Fabio Becker, CSM da Microsoft, defende que a IA pode ajudar empresas a encontrarem o match perfeito com outras futuras parceiras – Unentel

O mercado já considera indiscutível o impacto do uso da Inteligência Artificial (IA) nos últimos anos, em todos os segmentos. Mas, no B2B, observa-se até mesmo um aumento na concorrência, com tantas novas formas de se destacar no meio digital com a ajuda das IAs. A tecnologia passou a redefinir processos e gerar interações comerciais com muito mais agilidade e muito menos burocracia.

Por meio dos algoritmos e análises de dados, ficou mais fácil captar novos clientes e crescer de forma orgânica, pois a tecnologia é capaz de identificar padrões, comportamentos e preferências, facilitando o match comercial. Segundo pesquisa divulgada pela Gartner, empresa americana de consultoria, 60% do trabalho dos vendedores B2B serão executados por meio de interfaces geradas por IA até 2028.

Mas nada disso deve ser motivo para pânico. Fábio Becker, customer success manager da Microsoft, acredita que o trabalho humano não será substituído, e sim aprimorado de maneiras notáveis. “Para que possamos usufruir ao máximo da Inteligência Artificial, a palavra-chave é integração. A integração das aplicações corporativas com IA e as diversas bases de dados forma um suporte muito poderoso. Quando bem utilizado, potencializa a entrega dos colaboradores e das empresas”, analisa Becker.

Identificar as escolhas dos clientes e de seus parceiros pode ser um processo ampliado e se tornar menos complicado com o uso da IA, atuando na fidelização entre as empresas. “Com uma base de dados à disposição, a tecnologia consegue apresentar importantes percepções sobre o comportamento e as preferências do consumidor final e intermediário, além de personalizar experiências e permitir que as empresas criem estratégias de engajamento. Dessa forma, a inteligência artificial contribui para a construção de relacionamentos mais sólidos entre companhias”, comenta Vera Thomaz, diretora comercial da Unentel, distribuidora de soluções tecnológicas para companhias.

Becker defende que, embora os benefícios mais comentados da IA envolvam seu uso no dia a dia, como buscar conteúdos ou ter respostas rápidas a questões variadas, a capacidade que a tecnologia tem de aumentar a criatividade e produtividade é bem mais importante.

“Abrir espaço na agenda para produzir e criar é uma das dificuldades que mais observo nas pessoas atualmente. Por isso, automatizar tarefas repetitivas, economizar tempo e esforço ao corrigir erros nos códigos e melhorar a qualidade e eficiência no desenvolvimento de sistemas é uma das maiores qualidades da IA. Ela permite focar no que importa de fato”, afirma.

Com toda a transformação no mercado, ainda é preciso falar sobre segurança tecnológica. À medida que a IA avança, a responsabilidade e a ética devem acompanhá-la. “Um dos pilares mais importantes do uso da IA, mesmo com todos os benefícios, é a atenção aos dados. O cuidado com a informação precisa estar em primeiro lugar para que empresas parceiras e clientes não sejam expostos”, finaliza Fábio.

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.

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