Marina Rafaella – Junior Borneli – SartSe

Num dia como hoje, em 1985, a Blockbuster abriu a primeira loja.

A empresa foi fundada por David Cook, com um estoque de 8 mil fitas. Rapidamente a empresa cresceu e, em menos de 10 anos, tinha chegado a 4.500 lojas.

Mais ou menos nessa época, em 1997, nasceu uma empresa chamada Netflix, que fazia a mesma coisa, só que com uma novidade: aluguel de DVDs via correio e sem multa por atraso.

O fundador da Netflix, Reed Hastings, disse:

“Grande parte dos lucros da Blockbuster vinha de multas por atraso. Se o meu modelo de negócios depende de induzir sua base de clientes e se sentir idiota, dificilmente você obterá a lealdade deles.”

A Netflix começou com apenas 925 filmes e acelerou. Rapidamente chamou a atenção de Jeff Bezos, da Amazon, que ofereceu US$ 16 milhões pela empresa. Os fundadores rejeitaram a oferta.

Pouco depois disso, no ano 2000, a Blockbuster chegou a 7.700 lojas, seu ápice. Mas, a essa altura, a Netflix já tinha lançado seu serviço de assinatura de DVDs, com milhares de clientes.

Em 2002, a Netflix fez seu IPO e as duas empresas continuaram bem. Até que, em 2007, a Netflix deu sua maior cartada: lançou o serviço de streaming.

Esse foi o “começo do fim” da Blockbuster. Em 2010, o número de lojas caiu para 6.500. Em 2012, já eram apenas 1 mil lojas. Em 2017, eram apenas 10 lojas.

Hoje, existe apenas 1 loja da Blockbuster, enquanto a Netflix tem 223 milhões de assinantes e está avaliada em US$ 107 bilhões de dólares.

PS: em 2000, o CEO da Blockbuster teve nas suas mãos uma proposta de US$ 50 milhões para compra da Netflix. Ele disse que o negócio de assinatura de DVDs “parecia uma piada”.

Como a Netflix usa tecnologia na experiência do usuário

Entenda como a companhia está utilizando algoritmos para oferecer personalização em escala

Conteúdo exclusivo. Integração com smart TVs e adaptadores para televisões que não são smart. Sincronia correta da obra assistida, independente do dispositivo escolhido. Pouco tempo de carregamento. Títulos atrativos. Preço.

Esses são apenas algumas das variáveis levadas em conta, de forma consciente ou não, por usuários de serviços de streaming. Em um mercado cada vez mais concorrido, essas são algumas questões que fazem o usuário assinar um serviço em detrimento de outro.

Criada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph, a Netflix é pioneira no setor. Ao longo dos anos, a companhia tem investido no segmento que leva em conta todas essas iniciativas: a experiência do usuário.

A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM ESCALA

Atualmente, a Netflix possui 209 milhões de assinantes, distribuídos em mais de 100 países. No entanto, a companhia aposta em personalização para que os usuários continuem assistindo aos títulos dia após dia.

Você já mudou de um usuário para outro na sua assinatura e notou capas diferentes para os mesmos títulos? Isso acontece porque a companhia é capaz de promover a personalização em escala e está frequentemente realizando testes na plataforma.

O IMPACTO DAS CAPAS

Os posters possuem a mesma importância para a escolha de assistir uma série no Netflix quanto no cinema. Com o tempo, a empresa entendeu que precisaria chamar a atenção do usuário rapidamente, oferecendo títulos que o agradem.

Hoje, a companhia possui um algoritmo para criar diversas opções de capa para o mesmo título. As que são aprovadas pelo time de conteúdo são distribuídas para os usuários de acordo com seus interesses.

Confira um exemplo da empresa: 

Foto: Divulgação/Netflix

Na primeira fileira, a capa que aparece do filme Good Will Hunting é de um casal. Isso porque o usuário assiste filmes de romance com frequência. Já na segunda fileira, é a capa que aparece para outro usuário, que prefere filmes de comédia.

No teste, a Netflix avalia o número de usuários que assistem o filme recomendado; se assistem até o final; os que visualizam e escolhem não assistir, entre outros. Gopal Krishnan, vice-presidente de engenharia na empresa, escreveu em um post no blog da companhia que, geralmente, os usuários preferem imagens que passem o sentimento daquele título (comédia, tristeza, suspense, etc).

O ALGORITMO

Novos filmes, séries, documentários, shows e desenhos animados são adicionados na Netflix todos os dias. Além disso, a companhia também realiza os testes de capas com usuários, o que garante que diversas versões sejam feitas. 

Foto: divulgação/Netflix

Portanto, para ter diversas opções de capas, a empresa utiliza um algoritmo. O algoritmo é programado para, através de mapas de calor, identificar cenas interessantes dos personagens; depois, avalia o espaço disponível para adicionar o título da obra.

As capas passam pelo crivo do time de conteúdo da companhia, que avalia, com “sim” ou “não”, se a arte é usável. Em caso negativo, a recomendação é de explicar os motivos, para colaborar com o machine learning.

“Uma arte de capa que parece bonita pode não ser a melhor decisão para o título de uma obra; uma imagem muito nítida do personagem pode conter um spoiler. Todas essas decisões são melhores feitas por humanos e queremos mantê-las desse jeito”, contam Hamid Shahid e Syed Haq, engenheiros da Netflix, em um blog de tecnologia da companhia.

Sua empresa está realmente preparada para disputar espaço com as empresas que já nasceram ou se tornaram digitais?

UM MARKETPLACE DIGITAL IGUAL AO DA STARTUP VALEON PODE AJUDAR QUALQUER NEGÓCIO?

Moysés Peruhype Carlech e Fernanda – Jet.

Sim e podemos ajudar muito a alavancar as suas vendas e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado se forem utilizados os serviços da Startup Valeon e temos a certeza que vamos melhorar o seu posicionamento digital e utilizando uma boa estratégia comercial podemos trazer retorno financeiro para a grande maioria dos negócios das empresas da nossa região do Vale do Aço, afinal de contas, já atingimos a marca de mais de 180.000 acessos.

O sucesso do modelo dos marketplaces está expresso nos números registrados no último ano: o crescimento em 2020 chegou a 52%, acima dos 41% do segmento de e-commerce.

Essas informações foram apuradas pela E-bit/Nielsen, que também indica que o total de pedidos do marketplace chegou a 148,6 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2019, o que resultou em um faturamento de R$ 73, 2 bilhões para o segmento.

A atenção recebida pelos “shoppings virtuais” tem razão de ser. São gerenciados por empresas que arcam com a parte operacional e, com isso, as lojas cadastradas podem se dedicar ao cuidado de suas páginas e às ofertas de produtos.

Para quem tem um e-commerce, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas.

Outro fator importante é a possibilidade de ampliar seus pontos de interação com o cliente, o que atende ao comportamento omnichannel do público.

Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é importante que você saiba quais são as vantagens do marketplace e como ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.

1- Otimização dos recursos

A estruturação de um e-commerce não é simples. E, por mais que você faça tudo certo, os resultados precisam de tempo para serem consolidados.

Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo é facilitado. Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer a sua marca, o lojista tem como expor seus produtos num canal que já conta com uma audiência significativa.

Basta que o lojista negocie e pague a mensalidade do marketplace para que possa começar a negociar seus produtos ou serviços. Além disso, essas operações oferecem expertise, tráfego, visitação e mídia para que seus parceiros possam desenvolver seus negócios.

2- Alcance de clientes

Desenvolver uma loja virtual própria e recorrer às redes sociais para divulgar produtos ou serviços requer um trabalho de divulgação para alcançar um número maior de clientes.

Com o marketplace, esse trabalho ganha ainda mais abrangência e, com isso, é possível gerar um fluxo maior de consumidores, uma vez que há modelos próprios de divulgação, o que acaba favorecendo as empresas que o integram.

Além disso, esses “shoppings virtuais” , como o da Startup Valeon, não divide os custos de marketing  com os seus parceiros custeando ele próprio o processo de aquisição de clientes nas redes sociais.

3- Volume de dados

Os marketplaces têm o costume de oferecer aos seus parceiros diversos dados sobre as suas vendas e seus desempenhos dentro da plataforma e faz métricas diárias das consultas dos seus clientes.

Essas informações são bastante estratégicas para qualquer empresário que deseje desenvolver o seu comércio online e melhorar o seu desempenho na internet.

Isso porque conseguem planejar suas ações, promoções e precificar produtos e serviços com mais eficiência, o que aumenta as chances de converter os visitantes do marketplace em seus clientes.

4- Integração com outras ferramentas

Muitos empresários podem acreditar que ao entrar para um marketplace não poderá usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, software de preços ou inventários.

Porém, não existe essa limitação e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.

É possível explorar tantos as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle, o que pode fortalecer ainda mais suas estratégias online.

5- Aumento de vendas

Com uma estrutura corretamente desenvolvida, processos de divulgação bem construídos e apoio aos parceiros, os marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site.

Quanto maior a exposição de produtos ou serviços, maior são as chances de aumentar as suas vendas. É preciso apenas que as lojas online saibam trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com as melhores mercadorias e preços.

6- Diversificação de público

Com um número maior de pessoas tendo contato com seus produtos ou serviços, há possibilidade que alcance consumidores que, em um primeiro momento, não conseguiria atingir.

Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer.

Isso favorece não apenas as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda.

Esse processo é essencial para que as empresas ganhem mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.

Agora que você já sabe quais as vantagens do marketplace, que tal descobrir como eles podem auxiliar no crescimento dos pequenos negócios?

Marketplace e o crescimento das empresas

Construir um modelo próprio de venda online é um desafio para as empresas, porém pode ser bastante recompensador.

Em 2020, o setor teve um crescimento de 41% se comparado com o ano anterior e a expectativa é de que siga alcançando bons resultados em 2022, até em razão da aceleração do processo de transformação digital.

Dessa forma, com um trabalho bem-feito, as empresas podem conquistar boa margem de lucro com o comércio eletrônico. Afinal, o perfil do consumidor tem mudado e ficado aberto às compras online.

Mas, para isso, é necessário utilizar um site como a da Startup Valeon que ofereça boa experiência para os consumidores e conte com estrutura logística e capacidade de estoque para dar conta do trabalho.

O marketplace é uma opção que pode potencializar ainda mais um comércio eletrônico, pois conta com um modelo de negócio estruturado e testado.

Assim, empresas de qualquer setor conseguem melhorar o desempenho de seus e-commerces ao estabelecer mais um canal de divulgação e venda.

Para aproveitar melhor as oportunidades, é importante contar com as ferramentas adequadas para fazer a gestão da operação.

Exemplo disso é a plataforma comercial da Startup Valeon, que tem suas páginas desenvolvidas justamente para conectar a sua loja aos principais consumidores do mercado.

Com isso, além de ter todo o suporte necessário para destacar seus produtos na internet, o lojista tem como gerenciar todo o universo envolvido com as suas vendas online, seja na loja própria ou no marketplace.

Num único local, por exemplo, pode fazer a gestão de estoque, o que evita a perda de clientes pela falta do produto. O e-commerce é uma modalidade de negócio que deve seguir ganhando espaço e conquistando novos clientes. O empresariado deve ficar atento a esse mercado e aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar a sua presença online e ter acesso facilitado a uma base sólida de usuários.

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By valeon