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As metodologias de gestão nascem em períodos peculiares da história e visam lidar com a condução de uma empresa de maneiras especiais. Vale a pena conhecer todas elas para aplicar a melhor em sua empresa

Você acha que a gestão de pequenas e médias empresas é igual à praticada em grandes companhias? Pois bem, embora possam contemplar o mesmo conjunto de atividades (com algumas variações, é claro), o modus operandi é bem diferente por conta de seu porte.

Quanto maior é uma empresa, maior também tende a ser o número de colaboradores, a presença de processos e sua complexidade. As de menor porte, ainda que tenham um orçamento limitado, por vezes não dispõem do capital humano e organizacional necessário para superar os problemas.

De fato, dificuldades existem em todas elas, já que gerenciar uma empresa está longe de ser uma tarefa simples. Porém, como a situação é diferente, inclusive em termos financeiros, é de se esperar que os problemas, medos e receios do dia a dia sejam únicos.

Por exemplo, a maior dificuldade para os donos de pequenos negócios é a conquista de clientes, além de alta carga tributária, mão de obra, inadimplência, dificuldade para conquistar crédito e controle e gestão financeira.

Já em uma conversa da Exame com empresas bem-sucedidas, alguns dos desafios citados foram a conquista de clientes pós estabilização do negócio, treinamento de funcionários antigos, liderar a companhia em todas as áreas, priorizar esforços, reduzir os preços ao consumidor e lidar com cortes nas crises.

Portanto, é evidente que a gestão empresarial muda de acordo com a realidade que a companhia vive naquele momento, pois precisa contemplar seus desafios atuais para que os processos sejam bem-sucedidos, e a forma de lidar nas empresas de menor porte precisa ser muito bem pensada.

Ainda no mesmo tema, é interessante notar que existem diferentes metodologias de gestão, nascidas em períodos peculiares da história e que visam lidar com a condução de uma empresa de maneiras especiais.

Algumas obtiveram bastante sucesso, outras nem tanto, mas vale a pena conhecer todas elas para aplicar a melhor em sua empresa, seja de forma integral ou parcial, com o possível nascimento de um modelo de gestão único e particular para o seu negócio. Vamos lá!

Gestão de pequenas e médias empresas: 07 metodologias históricas que podem te inspirar

Ter uma gestão eficiente e aplicar técnicas transformadoras é um grande desafio, e conhecer metodologias com importância histórica, acompanhadas de lições para aplicar em sua PME, te ajudará a saber como lidar da melhor maneira possível com o assunto!

1 – O modelo de Andrew Carnegie

Ainda que não tenha um nome propriamente dito, é fato que o escocês-americano Andrew Carnegie não poderia deixar de aparecer aqui, tendo em vista que é um dos primeiros nomes de que se tem notícia quando se fala sobre gestão organizacional.

Carnegie era um nome altamente conhecedor de técnicas de redução de custos e aumento de lucros em indústrias, objetivos que se tornaram possíveis de alcançar mediante o uso eficiente dos recursos disponíveis.

Seu investimento em tecnologias e práticas capazes de economizar tempo e dinheiro revolucionou o setor em que estava inserido, que era o da metalúrgica, tendo transformado-o em um dos americanos mais ricos do mundo, não apenas em sua época como também na história.

Tamanho sucesso fez com que ele se tornasse referência em filantropia, tanto nos Estados Unidos quanto no império britânico. Apenas nos últimos 18 anos de sua vida, ele deu US$ 350 milhões (quase 90% de sua fortuna) para instituições de caridade, fundações e universidades, valor equivalente a US$ 65 bilhões em 2019.

2 – Fordismo

Se vamos falar sobre a gestão organizacional, outro nome que precisa aparecer na lista é o de Henry Ford, empreendedor e engenheiro mecânico que fundou a Ford Motor Company em 1903, empresa que existe até hoje e ainda é uma das maiores no meio automobilístico.

Nós já comentamos sobre a gestão de negócios ao longo do tempo por aqui, onde falamos sobre o modelo de gestão científica de Frederick Taylor, e este conceito foi determinante para Ford, que usou sua teoria e princípios para criar uma linha de produção com o auxílio de uma correia transportadora.

A montagem em série permitiu que ele fosse capaz de construir carros com uma agilidade muito maior do que existia até então, além de também ter reduzido os custos para tal, o que permitiu aos cidadãos norte-americanos terem um carro para chamar de seu, além de ter gerado milhares de empregos.

Prova de seu sucesso é que foram vendidas pelo menos 16,5 milhões de unidades do Ford Model T, cuja produção durou de 1908 a 1927. O impacto foi tanto que o veículo se manteve como o 8º mais vendido de todo o mundo até 2012, ou seja, 85 anos depois de ter encerrado sua produção.

Uma observação importante sobre o Fordismo é que, em 1914, Henry Ford percebeu que a taxa de rotatividade dos trabalhadores estava muito alta, já que a produção e o tempo de trabalho estavam em alta, mas os salários tinham sido mantidos. Então, a jornada foi reduzida para 8 horas e os salários foram dobrados.

3 – Fayolismo (Teoria clássica da administração)

O engenheiro francês Henri Fayol desenvolveu uma escultura de pensamento chamada de teoria clássica da administração, a qual ficou popularmente conhecida como Fayolismo. Seu objetivo era analisar e sintetizar o papel da gestão nas empresas.

Fayol acreditava que o foco nas atividades de gestão poderia minimizar erros de compreensão e aumentar a eficiência das organizações. Por isso, ele esclareceu aos gestores o que deveriam fazer para cumprir com suas atividades e quais práticas seguir em seu livro “General and Industrial Management”, de 1916.

Ele desenvolveu os quatorze princípios da gestão, que são os seguintes: divisão do trabalho, delegação de autoridade, disciplina, unidade de comandos, unidade de direção, inter-relação entre interesses individuais e objetivos em comum da organização, pacote de compensação, centralização, cadeias escalares, ordem, equidade, garantia de emprego, iniciativas e espírito de equipe.

Além disso, Fayol desenvolveu outro elemento importante para a gestão empresarial, que são as seis funções primárias da gestão: previsão, planejamento, organização, comando, organização e controle.

4 – Gestão comportamental

Diferente do que era praticado até então, Mary Parker Follett olhou para as empresas como grupos ao invés de uma hierarquia. sua teoria de gestão organizacional foi construída na perspectiva das relações humanas

Em seu livro publicado em 1924, chamado de “Creative Experience”, Mary diz, em tradução livre, que “Uma grande empresa é a coleção de comunidades locais. O crescimento individual e institucional é maximizado quando tais comunidades são autônomas na maior extensão possível.”

Lições para sua PME: ao olhar para a gestão de pequenas e médias empresas como algo que envolve indivíduos com suas características e comportamentos ao invés de se tratar apenas de um negócio comercial, é possível ter insights diferenciados e que ajudarão a lidar com os desafios de uma forma mais tranquila.

5 – Análise SWOT

Embora não seja necessariamente um modelo de gestão organizacional, é inegável que a realização da análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Traits) ou, em sua versão brasileira, FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), pode trazer uma série de benefícios a qualquer empresa.

Algumas pessoas creditam sua criação ao empresário e consultor estadunidense Albert S. Humphrey, mas ele próprio jamais afirmou ter inventado tal análise, o que faz com que sua origem permaneça obscura.

A análise SWOT visa fazer com que uma empresa identifique suas forças e fraquezas (dentro da organização), bem como as oportunidades e ameaças (fora da companhia), de modo a orientá-la na tomada de decisões para a obtenção dos melhores resultados possíveis.

6 – Teoria do caos

A teoria do caos nasceu das observações de várias pessoas, como os franceses Henri Poincaré e Jacques Hadamard, o estadunidense George David Birkhoff, o soviético Andrey Nikolaevich Kolmogorov, a britânica Mary Lucy Cartwright, o inglês John Edensor Littlewood e o estadunidense Stephen Smale, todos matemáticos.

Basicamente, ela se concentra no estudo do caos, que são os estados de sistemas dinâmicos cujos estados aparentemente aleatórios de desordem e irregularidades são governados por leis determinísticas altamente sensíveis às suas condições iniciais.

Em termos simplificados, a teoria, altamente versátil e que também se aplica à gestão empresarial, diz que a gestão de um negócio não pode ser controlada. Conforme os sistemas se tornam mais complexos, também ficam mais voláteis, até que se quebrem e divirjam em uma tentativa de se manterem estáveis.

Então, as partes podem convergir em um sistema melhor ou se separar completamente, resultados que podem variar de acordo com cada vez em que todo o processo ocorre.

7 – Teoria da contingência

Tudo o que vimos até então sobre a gestão de pequenas e médias empresas consiste em modelos bem definidos, desenvolvidos por seus criadores e que têm por finalidade ser aplicados em outras empresas. A teoria da contingência, porém, foge desse padrão.

Dois britânicos (Burn e Stalker) e dois norte-americanos (Lawrence e Lorsch) trouxeram a ideia de que não há um melhor caminho para se organizar. Isso não significa que não deve haver estratégia, mas sim que os negócios devem ser flexíveis às mudanças ambientais e externas.

Em outras palavras, o que eles propõem é que cada companhia faça seus estudos e testes para entender qual é o melhor modelo para sua realidade e, então, adote-o para o futuro, ciente de que é preciso estar preparado para lidar com eventuais mudanças e alterações.

De fato, a gestão de negócios vem carregada de situações complicadas, da inexperiência ao crescimento acelerado, das dificuldades financeiras à escolha de novos profissionais para a equipe, mas este é um caminho a ser percorrido para quem deseja chegar ao sucesso.

Opte você por uma gestão inovadora para RHs e outras áreas ou por algo mais conservador, tenha certeza de que cada segundo investido na gestão de pequenas e médias empresas tem o potencial de levar seu negócio ao sucesso que sempre sonhou, e como vimos, alternativas e linhas de raciocínio para tal não faltam.

Por que você está ignorando a ferramenta de vendas mais poderosa do mundo?

Guilherme Dias – Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG)

Eu vejo todos os dias o anunciante separando seus R$ 10.000,00 pra fazer uma campanha no rádio, R$ 3.000,00 para sair em uma revista local, pelo menos R$ 9.000,00 para fazer uns 3 pontos de mídia exterior, mas na hora de tirar o escorpião do bolso pra comprar mídia online, qualquer “milão” é “caro demais”.

Eu sinceramente não sei de onde veio este mito de que fazer anúncios na internet merece menos atenção financeira do que outros meios. A lógica deveria ser justamente a inversa.

Nenhum outro tipo de mídia retém tanta atenção do público comprador como na internet.

O Brasil é o terceiro país do mundo onde as pessoas mais ficam conectadas, passando mais de 10 horas por dia online (DEZ HORAS POR DIA!).

Ficamos atrás apenas de África do Sul e Filipinas.

Qual outra mídia prende a atenção das pessoas por DEZ HORAS?

Qual outra mídia pode colocar sua marca literalmente na mão do seu cliente ideal?

Qual outra mídia pode colocar sua marca na mão do seu cliente no EXATO momento que ele está propenso a fazer uma compra?

Qual outra mídia pode rastrear, seguir o seu cliente de acordo com os hábitos de consumo dele?

Qual outra mídia pode segmentar um anúncio de acordo com os interesses, medos, desejos, ações, intenções…

Qual outra mídia pode oferecer um contato com seu cliente ideal 24 horas por dia, 7 dias por semana?

Absolutamente nenhuma além da internet.

E agora, me conta…qual o motivo da internet receber menos investimento comparado à mídia tradicional?

Marketing Digital é barato, mas não é de graça.

Vamos fazer uma conta de padaria:

Quanto custa imprimir 1.000 flyers (folhetos) e distribuir no sinal?

Papel couchè brilho 90g 4×4 cores, em gráfica de internet (qualidade bem meia boca), com frete sai em torno de R$ 250,00.

Para a distribuição, você não vai encontrar quem faça por menos de R$ 70 a diária.

Você não tem a garantia de entrega. Já ví muito “panfleteiro” jogando metade do material no bueiro, ou entregando 2 de uma vez só em cada carro. Mas vamos tirar essa margem da conta.

Estamos falando de R$ 320 para 1 mil impactos.

Hoje estava otimizando uma campanha de Instagram, da minha conta pessoal, e o meu CPM (custo por mil impressões) estava girando em torno de R$ 5,51.

Ou seja cerca de 1,72% do valor de uma ação de rua com flyer.

Essa lógica pode ser aplicada a qualquer meio de comunicação tradicional, seja rádio, tv, outdoor, busdoor…

E a conta também deve ser levada em consideração além dos anúncios de Google, LinekedIN, Facebook, Instagram e TikTok.

Banners em portais e publieditoriais, este último ainda pouco explorado por pequenos e médios anunciantes, também apresentam números disparados na frente do marketing tradicional.

Então, quando você se perguntar se está tendo ou não resultados com mídia online, pense nessa continha.

Marketing digital, em comparação, é barato sim, mas será que você deveria deixar a menor faixa de verba do seu orçamento de marketing para o meio de vendas MAIS PODEROSO QUE EXISTE?

Deixo a reflexão.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

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