Segundo André Medina, é fundamental identificar as necessidades da empresa e traçar objetivos a curto, médio e longo prazo

O ambiente de uma empresa tradicional muitas vezes é caracterizado pela estabilidade e tradição, dificultando a identificação dos sinais de inovação interna. Para driblar isso, é importante entender que inovar é muito mais que “sair fora da caixa”, é na verdade fomentar ações reais e práticas.

“A inovação deve gerar resultado, que pode ser financeiro, ambiental, de segurança, entre outros. Como por exemplo: melhor gestão de tempo dos colaboradores, diminuição de acidentes em canteiro de obras, otimização na gestão de recursos etc”, explica André Medina, Superintendente de Inovação na Andrade Gutierrez.

A inovação se tornou a mola propulsora para o crescimento sustentável e a sobrevivência dos negócios, independente do mercado de atuação. Mesmo empresas de setores tradicionais, como os de engenharia e construção, perceberam a necessidade de se reinventar, abrindo as portas para a criatividade interna, e por meio de conexão com soluções do mercado.

O ambiente de uma empresa tradicional muitas vezes é caracterizado pela estabilidade e tradição, tornando a identificação dos sinais de inovação interna um desafio. Para driblar isso, é importante entender que inovar é muito mais que “sair fora da caixa”, é na verdade fomentar ações reais e práticas, e buscar uma melhor forma de fazer o que já é feito.

André Medina, Superintendente de Inovação na Andrade Gutierrez, pioneira em inovação no setor de engenharia e construção, explica que uma das estratégias utilizadas na construtora é aliar a inovação com a comprovação de sua eficácia por meio de indicadores.  

“Inovar é diferente de inventar’. Criar coisas novas que não gerem impactos positivos, não é inovar. “A inovação deve gerar resultado, que pode ser financeiro, ambiental, de segurança, entre outros. Como por exemplo: melhor gestão de tempo dos colaboradores, diminuição de acidentes em canteiro de obras, otimização na gestão de recursos etc”, explica Medina.

Para a transformação da cultura interna é preciso primeiro identificar quais os pontos de melhoria dentro da organização e trazer os funcionários para participar dessa mudança. “Acreditamos que o engajamento e a flexibilidade são elementos fundamentais para impulsionar a criatividade interna. Incentivamos nossos colaboradores a buscar constantemente otimizações e a compartilhar suas ideias para mantermos uma cultura inovadora”, destaca o Superintendente.

Para fomentar as mudanças internas, as empresas estão adotando estratégias proativas, estimulando a colaboração, incentivando a criatividade e investindo em infraestrutura digital. Na AG, por exemplo, acontece quinzenalmente o “Conecte-se com a Inovação”, um evento interno dedicado aos colaboradores, que divulga inovações implementadas na AG, promove insights e amplia as possibilidades de inovar em todas as pontas da corporação.

“Acreditamos que a transformação deve acontecer de dentro para fora, por isso ter o engajamento dos colaboradores é parte fundamental da nossa cultura. Mesmo a AG atuando fortemente com a inovação aberta, são os colaboradores que fomentam essa cultura no dia a dia”, explica.

Reconhecendo que a inovação muitas vezes reside também fora das estruturas consolidadas, empresas de engenharia e construção estão voltando suas atenções para as startups. Programas de inovação aberta proporcionam uma plataforma para a interação entre a expertise consolidada da empresa e a agilidade das startups.

O Vetor AG, por exemplo, é o primeiro programa de inovação aberta do setor de engenharia e construção, criado em 2018 pela Andrade Gutierrez, já realizou mais de 1500 conexões com startups, além de diversas soluções contratadas para práticas contínuas na construtora.

“Buscamos ativamente startups que possam trazer soluções disruptivas para os desafios que enfrentamos. Com a Vetor AG Ventures, nossa open venture builder, apoiamos o desenvolvimento de startups do nosso setor. Essa colaboração cria um ecossistema dinâmico, onde a inovação é capaz de se expandir em trocas constantes com o mercado. Estamos comprometidos em moldar um futuro promissor da engenharia e construção”, conclui Medina que atua a frente do Vetor AG.

ValeOn UMA STARTUP INOVADORA

A Startup ValeOn um marketplace que tem um site que é uma  Plataforma Comercial e também uma nova empresa da região do Vale do Aço que tem um forte relacionamento com a tecnologia.

Nossa Startup caracteriza por ser um negócio com ideias muito inovadoras e grande disposição para inovar e satisfazer as necessidades do mercado.

Nos destacamos nas formas de atendimento, na precificação ou até no modo como o serviço é entregue, a nossa startup busca fugir do que o mercado já oferece para se destacar ainda mais.

Muitos acreditam que desenvolver um projeto de inovação demanda uma ideia 100% nova no mercado. É preciso desmistificar esse conceito, pois a inovação pode ser reconhecida em outros aspectos importantes como a concepção ou melhoria de um produto, a agregação de novas funcionalidades ou características a um produto já existente, ou até mesmo, um processo que implique em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade ao negócio.

A inovação é a palavra-chave da nossa startup. Nossa empresa busca oferecer soluções criativas para demandas que sempre existiram, mas não eram aproveitadas pelo mercado.

Nossa startup procura resolver problemas e oferecer serviços inovadores no mercado.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

•             Publicidade e Propaganda de várias Categorias de Empresas e Serviços;

•             Informações detalhadas dos Shoppings de Ipatinga;

•             Elaboração e formação de coletâneas de informações sobre o Turismo da nossa região;

•             Publicidade e Propaganda das Empresas das 27 cidades do Vale do Aço, destacando: Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Santana do Paraíso;

•             Ofertas dos Supermercados de Ipatinga;

•             Ofertas de Revendedores de Veículos Usados de Ipatinga;

•             Notícias da região e do mundo;

•             Play LIst Valeon com músicas de primeira qualidade e Emissoras de Rádio do Brasil e da região;

•             Publicidade e Propaganda das Empresas e dos seus produtos em cada cidade da região do Vale do Aço;

•             Fazemos métricas diárias e mensais de cada consulta às empresas e seus produtos.

•             Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (App)

•             E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

•             Site: https://valedoacoonline.com.br/

Loading

By valeon