Poder360 

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou uma manifestação ao STF (Supremo Tribunal Federal) na 4ª feira (30.jun.2021) afirmando que a Corte não deve obrigar o Governo a comprar mais doses de vacinas contra a covid-19.O procurador-geral da República Augusto Aras© Sérgio Lima/Poder360 O procurador-geral da República Augusto Aras

Segundo ele, não há quadro de inação do Estado que justifique a interferência da Justiça no plano nacional de imunização. Eis a íntegra (196 KB).

O parecer foi encaminhado ao ministro Ricardo Lewandowski, do STF, em resposta a um pedido apresentado pelo CFOAB (Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil) em março deste ano.

A ação se tratava de um pedido de medida cautelar para obrigar a União a comprar vacinas contra a covid-19 suficientes para garantir a imunização em massa da população brasileira.

Na ação (íntegra – 419 KB), o presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, afirma que o governo federal vê a imunização “mais como um problema do que uma solução”. Ele cita os atrasos na campanha de vacinação e o risco do surgimento de novas variantes do coronavírus decorrentes desse retardo.

A resposta enviada por Aras menciona dados obtidos pelo Ministério da Saúde. Eles mostram que aproximadamente 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas e quase 130 milhões de doses foram distribuídas em todo o país até o dia 28 de junho.

“O quadro atual demonstra o incremento gradual da oferta de vacinas e, consequentemente, do quantitativo de pessoas vacinadas, a confirmar a ausência da alegada inação a justificar a intervenção excepcional do Judiciário”, declara Augusto Aras.

“Determinação judicial que se sobreponha à programação nacional implicaria rearranjo orçamentário e de medidas definidas e em curso, com impacto relevante sobre a gestão nacional e sobre a própria operacionalização do programa de imunização”, diz.

Segundo o procurador-geral, o cumprimento do plano nacional de imunização, bem como o respeito ao cronograma previsto e à ordem de imunização dos grupos prioritários, vêm sendo acompanhados e monitorados pelo STF.

Ministério da Saúde confirmou mais 2.081 mortes por covid-19 na 4ª feira (30.jun.2021), elevando o total para 518.066. Os casos confirmados em 24 horas foram 43.836. Desde o início da crise sanitária, são 18.557.141 diagnósticos da doença.

Loading

By valeon

161 thoughts on “Augusto Aras diz que STF não deve obrigar União a comprar mais vacinas”
  1. Hey, you used to write fantastic, but the last several posts have been kinda boring?
    I miss your tremendous writings. Past several posts are just a little bit out of track!

    come on!

    Here is my website: mybbplugins.com

  2. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you
    create this website yourself or did you hire someone to do it for you?

    Plz answer back as I’m looking to create my own blog and would like
    to know where u got this from. many thanks

    Here is my web page; stop smoking weed today

  3. Great post. I was checking constantly this blog and I am impressed!
    Very useful info specifically the final part 🙂 I handle such info a lot.
    I used to be seeking this certain info sex tips for men
    a very lengthy time. Thanks and best of luck.

  4. Spot on with this write-up, I truly believe this website needs a
    lot more attention. I’ll probably be back again to read through
    more, thanks for the information!

  5. I do not even know how I finished up right here, but I believed this
    submit was once good. I do not recognize who you
    are however definitely you are going to a famous blogger for those who are not already.
    Cheers!

  6. It’s actually a cool and useful piece of info. I’m satisfied that you simply shared this helpful information with
    us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.

Comments are closed.