Balanço financeiro

Por
Alexandre Garcia – Gazeta do Povo

AME8929. RÍO DE JANEIRO (BRASIL), 12/05/2022.- Una mujer pasa hoy con su bebé frente al edificio de la empresa estatal Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), en Río de Janeiro (Brasil). El nuevo ministro de Energía de Brasil, Adolfo Sachsida, ha expresado su intención de avanzar hacia la privatización de la petrolera Petrobras, un anuncio de impacto en un año en que el presidente Jair Bolsonaro aspira a su reelección. EFE/André Coelho

Petrobras superou as maiores petroleiras do mundo e registrou um lucro líquido recorde no primeiro trimestre deste ano.| Foto: André Coelho/EFE

Não tem como não comentar essa atitude da prefeitura de Magé (RJ), que estava em uma operação “tapa-buraco” e tapou uma passagem de nível da linha férrea achando que fosse um buraco. Gente, eles asfaltaram o trilho do trem. Eu não sei onde estava o cérebro de quem tomou essa decisão.

O trem chegou perto da passagem de nível e parou, não quis correr o risco de sofrer um descarrilamento. Aí foi aquela correria para remover o asfalto.

Não confio em pesquisas

O presidente Jair Bolsonaro esteve em Própria, no Sergipe, nesta terça-feira (17), para inaugurar a duplicação de um trecho da BR-101 e as alças de acesso a uma ponte sobre o Rio São Francisco.

Depois disso, de forma totalmente inusitada, ele se dirigiu ao município vizinho de Capela. Foi uma parada não planejada, mas, mesmo sem prever, a cidade toda veio ao campo de futebol onde o helicóptero pousou.

Isso também é campanha eleitoral, claro, assim como Lula fez no showmício em frente ao Pacaembu, com Daniela Mercury sendo paga para ir lá, e depois em Juiz de Fora também. Ninguém fala que é campanha eleitoral, mas é.

O presidente convidado a ser homenageado no Expocenter Norte em São Paulo, depois em Campos do Jordão (SP) num evento do comércio, sempre com muita gente. Lá em Maringá (PR), naquela feira agropecuária, também tinha uma multidão imensa.

Então são essas multidões que cercam o presidente que desmentem o que vocês veem em pesquisa eleitoral. Eu não porque não vejo pesquisa. Sempre digo que pesquisa que me enganou em 2018 não vai me enganar de novo. Se eu vir alguma pesquisa e for enganado de novo, aí a culpa é minha, porque já me avisaram que eu não deveria confiar.

Pura hipocrisia
Essa história de abrir um inquérito para investigar a transferência do domicílio eleitoral de Sergio Moro de Curitiba para São Paulo, alegando que ele não mora em São Paulo, que está num hotel, é uma hipocrisia.

Recordemos o caso do ex-presidente da República José Sarney. Todo mundo sabia que ele morava e sempre viveu no Maranhão, mas transferiu seu domicílio eleitoral para o Amapá e foi eleito senador várias vezes. Então é a mesma coisa que a campanha eleitoral, não precisa levar tudo a ferro e fogo.

Boas perspectivas do PIB
Um notícia para desanimar os pessimistas que torcem contra o país, não contra o governo. Porque economia, milagre econômico, é feito com entusiasmo e otimismo, enquanto o pessimismo puxa para baixo. Fizeram isso durante todo o tempo da pandemia.

Pois agora, nós estamos explodindo em PIB. O nosso crescimento certamente chegará ao fim do ano muito melhor que o PIB da União Europeia. Está com excelentes resultados no primeiro trimestre e na passagem para o mês de abril e maio. Agora em maio, o índice de preços, o IGP-10, cravou em 0,1%. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Netto, deve estar festejando.

Além de tudo, outra coisa que a gente vê caminhando bem são as estatais, todas com excelentes resultados de produtividade, produção, entrega de serviço e lucro. A última é a Eletrobras, que teve um lucro de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre. Ainda nesta terça, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, passou o dia no Tribunal de Contas da União (TCU) para tentar acelerar a privatização da Eletrobras. Ou seja, basta não roubar.

A Petrobras também vai bem, teve o maior lucro do mundo no primeiro trimestre, perdendo apenas para para a Saudi Arabia. Mas ganhou de todas as outras grandes petroleiras do mundo. Na Caixa Econômica e no Banco do Brasil não tem mais ninguém enchendo mala de dinheiro e levando para Salvador. Lá nos Correios ninguém mais está pagando mensalão para ninguém. Essa é a diferença que a gente não pode esquecer, sob pena de viver isso de novo.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/estatais-voltam-a-dar-lucro-e-so-nao-roubar/
Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Loading

By valeon