Com samba feito para empresário da região

Milena Almeida – assessora do Cartão de TODOS.

A homenagem carnavalesca consiste em um samba-enredo que conta a trajetória de vida do empresário Altair Vilar e que deve ser entoado por milhares de vozes no próximo sábado.

Famosa por homenagear personalidades que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de Ipatinga, cidade da região do Vale do Aço de Minas Gerais, a escola de samba carnavalesca Okolofé do Samba criou um enredo especial para ir às ruas mineiras no Carnaval de 2023. Com o tema  “Altair Vilar: Vitórias, Conquistas e Glórias em Pouso d’Água Limpa”, neste ano, os carnavalescos de Okolofé contam, por meio de uma canção, a história de Altair Vilar, fundador e presidente do conglomerado empresarial ipatinguense Grupo Cartão de TODOS.

O Grupo Cartão de TODOS é, hoje, dono do maior conjunto de empresas brasileiras a oferecer serviços de desconto em saúde, educação e lazer, atendimento em clínicas populares, soluções financeiras inteligentes voltadas à concessão de créditos, plataformas de empregabilidade com cursos preparatórios, energia solar a preços acessíveis e diversos outros serviços voltados ao cuidado e ao empoderamento das classes C e D. Com uma trajetória que tem Ipatinga como cidade-sede, em pouco mais de 20 anos, o Grupo conquistou uma base de mais de 18 milhões de filiados no Brasil – o que corresponde a 8% da população nacional – além de estar em plena expansão internacional em países como Colômbia, Chile, México e Estados Unidos.

A decisão de abordar a trajetória de Altair Vilar e do Grupo Cartão de TODOS foi tomada com base nos benefícios que o empresário proporciona aos habitantes da cidade, conforme destaca o presidente e fundador  da escola de samba, Geraldo Testta. “Desde que fundamos a escola Okolofé, sempre homenageamos quem faz o bem para a nossa comunidade, seja empreendedor, empresa ou cidadão de Ipatinga. No caso da escolha de Altair Vilar, o que nos motivou foi enxergá-lo como exemplo de empreendedor que promove geração de emprego e apoio à cultura e à saúde na cidade, entre outros benefícios que ele proporcionou e segue proporcionando para os ipatinguenses. Como homenagem, vamos contar a história do Altair, desde que ele chegou, ainda criança, à Ipatinga até os dias de hoje, durante uma festa linda para a qual levaremos 9 alas, três carros alegóricos e uma apresentação ensaiada com muita alegria nos últimos 8 meses”, explica o presidente da Okolofé do Samba.

O samba-enredo “Altair Vilar: Vitórias, Conquistas e Glórias em Pouso d’Água Limpa” foi apresentado pela primeira vez em 4 de dezembro de 2022, durante o evento de exposição dos figurinos de membros dos blocos carnavalescos de Ipatinga, e volta a preencher as ruas da cidade do Vale do Aço no próximo sábado, 25 de fevereiro, em meio ao desfile das escolas de samba da região, no Estádio Municipal João Lamego Netto. “A história do Grupo Cartão de TODOS está muito ligada à da cidade e dos cidadãos de Ipatinga, por isso, para nós é uma grande honra receber este tipo de homenagem sincera de uma escola de samba ipatinguense de tanto prestígio em meio à maior festa do Brasil”, destaca Altair Vilar.

Os colaboradores representados no samba

Em meio às comemorações, iniciadas desde a apresentação do samba-enredo, em dezembro de 2022, os colaboradores do Grupo Cartão de TODOS também entraram na festa carnavalesca.

Nas mais de 400 unidades da rede de clínicas médico-odontológicas do Grupo, a AmorSaúde, os colaboradores estão participando de um concurso cultural, que se encerra no dia 24 de fevereiro e que vai premiar aqueles que fizerem o vídeo mais criativo cantando o samba-enredo do grupo Okolofé.

Além disso, no dia da folia (25 de fevereiro), os colaboradores terão um lugar especial em meio ao desfile realizado no Estádio Municipal João Lamego Netto, já que a Okolofé do Samba reservou uma ala exclusiva para aqueles que contribuem diariamente para que a história do Grupo Cartão de TODOS chegue mais longe.

Letra do samba-enredo “Altair Vilar: Vitórias, Conquistas e Glórias em Pouso d’Água Limpa”

Okolofé traz para esse carnaval

Um tema visionário

De sucesso e esplendor

Humanitário

Foi em João Monlevade

Onde ele nasceu

Altair Vilar, ainda criança,

Veio em Ipatinga morar

Quem olhava o pequeno sabia

Era fácil de se ver

Ali estava alguém

Que na vida iria vencer

Seu primeiro troféu

Uma caixa de lápis de cor

Coloriu sua vida

E seu espírito empreendedor

Olha o picolé, olha o picolé,

Picolé de feijão e de leite de muié

(bis)

Gritava o menino com empolgação

E com lucro adquiriu

Uma camisa da seleção

Mas o garoto iluminado cresceu

E quando jovem conheceu

Mara, a jóia rara de Inhapim

E por ela jurou amor sem fim

Deus abençoou essa união

Com 3 filhos e harmonia

Tales veio primeiro, depois Ícaro

e Aquiles o terceiro

Na vida profissional, Altair se destacou

Na Usiminas trabalhou

O Sindipa presidiu

Na Câmara foi vereador

Atuante e contestador

“Eu aprendi” e criei

A Clínica de TODOS, Municipal

Hoje AmorSaúde, virtude solidária

De renome nacional

A coruja Qia tá contente

Voou alto, abraçou o mais carente

E nesse carnaval

Traz seu canto de amor e inclusão social

Pouco de muitos para o bem de todos

Somos todos, Cartão de TODOS,

Um por todos, todos por todos

(Bis)Compositor da letra: Ângelo Barbuto

Intérpretes: Fernando Bento e Tina Tânia

Serviço – Desfile de Carnaval Okolofé do Samba

Data: Sábado, 25 de fevereiro de 2023

Local: Estádio Municipal João Lamego Netto – Avenida Roberto Burle Marx, Novo Cruzeiro, Ipatinga – Minas Gerais.

Saiba mais em: https://www.minasgerais.com.br/pt/eventos/ipatinga/carnaval-73.

Loading

By valeon