi! Would you mind if I share your blog with my twitter group?

    There’s a lot of people that I think would really appreciate your content.
    Please let me know. Cheers

  6. I was curious if you ever considered changing the structure of
    your site? Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so
    people could connect with it better. Youve got an awful lot of text
    for only having one or two images. Maybe you could space it out better?

    Also visit my page: Viking XL Keto

  7. Please let me know if you’re looking for a
    article writer for your blog. You have some really good articles and I believe
    I would be a good asset. If you ever want to take
    some of the load off, I’d love to write some material for your blog in exchange for a link back to mine.
    Please blast me an e-mail if interested.
    Thanks!

  8. My family all the time say that I am wasting my time here at net, but I know I am getting
    familiarity daily by reading such pleasant articles.

  9. Excellent way of explaining, and pleasant post to take facts regarding my presentation focus, which i am going to present in university.

Comments are closed.