Rogério Teixeira – Empresário Brasileiro

Quem é o empresário brasileiro que revolucionou o mercado de parcelamento nos Estados Unidos, e em 2 anos movimentou mais de 340 milhões de reais?

Do Senai ao Amro, Grupo Pão de Açúcar e Mercado Livre, Rogério Teixeira passou por grandes empresas brasileiras até criar sua Startup de Sucesso

Rogério Teixeira, é de Diadema – SP, veio de uma família simples, se formou em Caldeiraria pelo Senai e em Tecnologia da Informação pela PUC de Campinas, saiu do Brasil em 2015, após passar por empresas como Amro Bank, IBM, Grupo Pão de Açucar e Mercado Livre e firmou residência em Orlando, na Flórida.

Enfrentou algumas tentativas malsucedidas antes de finalmente ter o insight que deu origem à Parcelow. Uma ideia relativamente simples, mas brilhante, que ele transformou em um negócio de muito sucesso.  

“A Parcelow surgiu enquanto eu e minha ex-esposa esperávamos na fila de uma loja de cosméticos nos Estados Unidos. Uma brasileira questionava a caixa se seria possível parcelar suas compras. A funcionária da loja sequer entendeu qual era a dúvida, já que essa modalidade não é comum no país. Eu pensei: dá pra fazer!”, conta Rogério Teixeira, CEO e fundador da startup.

Esta é uma história inspiradora e demonstra como um empreendedor determinado pode encontrar oportunidades em desafios aparentemente insuperáveis.

Desde 2019, a Parcelow aparece como a primeira modalidade de pagamento que oferece a opção de parcelamento para brasileiros nos Estados Unidos, sem a necessidade de um cartão internacional. Isso significa que o consumidor pode usar seu cartão de crédito brasileiro habitual para fazer compras de forma ápida e responsável.

Quando se trata de compras dos brasileiros no exterior, os setores mais destacados durante suas viagens aos EUA são os eletrônicos, as lojas de departamento e os supermercados. Além disso, muitos turistas aproveitam a ocasião para adquirir roupas de marcas famosas e celulares a preços bem mais acessíveis do que os praticados no Brasil.

“Como profissional, meu diferencial é o de resolver problemas. E foi o que fiz com a Parcelow, resolvi um problema real que os brasileiros tinham, de só poderem comprar seus objetos de desejo só a vista, e que os comerciantes americanos também tinham, mas nem sabiam, e que é o responsável por trazer receita para suas lojas” – enfatiza Rogério.

O empresário conta que chega a aumentar as vendas em até 60%, sem que o comerciante passe por riscos.

A abordagem, num mercado completamente diferente do brasileiro (segundo pesquisa do SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, 79% dos brasileiros costumam parcelar suas compras), é relativamente simples. Ele mostra ao lojista que ele tem o produto, no entanto não detém a forma de pagamento que o consumidor deseja.

Isso significa mexer em um mercado que movimenta 11 bilhões de dólares, que é quanto, anualmente, o brasileiro consome na terra do Tio Sam.

Os números são impressionantes:

De setembro de 2021 a agosto de 2023 foram negociados mais de US$50.000.000 através da Parcelow.

Num total de cerca de 145.000 transações.

O que significa dizer que cada compra de brasileiro nos EUA nesse período, girou em torno de US$345.

Esses números representam um feito notável para uma startup que, em cerca de dois anos, soma mais de 1/4 de bilhão de reais em negociações. Em termos de volume financeiro, isso corresponde a aproximadamente R$345.000.000 (observando a variação cambial).

À medida que a Parcelow continua a expandir sua presença e aprimorar serviços, seu impacto no mercado de financiamento e nas compras internacionais está apenas começando.

O que realmente diferencia a Parcelow é sua notável flexibilidade. Além da opção de parcelamento em até 12 vezes (é a única operadora de crédito que atua com essa quantidade de parcelas em mercado internacional), também disponibiliza alternativas de pagamento, abrangendo desde cartões de crédito nacionais até transferências bancárias (TED) e PIX, que também podem ser parcelados.

Para aqueles que residem nos Estados Unidos ou estão apenas fazendo uma breve visita, os benefícios são evidentemente notáveis. Com uma rede de mais de 1000 lojas parceiras, o brasileiro pode desfrutar de compras com total segurança e transparência, otimizando essa experiência ao máximo.

Nas palavras de Rogério Teixeira, “A Parcelow é a solução internacional, segura e transparente para fazer pagamentos online ou nas lojas físicas. Já que o dólar utilizado é o da data da compra e não do fechamento da fatura”

E para quem deseja fazer compras nos Estados Unidos sem estar fisicamente presente, a Parcelow também oferece a assessoria de personal shoppers parceiros. Isso significa que qualquer pessoa pode ter uma experiência de compra totalmente personalizada e eficiente, mesmo quando estiver a milhares de quilômetros de distância.

Conheça:

Site: https://parcelow.com/.

Intagram: Parcelow | Compras parceladas nos EUA (@parcelow) • Fotos e vídeos do Instagram – @parcelow

COMO DEVEM SER OS PARCEIROS NOS NEGÓCIOS

“Parceiros chegam de várias formas. Se juntam por diferentes motivos”.

Eu sei, é clichê, rss. E se a frase fosse minha eu acrescentaria: “O que eles tem em comum é o fato de acreditarem no que nós acreditamos”.

Parceria é a arte de administrar conflitos de interesses e conexões de interesses, visando resultados benéficos para ambas as empresas”.

É por isso que eu costumo comparar parceria com casamento. Quem é casado sabe que administrar conflitos é fundamental para ambos terem resultados nessa aliança.

Assim como no casamento, o parceiro não precisa ser igual a nós, mas tem que ter o nosso ‘jeitão’! Nas parcerias eu defendo que o parceiro precisa ter o DNA de inovação, a inquietude pra sair da zona de conforto e uma preocupação muito grande com o cliente, não apenas no discurso, mas na prática. É claro que no processo de análise do possível parceiro, nós avaliamos o potencial financeiro e de escala da aliança, a estrutura e o tamanho da empresa. Mas, tem um fator humano que não pode ser desconsiderado, já que empresas são, na sua essência, pessoas. É por isso, que normalmente, os parceiros   são empresas formadas por pessoas do bem, pessoas com propósito, que tem tanto o caráter quanto a lealdade de continuar de mãos dadas, mesmo nos momentos mais difíceis. É como um casamento mesmo!

É importante também que os parceiros tenham know how e competências complementares, que potencializem nossas fragilidades e deem mais peso aos nossos pontos fortes. E como eu acredito que o primeiro approach de uma boa parceria acontece no plano humano (onde existe emoção), e não no corporativo, eu gosto muito da histórica da parceria entre Steve Jobs Steve Wozniak. Os dois Steves tornaram-se amigos durante um emprego de verão em 1970. Woz estava ocupado construindo um computador e Jobs viu o potencial para vendê-lo. Em uma entrevista de 2006 ao Seattle Times, Woz, explicou:

“Eu só estava fazendo algo em que era muito bom, e a única coisa que eu era bom acabou por ser a coisa que ia mudar o mundo… Steve (Jobs) pensava muito além. Quando eu projetava coisas boas, às vezes ele dizia: ‘Nós podemos vender isso’. E nós vendíamos mesmo. Ele estava pensando em como criar uma empresa, mas talvez ele estivesse mesmo pensando: ‘Como eu posso mudar o mundo?’”.

Por que essa parceria deu certo? Habilidades e competências complementares.

As habilidades técnicas de Woz juntamente com a visão de Jobs fizeram dos dois a parceria perfeita nos negócios.

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