Rita Michel – Parallax

Neste momento da minha própria carreira posso declarar que possuo muitas dúvidas e poucas convicções acerca do que fará sentido daqui para frente. Uma certeza é que as empresas, como as pessoas, não compram aquilo que fazemos, mas, sim, a razão por quê o fazemos. Essa afirmação é de Simon O. Sinek, autor, palestrante e consultor Inglês que escreve sobre Liderança e Gerenciamento. Fez total sentido para mim!

Observando empresas de sucesso como a Apple, Simon fez uma descoberta que mudou profundamente a visão que tinha de como o mundo funcionava e, consequentemente, da forma como atuava nele. E posso afirmar que mudou para mim também, até, por que, faço parte da legião de fãs da Apple. Ao questionar por que a Apple é tão inovadora e “encantadora” (inferência minha), uma vez que tem acesso às mesmas agências de propaganda, mídias, profissionais talentosos e consultores que suas concorrentes, ele identificou um padrão. Ou seja, existe uma forma de pensar, agir e comunicar que é comum a quase todos os negócios e profissionais. Simon codificou este padrão e o chamou de “Golden Circle” (Círculo Dourado).

Trata-se de uma ideia muito simples. Estamos o tempo todo focados em comunicar o que fazemos, seguido do como fazemos por considerarmos que seja a lógica natural pela qual somos comprados. No entanto, o que Simon descobriu é uma lógica inversa, ou seja, as pessoas não compram o que você faz, elas compram o por quê você faz o que faz. As empresas bem sucedidas mostram para o mercado por que elas fazem o que fazem. De acordo com o modelo do circulo dourado essa é uma visão de dentro para fora.

A provocação que tomo emprestada da descoberta de Simon é que existe um padrão semelhante na forma como pensamos, agimos e nos comunicamos em relação à carreira. Entendo que o padrão atual se caracteriza por uma lógica que também caminha na contramão da descoberta do autor, justamente por ser uma visão de fora para dentro. Esclareço: a partir do modelo do Círculo Dourado podem existir pelo menos duas maneiras de você olhar para a sua carreira: De fora para dentro ou De dentro para fora.

Numa visão tradicional, por exemplo, a tendência é olharmos para fora, aqui entendido como o mercado e as organizações e identificamos as ofertas em termos de oportunidades de trabalho, cursos valorizados, atividades bem remuneradas, perfis pessoais mais aceitos, idiomas mais procurados e etc. Então fazemos um movimento de olhar para dentro, para nossa trajetória, experiência, talentos para verificarmos se possuímos ou não o que está sendo exigido. A partir disso, definimos o que precisamos buscar para fazer frente a estas oportunidades.

Outra forma de olhar a carreira, em sinergia com o que afirma Simon, é nos voltarmos para dentro, descobrir o nosso por quê, o propósito, a contribuição que podemos oferecer para o mundo. Só então devemos olhar para fora, identificar as oportunidades e perceber onde o nosso por quê encontra as necessidades do mercado. Posso garantir que trilhando este caminho você estará mais próximo de sua verdadeira vocação ou, na melhor das hipóteses, terá finalmente encontrado a resposta para a pergunta que pode valer um milhão: a razão de por quê você faz o que faz.

Rita Michel é psicóloga, coach executiva e de carreira e uma das idealizadoras da Parallax – move to change.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

O CANAL DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

QUEM SOMOS

Somos uma Startup daqui de Ipatinga que desenvolveu a Plataforma Comercial VALEON um Marketplace com o propósito de solucionar e otimizar o problema de divulgação das empresas daqui da região de maneira inovadora e disruptiva através da criatividade e estudos constantes aliados a métodos de trabalho diferenciados dos nossos serviços e estamos conseguindo desenvolver soluções estratégicas conectadas à constante evolução do mercado.

O QUE OFERECEMOS E VANTANGENS COMPETITIVAS

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Loading

By valeon

177 thoughts on “Como você olha a sua carreira?”
  1. obviously like your web-site but you have to take a look at the spelling on quite a few of your
    posts. Several of them are rife with spelling issues and I to find it very troublesome to tell
    the reality on the other hand I’ll surely come back again.

  2. I’m truly enjoying the design and layout of your
    blog. It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant
    for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to
    create your theme? Superb work!

  3. It’s going to be finish of mine day, except before ending
    I am reading this wonderful post to increase my know-how.

  4. Thank you, I have just been looking for info approximately this topic for a while and yours is the
    best I have found out till now. But, what concerning the conclusion? Are you certain in regards to the supply?

  5. whoah this weblog is excellent i really like studying your posts.
    Stay up the good work! You know, many persons are searching round for
    this information, you could help them greatly.

  6. Your method of telling everything in this article is genuinely good,
    every one can easily understand it, Thanks a lot.

  7. Hi! Do you know if they make any plugins
    to assist with SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.

    If you know of any please share. Kudos!

  8. My spouse and I absolutely love your blog and find most of your post’s to be just what I’m looking for.
    Does one offer guest writers to write content in your case?

    I wouldn’t mind producing a post or elaborating on many
    of the subjects you write in relation to here.
    Again, awesome web site!

  9. Hello! I could have sworn I’ve visited this site before but after going through a few
    of the posts I realized it’s new to me. Anyways, I’m certainly delighted
    I came across it and I’ll be bookmarking it and checking back frequently!

  10. Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I’ve truly enjoyed
    surfing around your blog posts. In any case I will be subscribing to your rss feed and I
    hope you write again very soon!

  11. Heya i’m for the first time here. I found this
    board and I find It really useful & it helped me out a lot.
    I hope to give something back and aid others like you helped
    me.

  12. I was recommended this blog via my cousin. I’m no longer certain whether or not this submit
    is written by way of him as no one else realize such exact approximately my difficulty.
    You are wonderful! Thank you!

Comments are closed.