A modalidade é um sucesso na China: tem movimentado bilhões de dólares nos últimos anos — e se tornou realidade em outros países, inclusive no Brasil. Entenda.

Por Sabrina Bezerra

Fazer transmissões ao vivo pela internet para apresentar produtos à internautas. Essa é a proposta do live commerce. A modalidade é um sucesso na China: tem movimentado bilhões de dólares nos últimos anos. Mas foi a pandemia de coronavírus que acelerou o método — inclusive no Brasil.

Para Daniel Arcoverde, co-fundador da Netshow.me, empresa especializada em transmissões profissionais ao vivo pela internet, “essa é a grande inovação após o surgimento do smartphone.” Segundo ele, com o surgimento dos aparelhos, as pessoas passaram a comprar por meio de aplicativos e sites de empresas. Hoje, quem toma esse lugar de última revolução quando o assunto é loja online, é “o live commerce”, afirma Daniel.

O QUE É LIVE COMMERCE?

A modalidade também é conhecida como live stream shopping e shop streaming. Trata-se, basicamente, de uma experiência de compra em que as vendas são feitas por meio de transmissão ao vivo pela internet. O formato permite interação entre o porta-voz da empresa (normalmente influenciadores digitais) e os clientes que, em tempo real, podem tirar as suas dúvidas sobre os produtos por meio de bate-papo interativo.

Além disso, o live commerce também oferece ferramentas capazes de direcionar o consumidor — se houver interesse de compra — para o aplicativo ou site da marca. A gamificação (uso de técnicas de design de jogos) também pode ser usada durante a transmissão ao vivo para melhorar a experiência do usuário durante o evento.

LIVE COMMERCE CHINA E BRASIL

Apesar da modalidade ter feito barulho em muitos países no último ano, o live commerce (no formato que explicamos no tópico acima) surgiu em 2016 na China e cresceu exponencialmente em 2019 — início da epidemia de coronavírus. É o que afirma In Hsieh, CEO do Chinnovation. Ainda em 2019, “o método já correspondia 10% do varejo online da China (faturou US$ 63 bilhões). Ou seja, se o live commerce chinês fosse um país, seria cinco vezes maior que o e-commerce brasileiro inteiro em 2019″, disse In.

Exemplo do bom negócio é a plataforma Alibaba Taobao Live, site de compras do grupo Alibaba, que somente em junho do ano passado, durante o festival de descontos promovido anualmente pela China, faturou cerca de US$ 740 milhões em produtos em apenas um dia durante o live commerce. “Se o Brasil conseguir replicar a metodologia [e tecnologias] da China, esse também será o sucesso do país”, disse Yan Di, country manager do AliExpress no Brasil, em entrevista à StartSe. Além do live commerce, a chinesa Alibaba fechou parceria com a Nuvemshop para oferecer a modalidade de venda por meio dropshipping.

No Brasil, empresas como Americanas, Dengo, Multiplan e Submarino também passaram a vender por meio desta modalidade.

Live de vendas da gigante chinesa Pinduoduo (foto: divulgação)

POR QUE O LIVE COMMERCE É UMA TENDÊNCIA QUE VEIO PARA FICAR

Na década de 1990, um modelo parecido acontecia na TV. Quando empresas como Polishop mostravam seus produtos em canais de televisão. “Não era um live commerce, mas tinha ali uma experimentação que ajudava a ver como o produto funcionava”, diz Daniel. E trazia vendas. Agora, a experiência é online — e com uma interação mais inclusiva.

Segundo Daniel, a modalidade tem o “poder de gerar ação em tempo real e conversão em vendas. Ou seja, trata-se de uma experiência de compra que aumenta muito a taxa de conversão”, diz ele.

Yan conta que “não só é tendência, mas tem uma aplicabilidade muito rápida não só para grandes negócios, para grandes setores, mas também para a economia inteira, para qualquer área do varejo.”

Além disso, vale lembrar que o e-commerce tem crescido em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, de acordo com o índice MCC-ENET, feito pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust Movimento Compre & Confie, no ano passado, as vendas online cresceram 73,88% em comparação com 2019.

Domine os conceitos do modelo de Varejo que está revolucionando o mundo. Conheça a nossa Formação Ecommerce Revolution e aprenda o modelo chinês que empresas como Magalu e Amazon estão se inspirando para dominar seus mercados.

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização. 

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Loading

By valeon