Por Frank Marcel – Agência Mestre

Uma das grandes dúvidas de quem está começando no mundo digital ou lançando o seu primeiro site, é exatamente sobre o funcionamento dos mecanismos de busca. O objetivo da grande maioria é aparecer nos primeiros resultados de pesquisas, mas nem todos sabem como fazer para o Google encontrar o seu site.

Os algoritmos da plataforma vão se atualizando, mas existem alguns métodos que ajudam sua página a ter um bom rankeamento. Além de permitir que o Google encontre o seu site, podem agregar valor ao domínio e à marca.

Para sanar os questionamentos sobre esse tema, leia o artigo e entenda os detalhes!

Como fazer para o Google encontrar o seu site?

Quer saber como fazer para o Google encontrar o seu site? Veja quais são os diferentes caminhos para fazer o seu site aparecer no Google de forma orgânica:

cadastre o sitemap.xml no Google Search Console;

solicite a indexação;

fortaleça seus links;

divulgue o link dos seus sites nas redes sociais;

tenha um código limpo;

preze pela rapidez do seu site;

crie conteúdos estratégicos e de valor;

mantenha seu site atualizado;

defina a canonical tag;

faça linkagem interna.

Essas ações vão contribuir para um bom posicionamento orgânico do seu site. Entenda cada um destes tópicos a seguir:

1. Cadastre o sitemap.xml no Google Search Console

O Google tem o seu modelo preferido e mais indicado de todos para indexar sites, o cadastro do sitemap.xml no Google Search Console (GSC).

Embora esse seja o modelo mais conhecido e indicado, é impressionante a quantidade de sites que ainda não usou o método, seja por não ter um Sitemap XML, ou por ter, mas não fazer o cadastro no GSC.

Esta é, provavelmente, a forma mais eficaz de fazer com que o Google indexe um site, pois você entrega de forma organizada todas as páginas do site (ou quase todas, listando pelo menos as mais importantes).

Apesar do Sitemap XML ser o mais indicado, o Google aceita outros formatos, como um simples arquivo de texto (sitemap.txt), com uma lista de URLs do seu site, uma por linha. Simples assim. Basta enviar este arquivo também pelo Search Console. Não tem desculpa para não ter um sitemap por lá.

Se ainda assim você quiser um Sitemap XML, você pode usar uma ferramenta como o WriteMaps para isso. Na Academia de Marketing Digital, no módulo de SEO, temos uma aula explicando como usar a ferramenta que, entre outros recursos, gera um sitemap.xml a partir da arquitetura de site que você construir.

2. Solicite a indexação

Antigamente, o GSC tinha a opção de rastrear como o Google. Agora, ele não conta mais com essa opção e quando você quer que uma URL seja indexada mais rapidamente, é preciso ir no GSC e clicar em ‘Inspeção de URL’ e colocar a URL na caixa de busca que vai ficar destacada. Após inserir a URL lá e buscar, você pode ver se a página está indexada ou não. Se não tiver, pode solicitar a indexação.

como fazer para o Google encontrar o seu site

Estes métodos servem, não só para um site ser descoberto, mas também para que suas páginas mais profundas, ou seja, mais distantes (em número de cliques) da página inicial serem descobertas. Infelizmente, não há garantia de que cada página listada seja indexada, mas certamente é uma grande oportunidade que está na sua mão.

Veja mais sobre Como Aparecer No Google e Indexar Seu Site no Buscador!

3. Fortaleça seus links

Para o Google encontrar o seu site, ele vai precisar de um link que leve o Googlebot até o site ou página específica. Como o Google também usa links de outros sites para encontrar novas páginas, você pode comentar em blogs ou fóruns populares (independentemente do uso de nofollow nesses sites) e usar o endereço do seu site como assinatura.

Porém, algo que é IMPORTANTE e não deve ser esquecido: caso você escolha utilizar este caminho, não exagere, não abuse de texto âncora e não entre em esquemas de troca de links.

Tudo o que você precisa é apenas um link. Tem um site que você gosta, acompanha e tem um comentário valioso para adicionar ao conteúdo? Ótimo, use um comentário neste site e pronto. Você não precisa e não deve exagerar, comentando bastante neste e em outros sites e blogs.

4. Divulgue o link dos seus sites nas redes sociais

Além da pesquisa do Google, utilize outros canais para ajudar o buscador a ver seu site como referência. Você pode se apoiar em redes sociais como o Twitter, YouTube ou outras que não ofereçam bloqueio ao rastreamento do Google.

O bônus destes métodos alternativos é que o seu site pode já alcançar o público de forma direta e receber visitas de outros canais, enquanto o Google vai lendo o Sitemap e navegando pelo site para encontrar as páginas, classificar e passar a exibir nos resultados de busca.

5. Tenha um código limpo

O rastreamento e a indexação do seu site pode se tornar mais fácil se o backend do seu site estiver “limpo”, em outras palavras, se estiver organizado e se garantir que tenha o código W3C (World Wide Web Consortium) compatível, um padrão para a criação de conteúdos estruturais. Nunca inche o seu código. Certifique-se de que o conteúdo do seu site está dentro de uma boa estrutura HTML.

6. Preze pela rapidez do seu site

O que você pode fazer para tornar seu site ainda mais ágil? Faça uma revisão das imagens, se puder diminuí-las, o faça. Além disso, verifique se existem plugins ou outras aplicações que estão deixando as páginas mais pesadas.

Faça as correções e, com isso, vai ajudar os robôs do Google a fazerem uma leitura muito mais ágil e eficaz, como também vai priorizar a boa experiência dos usuários — o que vai elevar a sua nota de qualidade.

7. Crie conteúdos estratégicos e de valor

Desenvolva conteúdos de qualidade, que cumpram seus objetivos, que ajudem a atingir suas metas de fazer seu site aparecer no Google e obter melhores resultados. Para isso, você não só precisa criar artigos para o blog e textos de apoio para o site com base em uma pesquisa de palavras-chave, como também precisa ter atenção aos detalhes para oferecer algo de valor para o público-alvo.

Pergunte-se sempre se os seus conteúdos estão alinhados à persona da sua marca, ou seja, se são úteis para quem visita seu site.

8. Mantenha seu site atualizado

Além de tudo o que você já aprendeu por aqui, preciso lembrar que se a sua dúvida é como fazer o Google encontrar o seu site, um dos principais segredos é mantê-lo atualizado.

Tenha o cuidado de:

conferir as páginas;

fazer testes;

analisar se há links quebrados;

entre outras possíveis situações que podem prejudicar a experiência dos usuários.

Isso vai ajudar a manter o seu padrão de qualidade elevado.

9. Defina a Canonical Tags

A canonical tag é uma das formas de conseguir a indexação correta dos sites, pois elas definem quando é um conteúdo duplicado ou original. E um alerta: duplicação de páginas pode gerar punição e perda de rankeamento. Portanto, configurar a canonical tag é uma maneira simples de evitar esse problema.

10. Faça linkagem interna

Outra forma de como fazer o Google encontrar o seu site é caprichando na linkagem interna. Isso não significa que você deva repetir várias vezes o link da sua home page em uma mesma página ou artigo, e nem linkar “qualquer coisa”.

As URLs devem ser adicionadas com uma estratégia e fazer sentido com o conteúdo que está sendo exibido. Além de artigos de Blog, é possível linkar para:

páginas de categorias;

subcategorias;

produtos e serviços;

materiais ricos;

etc.

Esses backlinks internos precisam ser de qualidade e ter uma boa ancoragem do link. Isso é imprescindível para aumentar o tempo e a quantidade de páginas que o leitor visita em uma sessão do seu site. Consequentemente, isso ajuda a gerar mais conversões e vendas.

Gostou das dicas? Agora é com você! Siga as orientações, coopere com a busca dos robôs do Google e torne seu site melhor rankeado.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

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  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon tem crescido exponencialmente, até o momento, tivemos 83.000 visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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